O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675 |
Resumo: | O incentivo às práticas de escrita no ensino básico, sobretudo em escolas públicas, como meio de contribuição para a formação crítica dos alunos é uma ação necessária. No entanto, grande parte dos professores de Língua Portuguesa atribuem as dificuldades desse processo de formação das competências de leitura e escrita às lacunas nos conhecimentos linguísticos que os alunos apresentam. Nesse cenário, a Olimpíada de Língua Portuguesa surge como a maior política pública de incentivo à escrita do país e oferece aos professores formações e ferramentas, como os materiais didáticos para o trabalho com gêneros, que apresentam propostas de trabalho com os eixos de leitura, escrita e análise linguística. Mediante a necessidade de promover um ensino inovador de gramática, o presente trabalho busca investigar qual o tratamento dado às orientações de gramática no caderno Pontos de Vista, material orientador para o trabalho com gênero Artigo de Opinião da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Para tanto, decidimos analisar as orientações presentes no material, descrevendo e relacionando tais orientações com as concepções de gramática, identificando as perspectivas de ensino que essas orientações adotam. Nossa hipótese é de que as orientações presentes no caderno permitem um trabalho contextualizado de gramática e dão aos professores o suporte necessário para o ensino de leitura e escrita. Para tratarmos sobre as concepções de gramática, apoiamo-nos, principalmente, nas contribuições de Neves (1994; 2017), Antunes (2007, 2014), Possenti (1996), Travaglia (2009). Para discutirmos as perspectivas de ensino, baseamo-nos nos estudos de Bezerra e Reinaldo (2013), Mendonça (2006) e Lima, Marcuschi e Teixeira (2012). De modo geral, percebemos que as orientações se voltam para a análise do funcionamento das estruturas linguísticas de acordo com as concepções de gramática descritiva, internalizada e normativa. Além disso, as orientações priorizam o trabalho sob uma perspectiva de ensino inovadora. |
id |
UFCG_3ec12efaefe59fc49ba85584d12856be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/28675 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.The work with grammar in the Points of View Notebook of the Portuguese Language Olympiad Writing the Future.Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o FuturoAnálise linguísticaConcepções de gramáticaMaterial didáticoPrática de escrita - escolasEnsino de gramática - aula de língua portuguesaGramática e ensinoGramática internalizadaGramática descritivaCaderno Pontos de Vista - Olimpíada de Língua PortuguesaPortuguese Language Olympiad Writing the FutureLinguistic analysisGrammar conceptsCoursewareWriting practice - schoolsGrammar teaching - Portuguese language classGrammar and teachingInternalized grammarDescriptive grammarPontos de Vista Notebook - Portuguese Language OlympicsLinguísticaO incentivo às práticas de escrita no ensino básico, sobretudo em escolas públicas, como meio de contribuição para a formação crítica dos alunos é uma ação necessária. No entanto, grande parte dos professores de Língua Portuguesa atribuem as dificuldades desse processo de formação das competências de leitura e escrita às lacunas nos conhecimentos linguísticos que os alunos apresentam. Nesse cenário, a Olimpíada de Língua Portuguesa surge como a maior política pública de incentivo à escrita do país e oferece aos professores formações e ferramentas, como os materiais didáticos para o trabalho com gêneros, que apresentam propostas de trabalho com os eixos de leitura, escrita e análise linguística. Mediante a necessidade de promover um ensino inovador de gramática, o presente trabalho busca investigar qual o tratamento dado às orientações de gramática no caderno Pontos de Vista, material orientador para o trabalho com gênero Artigo de Opinião da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Para tanto, decidimos analisar as orientações presentes no material, descrevendo e relacionando tais orientações com as concepções de gramática, identificando as perspectivas de ensino que essas orientações adotam. Nossa hipótese é de que as orientações presentes no caderno permitem um trabalho contextualizado de gramática e dão aos professores o suporte necessário para o ensino de leitura e escrita. Para tratarmos sobre as concepções de gramática, apoiamo-nos, principalmente, nas contribuições de Neves (1994; 2017), Antunes (2007, 2014), Possenti (1996), Travaglia (2009). Para discutirmos as perspectivas de ensino, baseamo-nos nos estudos de Bezerra e Reinaldo (2013), Mendonça (2006) e Lima, Marcuschi e Teixeira (2012). De modo geral, percebemos que as orientações se voltam para a análise do funcionamento das estruturas linguísticas de acordo com as concepções de gramática descritiva, internalizada e normativa. Além disso, as orientações priorizam o trabalho sob uma perspectiva de ensino inovadora.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGFLORENCIO, José Herbertt Neves.FLORENCIO, J. H. N.http://lattes.cnpq.br/8595713317541324RÉGIS, Laura Dourado Loula.RÉGIS, L. D. L.http://lattes.cnpq.br/4566168425348622GUIMARÃES, Lílian Noemia Torres de Melo.SILVA, Jorge Luís Lira da.BAZARIM, Milene.LIMA, Evanielle Freire.2018-03-222023-01-06T11:24:11Z2023-01-062023-01-06T11:24:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675LIMA, Evanielle Freire. O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 2018. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-06T11:24:49Zoai:localhost:riufcg/28675Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-06T11:24:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. The work with grammar in the Points of View Notebook of the Portuguese Language Olympiad Writing the Future. |
title |
O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. |
spellingShingle |
O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. LIMA, Evanielle Freire. Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro Análise linguística Concepções de gramática Material didático Prática de escrita - escolas Ensino de gramática - aula de língua portuguesa Gramática e ensino Gramática internalizada Gramática descritiva Caderno Pontos de Vista - Olimpíada de Língua Portuguesa Portuguese Language Olympiad Writing the Future Linguistic analysis Grammar concepts Courseware Writing practice - schools Grammar teaching - Portuguese language class Grammar and teaching Internalized grammar Descriptive grammar Pontos de Vista Notebook - Portuguese Language Olympics Linguística |
title_short |
O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. |
title_full |
O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. |
title_fullStr |
O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. |
title_full_unstemmed |
O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. |
title_sort |
O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. |
author |
LIMA, Evanielle Freire. |
author_facet |
LIMA, Evanielle Freire. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FLORENCIO, José Herbertt Neves. FLORENCIO, J. H. N. http://lattes.cnpq.br/8595713317541324 RÉGIS, Laura Dourado Loula. RÉGIS, L. D. L. http://lattes.cnpq.br/4566168425348622 GUIMARÃES, Lílian Noemia Torres de Melo. SILVA, Jorge Luís Lira da. BAZARIM, Milene. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Evanielle Freire. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro Análise linguística Concepções de gramática Material didático Prática de escrita - escolas Ensino de gramática - aula de língua portuguesa Gramática e ensino Gramática internalizada Gramática descritiva Caderno Pontos de Vista - Olimpíada de Língua Portuguesa Portuguese Language Olympiad Writing the Future Linguistic analysis Grammar concepts Courseware Writing practice - schools Grammar teaching - Portuguese language class Grammar and teaching Internalized grammar Descriptive grammar Pontos de Vista Notebook - Portuguese Language Olympics Linguística |
topic |
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro Análise linguística Concepções de gramática Material didático Prática de escrita - escolas Ensino de gramática - aula de língua portuguesa Gramática e ensino Gramática internalizada Gramática descritiva Caderno Pontos de Vista - Olimpíada de Língua Portuguesa Portuguese Language Olympiad Writing the Future Linguistic analysis Grammar concepts Courseware Writing practice - schools Grammar teaching - Portuguese language class Grammar and teaching Internalized grammar Descriptive grammar Pontos de Vista Notebook - Portuguese Language Olympics Linguística |
description |
O incentivo às práticas de escrita no ensino básico, sobretudo em escolas públicas, como meio de contribuição para a formação crítica dos alunos é uma ação necessária. No entanto, grande parte dos professores de Língua Portuguesa atribuem as dificuldades desse processo de formação das competências de leitura e escrita às lacunas nos conhecimentos linguísticos que os alunos apresentam. Nesse cenário, a Olimpíada de Língua Portuguesa surge como a maior política pública de incentivo à escrita do país e oferece aos professores formações e ferramentas, como os materiais didáticos para o trabalho com gêneros, que apresentam propostas de trabalho com os eixos de leitura, escrita e análise linguística. Mediante a necessidade de promover um ensino inovador de gramática, o presente trabalho busca investigar qual o tratamento dado às orientações de gramática no caderno Pontos de Vista, material orientador para o trabalho com gênero Artigo de Opinião da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Para tanto, decidimos analisar as orientações presentes no material, descrevendo e relacionando tais orientações com as concepções de gramática, identificando as perspectivas de ensino que essas orientações adotam. Nossa hipótese é de que as orientações presentes no caderno permitem um trabalho contextualizado de gramática e dão aos professores o suporte necessário para o ensino de leitura e escrita. Para tratarmos sobre as concepções de gramática, apoiamo-nos, principalmente, nas contribuições de Neves (1994; 2017), Antunes (2007, 2014), Possenti (1996), Travaglia (2009). Para discutirmos as perspectivas de ensino, baseamo-nos nos estudos de Bezerra e Reinaldo (2013), Mendonça (2006) e Lima, Marcuschi e Teixeira (2012). De modo geral, percebemos que as orientações se voltam para a análise do funcionamento das estruturas linguísticas de acordo com as concepções de gramática descritiva, internalizada e normativa. Além disso, as orientações priorizam o trabalho sob uma perspectiva de ensino inovadora. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-22 2023-01-06T11:24:11Z 2023-01-06 2023-01-06T11:24:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675 LIMA, Evanielle Freire. O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 2018. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675 |
identifier_str_mv |
LIMA, Evanielle Freire. O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 2018. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744567369465856 |