Fé e Forró : ritmos nordestinos e religiosidade protestante na Banda Sal da Terra
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Data de Publicação: | 2023 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51417 |
Resumo: | Partindo da música utilizada durante o estabelecimento do protestantismo no Brasil e considerando, nesse primeiro momento, os hinos trazidos pelos missionários, sendo esses por aqui “sacralizados” como modelos litúrgicos da música protestante, procura-se entender, mediante essa análise, a relação entre fé protestante e música popular nordestina, a partir da inserção de ritmos brasileiros nesse segmento religioso como proposta de renovação em relação aos hinos tradicionais. Nesse processo, a partir da década de 1960, alguns ritmos brasileiros, como Bossa Nova, Samba, Baião entre outros, foram assimilados como possibilidade de expressão religiosa. Focalizar-se-á, contudo, no trabalho produzido pela banda Sal da Terra, em que se busca compreender os processos identitários reivindicados por esses músicos, no que diz respeito à utilização do forró como veículo catalisador e transmissor da religiosidade protestante no sertão pernambucano. Tal relação, em alguns aspectos, nos parece conflitante, se considerarmos que o forró e seus subgêneros, como também o legado deixado por Luiz Gonzaga e seus parceiros, estão intimamente ligados à dança, um elemento ignorado na proposta da banda, mas ao mesmo tempo estimulado pelas características rítmicas dançantes próprias do forró e de seus subgêneros. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas, nos textos das canções produzidas pela banda, em observações não participativas, in loco, nas apresentações do grupo, em igrejas e eventos evangélicos, e em leituras referenciadas dentro da temática. Algumas teorias relacionadas aos estudos culturais que tratam sobre os descentramentos dos sujeitos e das instituições sociais na modernidade (HALL, 2005) e estudos sobre processos socioculturais de hibridação (CANCLINI, 2001) serviram de base para as análises; bem como estudos na área de sociologia que discutem os processos de construção da identidade e memória como um fenômeno social (POLLAK, 1992; HALBWACHS, 1990) também foram utilizados. Como resultado da aproximação entre fé e forró, o indivíduo busca novos significados, a partir de sua identidade anterior à conversão ao protestantismo, procurando adaptar à nova fé a sua “antiga” vivência cultural. |
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SILVA, Eudes Vieira dahttp://lattes.cnpq.br/7730581305856378http://lattes.cnpq.br/4307163965541129FERREIRA, Gustavo Alves Alonso2023-07-06T12:30:29Z2023-07-06T12:30:29Z2023-04-25SILVA, Eudes Vieira da. Fé e Forró: ritmos nordestinos e religiosidade protestante na Banda Sal da Terra. 2023. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51417ark:/64986/001300000q86wPartindo da música utilizada durante o estabelecimento do protestantismo no Brasil e considerando, nesse primeiro momento, os hinos trazidos pelos missionários, sendo esses por aqui “sacralizados” como modelos litúrgicos da música protestante, procura-se entender, mediante essa análise, a relação entre fé protestante e música popular nordestina, a partir da inserção de ritmos brasileiros nesse segmento religioso como proposta de renovação em relação aos hinos tradicionais. Nesse processo, a partir da década de 1960, alguns ritmos brasileiros, como Bossa Nova, Samba, Baião entre outros, foram assimilados como possibilidade de expressão religiosa. Focalizar-se-á, contudo, no trabalho produzido pela banda Sal da Terra, em que se busca compreender os processos identitários reivindicados por esses músicos, no que diz respeito à utilização do forró como veículo catalisador e transmissor da religiosidade protestante no sertão pernambucano. Tal relação, em alguns aspectos, nos parece conflitante, se considerarmos que o forró e seus subgêneros, como também o legado deixado por Luiz Gonzaga e seus parceiros, estão intimamente ligados à dança, um elemento ignorado na proposta da banda, mas ao mesmo tempo estimulado pelas características rítmicas dançantes próprias do forró e de seus subgêneros. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas, nos textos das canções produzidas pela banda, em observações não participativas, in loco, nas apresentações do grupo, em igrejas e eventos evangélicos, e em leituras referenciadas dentro da temática. Algumas teorias relacionadas aos estudos culturais que tratam sobre os descentramentos dos sujeitos e das instituições sociais na modernidade (HALL, 2005) e estudos sobre processos socioculturais de hibridação (CANCLINI, 2001) serviram de base para as análises; bem como estudos na área de sociologia que discutem os processos de construção da identidade e memória como um fenômeno social (POLLAK, 1992; HALBWACHS, 1990) também foram utilizados. Como resultado da aproximação entre fé e forró, o indivíduo busca novos significados, a partir de sua identidade anterior à conversão ao protestantismo, procurando adaptar à nova fé a sua “antiga” vivência cultural.This study seeks to understand the relationship between the protestant faith with the insertion of brazilian Northwestern musical genres in christian worship. The study includes analyses of the music used during the establishment of protestantism in Brazil, particularly the hymns brought by american and european missionaries that became “sacralized” as liturgical models of protestant music. In this process, since the 1960s, some brazilian genres such as Bossa Nova, Samba, Baião, were gradually assimilated as potential religious expressions. This study focuses on the work produced by the christian band Sal da Terra, seeking to understand the identity processes these musicians claim concerning the use of forró as a catalytic vehicle and transmitter of protestant religiosity in the Pernambuco state. Such relationship, in some aspects, seems conflicting if we consider that forró and its subgenres, as well as the legacy left by Luiz Gonzaga and his partners, is closely linked to dance, an element ignored in the band's proposal, but at the same time stimulated by the rhythmic dance characteristics of forró and its subgenres. Data were obtained through semi-structured interviews, in the texts of the songs produced by the band, in non-participatory observations in loco in the group's presentations in churches and evangelical events, and in referenced readings within the theme. Some theories related to cultural studies that deal with the decentering of subjects and social institutions in modernity (HALL, 2005) and studies on sociocultural processes of hybridization (CANCLINI, 2001) served as the basis for the analyses, as well as studies in the area of sociology that discuss the processes of construction of identity and memory as a social phenomenon (POLLAK, 1992; HALBWACHS, 1990) were also used. As a result of the rapprochement between faith and forró, the individual seeks new meanings from his previous identity to the conversion to protestantism, seeking to adapt it to the new faith with his “old” cultural experience.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em MúsicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMúsicaReligiosidadeRitmos NordestinosProtestantismoBanda Sal da TerraFé e Forró : ritmos nordestinos e religiosidade protestante na Banda Sal da Terrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51417/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALDISSERTAÇÃO Eudes Vieira da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Eudes Vieira da Silva.pdfapplication/pdf795628https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51417/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eudes%20Vieira%20da%20Silva.pdfa00b4d7bc21a3a8fa77e62ed73cf0ebcMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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