O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Evanielle Freire.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675
Resumo: O incentivo às práticas de escrita no ensino básico, sobretudo em escolas públicas, como meio de contribuição para a formação crítica dos alunos é uma ação necessária. No entanto, grande parte dos professores de Língua Portuguesa atribuem as dificuldades desse processo de formação das competências de leitura e escrita às lacunas nos conhecimentos linguísticos que os alunos apresentam. Nesse cenário, a Olimpíada de Língua Portuguesa surge como a maior política pública de incentivo à escrita do país e oferece aos professores formações e ferramentas, como os materiais didáticos para o trabalho com gêneros, que apresentam propostas de trabalho com os eixos de leitura, escrita e análise linguística. Mediante a necessidade de promover um ensino inovador de gramática, o presente trabalho busca investigar qual o tratamento dado às orientações de gramática no caderno Pontos de Vista, material orientador para o trabalho com gênero Artigo de Opinião da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Para tanto, decidimos analisar as orientações presentes no material, descrevendo e relacionando tais orientações com as concepções de gramática, identificando as perspectivas de ensino que essas orientações adotam. Nossa hipótese é de que as orientações presentes no caderno permitem um trabalho contextualizado de gramática e dão aos professores o suporte necessário para o ensino de leitura e escrita. Para tratarmos sobre as concepções de gramática, apoiamo-nos, principalmente, nas contribuições de Neves (1994; 2017), Antunes (2007, 2014), Possenti (1996), Travaglia (2009). Para discutirmos as perspectivas de ensino, baseamo-nos nos estudos de Bezerra e Reinaldo (2013), Mendonça (2006) e Lima, Marcuschi e Teixeira (2012). De modo geral, percebemos que as orientações se voltam para a análise do funcionamento das estruturas linguísticas de acordo com as concepções de gramática descritiva, internalizada e normativa. Além disso, as orientações priorizam o trabalho sob uma perspectiva de ensino inovadora.
id UFCG_3ec12efaefe59fc49ba85584d12856be
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28675
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.The work with grammar in the Points of View Notebook of the Portuguese Language Olympiad Writing the Future.Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o FuturoAnálise linguísticaConcepções de gramáticaMaterial didáticoPrática de escrita - escolasEnsino de gramática - aula de língua portuguesaGramática e ensinoGramática internalizadaGramática descritivaCaderno Pontos de Vista - Olimpíada de Língua PortuguesaPortuguese Language Olympiad Writing the FutureLinguistic analysisGrammar conceptsCoursewareWriting practice - schoolsGrammar teaching - Portuguese language classGrammar and teachingInternalized grammarDescriptive grammarPontos de Vista Notebook - Portuguese Language OlympicsLinguísticaO incentivo às práticas de escrita no ensino básico, sobretudo em escolas públicas, como meio de contribuição para a formação crítica dos alunos é uma ação necessária. No entanto, grande parte dos professores de Língua Portuguesa atribuem as dificuldades desse processo de formação das competências de leitura e escrita às lacunas nos conhecimentos linguísticos que os alunos apresentam. Nesse cenário, a Olimpíada de Língua Portuguesa surge como a maior política pública de incentivo à escrita do país e oferece aos professores formações e ferramentas, como os materiais didáticos para o trabalho com gêneros, que apresentam propostas de trabalho com os eixos de leitura, escrita e análise linguística. Mediante a necessidade de promover um ensino inovador de gramática, o presente trabalho busca investigar qual o tratamento dado às orientações de gramática no caderno Pontos de Vista, material orientador para o trabalho com gênero Artigo de Opinião da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Para tanto, decidimos analisar as orientações presentes no material, descrevendo e relacionando tais orientações com as concepções de gramática, identificando as perspectivas de ensino que essas orientações adotam. Nossa hipótese é de que as orientações presentes no caderno permitem um trabalho contextualizado de gramática e dão aos professores o suporte necessário para o ensino de leitura e escrita. Para tratarmos sobre as concepções de gramática, apoiamo-nos, principalmente, nas contribuições de Neves (1994; 2017), Antunes (2007, 2014), Possenti (1996), Travaglia (2009). Para discutirmos as perspectivas de ensino, baseamo-nos nos estudos de Bezerra e Reinaldo (2013), Mendonça (2006) e Lima, Marcuschi e Teixeira (2012). De modo geral, percebemos que as orientações se voltam para a análise do funcionamento das estruturas linguísticas de acordo com as concepções de gramática descritiva, internalizada e normativa. Além disso, as orientações priorizam o trabalho sob uma perspectiva de ensino inovadora.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGFLORENCIO, José Herbertt Neves.FLORENCIO, J. H. N.http://lattes.cnpq.br/8595713317541324RÉGIS, Laura Dourado Loula.RÉGIS, L. D. L.http://lattes.cnpq.br/4566168425348622GUIMARÃES, Lílian Noemia Torres de Melo.SILVA, Jorge Luís Lira da.BAZARIM, Milene.LIMA, Evanielle Freire.2018-03-222023-01-06T11:24:11Z2023-01-062023-01-06T11:24:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675LIMA, Evanielle Freire. O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 2018. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-06T11:24:49Zoai:localhost:riufcg/28675Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-06T11:24:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
The work with grammar in the Points of View Notebook of the Portuguese Language Olympiad Writing the Future.
title O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
spellingShingle O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
LIMA, Evanielle Freire.
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Análise linguística
Concepções de gramática
Material didático
Prática de escrita - escolas
Ensino de gramática - aula de língua portuguesa
Gramática e ensino
Gramática internalizada
Gramática descritiva
Caderno Pontos de Vista - Olimpíada de Língua Portuguesa
Portuguese Language Olympiad Writing the Future
Linguistic analysis
Grammar concepts
Courseware
Writing practice - schools
Grammar teaching - Portuguese language class
Grammar and teaching
Internalized grammar
Descriptive grammar
Pontos de Vista Notebook - Portuguese Language Olympics
Linguística
title_short O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
title_full O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
title_fullStr O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
title_full_unstemmed O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
title_sort O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
author LIMA, Evanielle Freire.
author_facet LIMA, Evanielle Freire.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FLORENCIO, José Herbertt Neves.
FLORENCIO, J. H. N.
http://lattes.cnpq.br/8595713317541324
RÉGIS, Laura Dourado Loula.
RÉGIS, L. D. L.
http://lattes.cnpq.br/4566168425348622
GUIMARÃES, Lílian Noemia Torres de Melo.
SILVA, Jorge Luís Lira da.
BAZARIM, Milene.
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Evanielle Freire.
dc.subject.por.fl_str_mv Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Análise linguística
Concepções de gramática
Material didático
Prática de escrita - escolas
Ensino de gramática - aula de língua portuguesa
Gramática e ensino
Gramática internalizada
Gramática descritiva
Caderno Pontos de Vista - Olimpíada de Língua Portuguesa
Portuguese Language Olympiad Writing the Future
Linguistic analysis
Grammar concepts
Courseware
Writing practice - schools
Grammar teaching - Portuguese language class
Grammar and teaching
Internalized grammar
Descriptive grammar
Pontos de Vista Notebook - Portuguese Language Olympics
Linguística
topic Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Análise linguística
Concepções de gramática
Material didático
Prática de escrita - escolas
Ensino de gramática - aula de língua portuguesa
Gramática e ensino
Gramática internalizada
Gramática descritiva
Caderno Pontos de Vista - Olimpíada de Língua Portuguesa
Portuguese Language Olympiad Writing the Future
Linguistic analysis
Grammar concepts
Courseware
Writing practice - schools
Grammar teaching - Portuguese language class
Grammar and teaching
Internalized grammar
Descriptive grammar
Pontos de Vista Notebook - Portuguese Language Olympics
Linguística
description O incentivo às práticas de escrita no ensino básico, sobretudo em escolas públicas, como meio de contribuição para a formação crítica dos alunos é uma ação necessária. No entanto, grande parte dos professores de Língua Portuguesa atribuem as dificuldades desse processo de formação das competências de leitura e escrita às lacunas nos conhecimentos linguísticos que os alunos apresentam. Nesse cenário, a Olimpíada de Língua Portuguesa surge como a maior política pública de incentivo à escrita do país e oferece aos professores formações e ferramentas, como os materiais didáticos para o trabalho com gêneros, que apresentam propostas de trabalho com os eixos de leitura, escrita e análise linguística. Mediante a necessidade de promover um ensino inovador de gramática, o presente trabalho busca investigar qual o tratamento dado às orientações de gramática no caderno Pontos de Vista, material orientador para o trabalho com gênero Artigo de Opinião da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Para tanto, decidimos analisar as orientações presentes no material, descrevendo e relacionando tais orientações com as concepções de gramática, identificando as perspectivas de ensino que essas orientações adotam. Nossa hipótese é de que as orientações presentes no caderno permitem um trabalho contextualizado de gramática e dão aos professores o suporte necessário para o ensino de leitura e escrita. Para tratarmos sobre as concepções de gramática, apoiamo-nos, principalmente, nas contribuições de Neves (1994; 2017), Antunes (2007, 2014), Possenti (1996), Travaglia (2009). Para discutirmos as perspectivas de ensino, baseamo-nos nos estudos de Bezerra e Reinaldo (2013), Mendonça (2006) e Lima, Marcuschi e Teixeira (2012). De modo geral, percebemos que as orientações se voltam para a análise do funcionamento das estruturas linguísticas de acordo com as concepções de gramática descritiva, internalizada e normativa. Além disso, as orientações priorizam o trabalho sob uma perspectiva de ensino inovadora.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-22
2023-01-06T11:24:11Z
2023-01-06
2023-01-06T11:24:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675
LIMA, Evanielle Freire. O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 2018. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675
identifier_str_mv LIMA, Evanielle Freire. O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 2018. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744567369465856