Ensino do gênero crônica na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro : ecos da tradição e novas práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33926 |
Resumo: | Esta tese tem como principal objetivo investigar o ensino do gênero crônica no âmbito da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLPEF). Apresenta dois focos centrais de análise: a didatização do gênero realizada pela OLPEF e os impactos desse processo nos discursos docente e discente, isto é, o modo como ambos os sujeitos dialogam com as orientações do Programa e assinalam seu posicionamento axiológico autoral. O corpus é formado pelos materiais didáticos da quinta edição da OLPEF, em 2016, em especial o Caderno do Professor “A ocasião faz o escritor”, e pelos textos vencedores na categoria crônica dessa edição: sete relatos de prática docentes e cinco crônicas estudantis. Todo o percurso do trabalho é norteado pela noção de gêneros, de relações dialógicas e de posicionamento axiológico de base bakhtiniana (BAKHTIN, [1922-1924] 2012, [1929] 2015a, [1934-1935] 2015b, [1952-1953] 2016a), que fundamentam a análise qualitativointerpretativa do corpus. Congruentes com essa perspectiva, situamos o contexto de circulação dos dados, indicando a trajetória da OLPEF, o papel dos agentes envolvidos no Programa e as concepções de autor e destinatário que ela constrói. Para observamos a abordagem da crônica nos materiais didáticos, também convocamos pesquisadores da Linguística Aplicada (COSSON, 2009; DALVI, 2013; GERALDI, 1997, [1984] 2004, 2010b, 2010c, 2010d; KLEIMAN, 2006, 2007; ROJO, 2009); assim como recorremos a Authier-Revuz (1995, 1998, [1982] 2004, 2007, [2004] 2015), a Volochínov ([1929] 2017), a François (1998, 2015) e a Cunha (1992, 2015), dentre outros, para analisarmos a constituição dialógica dos pontos de vistas dos textos vencedores. Os resultados mostram que a OLPEF apresenta uma coletânea diversificada de crônicas e investe na aprendizagem das etapas da produção escrita, aderindo às novas práticas de ensino que consideram seu caráter processual. No entanto, também traz vestígios do ensino tradicional da produção escrita, pois as oficinas do Caderno do Professor estabelecem um modelo prototípico de crônica, voltando-se particularmente para as suas unidades linguístico-estilísticas, como as figuras de linguagem, e pouco discutem a temática proposta pelo concurso e o contexto de produção e recepção dos textos. Verificamos ainda que os relatos docentes revelam adesão quase irrestrita à proposta pedagógica do Programa, mas também marcam seu posicionamento ao formularem estratégias didáticas para problematizar o tema “O lugar onde vivo”. Por fim, observamos que as crônicas estudantis se apropriam dos elementos tidos como constitutivos do gênero pela OLPEF, embora assinalem seus pontos de vista a partir de variados tons emotivo-volitivos e modos de organização estilístico-composicional. |
id |
UFPE_e2e178d02cd85244279751252bceec1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/33926 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
LUNA, Tatiana Simões ehttp://lattes.cnpq.br/5833346013466040http://lattes.cnpq.br/0061348175883853CUNHA, Dóris de Arruda Carneiro daSITRI, Frédérique2019-09-27T21:57:00Z2019-09-27T21:57:00Z2019-04-22https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33926Esta tese tem como principal objetivo investigar o ensino do gênero crônica no âmbito da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLPEF). Apresenta dois focos centrais de análise: a didatização do gênero realizada pela OLPEF e os impactos desse processo nos discursos docente e discente, isto é, o modo como ambos os sujeitos dialogam com as orientações do Programa e assinalam seu posicionamento axiológico autoral. O corpus é formado pelos materiais didáticos da quinta edição da OLPEF, em 2016, em especial o Caderno do Professor “A ocasião faz o escritor”, e pelos textos vencedores na categoria crônica dessa edição: sete relatos de prática docentes e cinco crônicas estudantis. Todo o percurso do trabalho é norteado pela noção de gêneros, de relações dialógicas e de posicionamento axiológico de base bakhtiniana (BAKHTIN, [1922-1924] 2012, [1929] 2015a, [1934-1935] 2015b, [1952-1953] 2016a), que fundamentam a análise qualitativointerpretativa do corpus. Congruentes com essa perspectiva, situamos o contexto de circulação dos dados, indicando a trajetória da OLPEF, o papel dos agentes envolvidos no Programa e as concepções de autor e destinatário que ela constrói. Para observamos a abordagem da crônica nos materiais didáticos, também convocamos pesquisadores da Linguística Aplicada (COSSON, 2009; DALVI, 2013; GERALDI, 1997, [1984] 2004, 2010b, 2010c, 2010d; KLEIMAN, 2006, 2007; ROJO, 2009); assim como recorremos a Authier-Revuz (1995, 1998, [1982] 2004, 2007, [2004] 2015), a Volochínov ([1929] 2017), a François (1998, 2015) e a Cunha (1992, 2015), dentre outros, para analisarmos a constituição dialógica dos pontos de vistas dos textos vencedores. Os resultados mostram que a OLPEF apresenta uma coletânea diversificada de crônicas e investe na aprendizagem das etapas da produção escrita, aderindo às novas práticas de ensino que consideram seu caráter processual. No entanto, também traz vestígios do ensino tradicional da produção escrita, pois as oficinas do Caderno do Professor estabelecem um modelo prototípico de crônica, voltando-se particularmente para as suas unidades linguístico-estilísticas, como as figuras de linguagem, e pouco discutem a temática proposta pelo concurso e o contexto de produção e recepção dos textos. Verificamos ainda que os relatos docentes revelam adesão quase irrestrita à proposta pedagógica do Programa, mas também marcam seu posicionamento ao formularem estratégias didáticas para problematizar o tema “O lugar onde vivo”. Por fim, observamos que as crônicas estudantis se apropriam dos elementos tidos como constitutivos do gênero pela OLPEF, embora assinalem seus pontos de vista a partir de variados tons emotivo-volitivos e modos de organização estilístico-composicional.CAPESFACEPEThe main goal of this thesis is to investigate the teaching of the genre of chronicle within the Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro [TN: Portuguese Language Olympiad Writing the Future] (OLPEF). It presents two central focus of analysis: the didacticism of the genre by OLPEF and the impacts of this process in the discourses of the teachers and the students; in other words, how both subjects dialogue with the Program’s orientations and mark their axiological and authorial positioning. The corpus is made up of the educational materials produced for the fifth edition of OLPEF, in 2016, specially the Teacher’s Book “A ocasião faz o escritor” [TN: Opportunity makes a writer], as well as the winning texts of this edition’s chronicle category: seven reports of teaching practice and five chronicles written by students. The path of this work is, in its entirety, guided by the notion of genres, dialogical relationships and Bakhtin-based axiological positioning (BAKHTIN, [1922-1924] 2012, [1929] 2015a, [1934-1935] 2015b, [1952-1953] 2016a); all of them found the qualitative and interpretative analysis of the corpus. Corresponding to this perspective, we place the context of data distribution, indicating OLPEF’s path, the role of the agents involved in the program and the concepts of author and recipient built by it. In order to observe how the genre of chronicle is addressed in the teaching materials, several researchers of the Applied Linguistics were studied (COSSON, 2009; DALVI, 2013; GERALDI, 1997, [1984] 2004, 2010b, 2010c, 2010d; KLEIMAN, 2006, 2007; ROJO, 2009); additionally, Authier-Revuz (1995, 1998, [1982] 2004, 2007, [2004] 2015), Volochínov ([1929] 2017), François (1998, 2015) and Cunha (1992, 2015), among others, were referred to analyze the winning texts’ dialogical constitution of point of views. According to the results, OLPEF presents a diversified collection of chronicles and invest in the learning of the steps of writing production by acceding to the new practices of teaching that consider its procedural character. However, it also finds traces of the traditional teaching of writing production considering that the workshops of the Teacher’s Book stablish a prototypical model of chronicle, concentrating particularly in its linguistic and stylistic units, such as figures of speech, and look down on the themes proposed by the contest and the context of production and reception of the texts. We have also verified that the teaching reports reveal a nearly unlimited adherence to the pedagogical proposal of the program, but also mark its point of view when they formulate teaching strategies to problematize the theme “The place where I live”. In conclusion, we have observed that the chronicles written by the students use the constitutive elements of the genre according to OLPEF, although they mark their points of view from several emotional and volitional tones and modes of organizing both stylistic and compositional.Cette thèse a pour objectif principal d'étudier l'enseignement du genre chronique dans le contexte de l'Olympiade de la Langue Portugaise Écrire le Future (OLPEF). Elle présente deux axes centraux d'analyse: la didactisation du genre, réalisée par l’OLPEF, et les impacts de ce processus sur les discours des enseignants et des étudiants, c'est-à-dire la manière dont les deux sujets dialoguent avec les orientations du Programme et soulignent sa position axiologique. Le corpus est constitué des matériels didactiques produits par la cinquième édition de l'OLPEF en 2016, notamment le Cahier du Professeur, et des textes références dans la catégorie chronique de cette édition: sept rapports de pratiques d'enseignement et cinq chroniques d'étudiants. L'ensemble du travail est guidé par la notion de genre, de relations dialogiques et par la position axiologique chez Bakhtine (BAKHTINE, [1922-1924] 2012, [1929] 2015a, [1934-1935] 2015b, [1952-1953] 2016a), qui fondent l'analyse qualitativeinterprétative du corpus. Parallèlement à cette perspective, nous situons le contexte de la circulation des données en indiquant la trajectoire de l’OLPEF, le rôle des agents impliqués dans le Programme et les conceptions de l’auteur et du destinataire qu’il construit. Afin d'observer l'approche de la chronique dans le matériel didactique, nous nous appuyons également sur les chercheurs du champ de la Linguistique Appliquée (COSSON, 2009; DALVI, 2013, GERALDI, 1997, [1984] 2004, 2010b, 2010c, 2010d, KLEIMAN, 2006, 2007; ROJO, 2009) ainsi que sur les écrits d’Authier-Revuz (1995, 1998, [1982] 2004, 2007, [2004] 2015), de Volochinov ([1929] 2017), de François (1998, 2015) et de Cunha (1992, 2015), entre autres, pour analyser les points de vue des textes pilotes. Les résultats montrent que l'OLPEF présente un ensemble diversifié de chroniques et investit dans l'apprentissage des étapes de la production écrite, en adhérant à de nouvelles pratiques pédagogiques tenant compte de son caractère procédural. Cependant, il apporte également des échos de l'enseignement traditionnel de la production écrite, car les ateliers du Cahier du Professeur établissent un modèle prototype de la chronique, en se tournant particulièrement vers ses unités stylistiques et linguistiques, comme les figures du langage, et abordent peu le sujet du concours et le contexte de production et de réception des textes. Nous avons ainsi vérifié que les rapports pédagogiques révèlent une adhésion presque illimitée à la proposition pédagogique du Programme, mais marquent leur positionnement lors de la formulation de stratégies didactiques pour problématiser le thème « Le lieu où je vis ». Enfin, nous observons que les chroniques d’élèves s’approprient des éléments considérés comme constitutifs du genre par l’OLPEF, bien qu’elles soulignent leurs points de vue à partir de divers tons et de modes d’organisation stylistico-compositionnelle.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGêneroRelações dialógicasPonto de vistaRelato de práticaCrônicaEnsino do gênero crônica na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro : ecos da tradição e novas práticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Tatiana Simoes e Luna.pdf.jpgTESE Tatiana Simoes e Luna.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1176https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33926/5/TESE%20Tatiana%20Simoes%20e%20Luna.pdf.jpg82ae5c74ed6459a476af4e33d057aa01MD55ORIGINALTESE Tatiana Simoes e Luna.pdfTESE Tatiana Simoes e Luna.pdfapplication/pdf5563160https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33926/1/TESE%20Tatiana%20Simoes%20e%20Luna.pdfbbf2cfcea32e497843177c85dde30bd0MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33926/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33926/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTTESE Tatiana Simoes e Luna.pdf.txtTESE Tatiana Simoes e Luna.pdf.txtExtracted texttext/plain1418309https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33926/4/TESE%20Tatiana%20Simoes%20e%20Luna.pdf.txta583e2b33bbb3492c5c920b6b9905645MD54123456789/339262019-10-25 11:08:39.061oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T14:08:39Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino do gênero crônica na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro : ecos da tradição e novas práticas |
title |
Ensino do gênero crônica na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro : ecos da tradição e novas práticas |
spellingShingle |
Ensino do gênero crônica na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro : ecos da tradição e novas práticas LUNA, Tatiana Simões e Gênero Relações dialógicas Ponto de vista Relato de prática Crônica |
title_short |
Ensino do gênero crônica na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro : ecos da tradição e novas práticas |
title_full |
Ensino do gênero crônica na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro : ecos da tradição e novas práticas |
title_fullStr |
Ensino do gênero crônica na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro : ecos da tradição e novas práticas |
title_full_unstemmed |
Ensino do gênero crônica na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro : ecos da tradição e novas práticas |
title_sort |
Ensino do gênero crônica na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro : ecos da tradição e novas práticas |
author |
LUNA, Tatiana Simões e |
author_facet |
LUNA, Tatiana Simões e |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5833346013466040 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0061348175883853 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LUNA, Tatiana Simões e |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
CUNHA, Dóris de Arruda Carneiro da |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
SITRI, Frédérique |
contributor_str_mv |
CUNHA, Dóris de Arruda Carneiro da SITRI, Frédérique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Relações dialógicas Ponto de vista Relato de prática Crônica |
topic |
Gênero Relações dialógicas Ponto de vista Relato de prática Crônica |
description |
Esta tese tem como principal objetivo investigar o ensino do gênero crônica no âmbito da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLPEF). Apresenta dois focos centrais de análise: a didatização do gênero realizada pela OLPEF e os impactos desse processo nos discursos docente e discente, isto é, o modo como ambos os sujeitos dialogam com as orientações do Programa e assinalam seu posicionamento axiológico autoral. O corpus é formado pelos materiais didáticos da quinta edição da OLPEF, em 2016, em especial o Caderno do Professor “A ocasião faz o escritor”, e pelos textos vencedores na categoria crônica dessa edição: sete relatos de prática docentes e cinco crônicas estudantis. Todo o percurso do trabalho é norteado pela noção de gêneros, de relações dialógicas e de posicionamento axiológico de base bakhtiniana (BAKHTIN, [1922-1924] 2012, [1929] 2015a, [1934-1935] 2015b, [1952-1953] 2016a), que fundamentam a análise qualitativointerpretativa do corpus. Congruentes com essa perspectiva, situamos o contexto de circulação dos dados, indicando a trajetória da OLPEF, o papel dos agentes envolvidos no Programa e as concepções de autor e destinatário que ela constrói. Para observamos a abordagem da crônica nos materiais didáticos, também convocamos pesquisadores da Linguística Aplicada (COSSON, 2009; DALVI, 2013; GERALDI, 1997, [1984] 2004, 2010b, 2010c, 2010d; KLEIMAN, 2006, 2007; ROJO, 2009); assim como recorremos a Authier-Revuz (1995, 1998, [1982] 2004, 2007, [2004] 2015), a Volochínov ([1929] 2017), a François (1998, 2015) e a Cunha (1992, 2015), dentre outros, para analisarmos a constituição dialógica dos pontos de vistas dos textos vencedores. Os resultados mostram que a OLPEF apresenta uma coletânea diversificada de crônicas e investe na aprendizagem das etapas da produção escrita, aderindo às novas práticas de ensino que consideram seu caráter processual. No entanto, também traz vestígios do ensino tradicional da produção escrita, pois as oficinas do Caderno do Professor estabelecem um modelo prototípico de crônica, voltando-se particularmente para as suas unidades linguístico-estilísticas, como as figuras de linguagem, e pouco discutem a temática proposta pelo concurso e o contexto de produção e recepção dos textos. Verificamos ainda que os relatos docentes revelam adesão quase irrestrita à proposta pedagógica do Programa, mas também marcam seu posicionamento ao formularem estratégias didáticas para problematizar o tema “O lugar onde vivo”. Por fim, observamos que as crônicas estudantis se apropriam dos elementos tidos como constitutivos do gênero pela OLPEF, embora assinalem seus pontos de vista a partir de variados tons emotivo-volitivos e modos de organização estilístico-composicional. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-27T21:57:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-27T21:57:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-04-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33926 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33926/5/TESE%20Tatiana%20Simoes%20e%20Luna.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33926/1/TESE%20Tatiana%20Simoes%20e%20Luna.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33926/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33926/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33926/4/TESE%20Tatiana%20Simoes%20e%20Luna.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
82ae5c74ed6459a476af4e33d057aa01 bbf2cfcea32e497843177c85dde30bd0 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 bd573a5ca8288eb7272482765f819534 a583e2b33bbb3492c5c920b6b9905645 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310785954742272 |