Cultura material e ativismo : o Design Gráfico como ferramenta de militância do grupo Nós Também

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Bruno Leonardo de Andrade
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35536
Resumo: Esta dissertação objetivou resgatar e analisar as produções visuais e gráficas do grupo Nós Também, que atuou na militância LGBT na cidade de João Pessoa entre os anos de 1981 e 1984, considerando-as como expressão da cultura material relativa ao ativismo em prol da liberdade e diversidade sexual, em um período de forte repressão política e de comportamento no Brasil. A fundamentação teórica se ancorou, por um lado, em contribuições oriundas do campo da cultura material, sobretudo na teoria do valor material e simbólico dos bens sintetizada por Arjun Appadurai (2008), através dos conceitos de regimes de valor, troca mercantil e dádiva; e por outro, nas construções relativas à abordagem semiológica dos artefatos visuais, que aborda a estrutura de significação das peças do acervo do grupo, a partir das contribuições teóricas de Barthes (2012), Joly (2007), Cardoso (2007; 2012) e Meneses (2003). Enquanto proposição metodológica, a abordagem qualitativa privilegiada objetivou alçar as relações de alteridade envolvidas com o ativismo do Nós Também. Enquanto de técnica de pesquisa, o estudo foi instrumentalizada através de duas estratégias básicas: o registro, através de entrevistas, da narrativa de um informante chave integrante do movimento; e a análise semiológica de parte significativa do acervo de peças gráficas produzidas. A prática deste coletivo, durante todo o tempo de sua existência foi expressiva em relação à linguagem implementada em suas ações e na produção das citadas peças visuais, concebidas como ferramentas de ativismo. Através da análise desta produção, foi possível perceber algumas recorrências relativas aos valores do grupo e à forma de luta por seus princípios: a ideia de uma sociedade mais justa, livre de repressão ou discriminação, sobretudo com relação aos indivíduos LGBT. Como achado central, a partir da análise semiológica do material gráfico, destacamos o aspecto lúdico e o pacifismo implementados a partir da dimensão plástica desses artefatos, que em conjunção com as características mais contundentes das dimensões icônicas e linguísticas, objetiva tornar a fruição das mensagens contraculturais menos conflitiva aos observadores. Essa estratégia, entretanto, não diminui a força expressiva desses artefatos.
id UFPE_e3ebc0f14909de5ffe95583a9a116d62
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/35536
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SANTANA, Bruno Leonardo de Andradehttp://lattes.cnpq.br/6932197706830344http://lattes.cnpq.br/5152362661566613ARAÚJO, Kátia Medeiros de2019-12-06T18:42:54Z2019-12-06T18:42:54Z2019-01-31SANTANA, Bruno Leonardo de Andrade. Cultura material e ativismo: o Design Gráfico como ferramenta de militância do grupo Nós Também. 2019. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35536Esta dissertação objetivou resgatar e analisar as produções visuais e gráficas do grupo Nós Também, que atuou na militância LGBT na cidade de João Pessoa entre os anos de 1981 e 1984, considerando-as como expressão da cultura material relativa ao ativismo em prol da liberdade e diversidade sexual, em um período de forte repressão política e de comportamento no Brasil. A fundamentação teórica se ancorou, por um lado, em contribuições oriundas do campo da cultura material, sobretudo na teoria do valor material e simbólico dos bens sintetizada por Arjun Appadurai (2008), através dos conceitos de regimes de valor, troca mercantil e dádiva; e por outro, nas construções relativas à abordagem semiológica dos artefatos visuais, que aborda a estrutura de significação das peças do acervo do grupo, a partir das contribuições teóricas de Barthes (2012), Joly (2007), Cardoso (2007; 2012) e Meneses (2003). Enquanto proposição metodológica, a abordagem qualitativa privilegiada objetivou alçar as relações de alteridade envolvidas com o ativismo do Nós Também. Enquanto de técnica de pesquisa, o estudo foi instrumentalizada através de duas estratégias básicas: o registro, através de entrevistas, da narrativa de um informante chave integrante do movimento; e a análise semiológica de parte significativa do acervo de peças gráficas produzidas. A prática deste coletivo, durante todo o tempo de sua existência foi expressiva em relação à linguagem implementada em suas ações e na produção das citadas peças visuais, concebidas como ferramentas de ativismo. Através da análise desta produção, foi possível perceber algumas recorrências relativas aos valores do grupo e à forma de luta por seus princípios: a ideia de uma sociedade mais justa, livre de repressão ou discriminação, sobretudo com relação aos indivíduos LGBT. Como achado central, a partir da análise semiológica do material gráfico, destacamos o aspecto lúdico e o pacifismo implementados a partir da dimensão plástica desses artefatos, que em conjunção com as características mais contundentes das dimensões icônicas e linguísticas, objetiva tornar a fruição das mensagens contraculturais menos conflitiva aos observadores. Essa estratégia, entretanto, não diminui a força expressiva desses artefatos.CAPESThis dissertation aimed to rescue and analyze the visual and graphic productions of the group Nós Também, who worked in LGBT militancy in the city of João Pessoa between 1981 and 1984, considering them as an expression of the material culture related to activism for freedom and sexual diversity, in a period of strong political repression and behavior in Brazil. On the one hand, the theoretical foundation was anchored in contributions from the field of material culture, especially in the theory of material and symbolic value of goods synthesized by Arjun Appadurai (2008), through the concepts of value regimes, mercantile exchange and gift; and on the other, in the constructions related to the semiological approach of the visual artifacts, which addresses the structure of significance of the pieces of the group's collection, based on the theoretical contributions of Barthes (2012), Joly (2007), Cardoso (2007; Meneses (2003). As a methodological proposition, the qualitative approach aimed to increase the relations of alterity involved with the activism of the Nós Também. As a research technique, the study was instrumented through two basic strategies: the recording, through interviews, of the narrative of a key informant part of the movement; and the semiological analysis of a significant part of the collection of graphic pieces produced. The practice of this collective throughout the time of its existence was expressive in relation to the language implemented in its actions and in the production of the aforementioned visual pieces, conceived as tools of activism. Through the analysis of this production, it was possible to perceive some recurrences regarding the values of the group and the form of struggle for its principles: the idea of a more just society, free of repression or discrimination, especially with respect to LGBT individuals. As a central finding, based on the semiological analysis of the graphic material, we highlight the ludic aspect and pacifism implemented from the plastic dimension of these artifacts, which in conjunction with the most striking features of the iconic and linguistic dimensions, aims to make the fruition of countercultural messages less confrontational to observers. This strategy, however, does not diminish the expressive strength of these artifacts.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCultura MaterialSemiologiaAtivismo LGBTDesign GráficoCultura material e ativismo : o Design Gráfico como ferramenta de militância do grupo Nós Tambéminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35536/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35536/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Bruno Leonardo de Andrade Santana.pdf.txtDISSERTAÇÃO Bruno Leonardo de Andrade Santana.pdf.txtExtracted texttext/plain261314https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35536/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bruno%20Leonardo%20de%20Andrade%20Santana.pdf.txt5c2b247ad62b1b3e3cba66c6509c5408MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Bruno Leonardo de Andrade Santana.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Bruno Leonardo de Andrade Santana.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35536/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bruno%20Leonardo%20de%20Andrade%20Santana.pdf.jpgbcea8a6f186486a55767c1aa5a439a3dMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Bruno Leonardo de Andrade Santana.pdfDISSERTAÇÃO Bruno Leonardo de Andrade Santana.pdfapplication/pdf7394241https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35536/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bruno%20Leonardo%20de%20Andrade%20Santana.pdf8e86fe4faa8d60f05f1cdcab2c082979MD51123456789/355362019-12-07 02:12:14.78oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-12-07T05:12:14Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cultura material e ativismo : o Design Gráfico como ferramenta de militância do grupo Nós Também
title Cultura material e ativismo : o Design Gráfico como ferramenta de militância do grupo Nós Também
spellingShingle Cultura material e ativismo : o Design Gráfico como ferramenta de militância do grupo Nós Também
SANTANA, Bruno Leonardo de Andrade
Cultura Material
Semiologia
Ativismo LGBT
Design Gráfico
title_short Cultura material e ativismo : o Design Gráfico como ferramenta de militância do grupo Nós Também
title_full Cultura material e ativismo : o Design Gráfico como ferramenta de militância do grupo Nós Também
title_fullStr Cultura material e ativismo : o Design Gráfico como ferramenta de militância do grupo Nós Também
title_full_unstemmed Cultura material e ativismo : o Design Gráfico como ferramenta de militância do grupo Nós Também
title_sort Cultura material e ativismo : o Design Gráfico como ferramenta de militância do grupo Nós Também
author SANTANA, Bruno Leonardo de Andrade
author_facet SANTANA, Bruno Leonardo de Andrade
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6932197706830344
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5152362661566613
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTANA, Bruno Leonardo de Andrade
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ARAÚJO, Kátia Medeiros de
contributor_str_mv ARAÚJO, Kátia Medeiros de
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura Material
Semiologia
Ativismo LGBT
Design Gráfico
topic Cultura Material
Semiologia
Ativismo LGBT
Design Gráfico
description Esta dissertação objetivou resgatar e analisar as produções visuais e gráficas do grupo Nós Também, que atuou na militância LGBT na cidade de João Pessoa entre os anos de 1981 e 1984, considerando-as como expressão da cultura material relativa ao ativismo em prol da liberdade e diversidade sexual, em um período de forte repressão política e de comportamento no Brasil. A fundamentação teórica se ancorou, por um lado, em contribuições oriundas do campo da cultura material, sobretudo na teoria do valor material e simbólico dos bens sintetizada por Arjun Appadurai (2008), através dos conceitos de regimes de valor, troca mercantil e dádiva; e por outro, nas construções relativas à abordagem semiológica dos artefatos visuais, que aborda a estrutura de significação das peças do acervo do grupo, a partir das contribuições teóricas de Barthes (2012), Joly (2007), Cardoso (2007; 2012) e Meneses (2003). Enquanto proposição metodológica, a abordagem qualitativa privilegiada objetivou alçar as relações de alteridade envolvidas com o ativismo do Nós Também. Enquanto de técnica de pesquisa, o estudo foi instrumentalizada através de duas estratégias básicas: o registro, através de entrevistas, da narrativa de um informante chave integrante do movimento; e a análise semiológica de parte significativa do acervo de peças gráficas produzidas. A prática deste coletivo, durante todo o tempo de sua existência foi expressiva em relação à linguagem implementada em suas ações e na produção das citadas peças visuais, concebidas como ferramentas de ativismo. Através da análise desta produção, foi possível perceber algumas recorrências relativas aos valores do grupo e à forma de luta por seus princípios: a ideia de uma sociedade mais justa, livre de repressão ou discriminação, sobretudo com relação aos indivíduos LGBT. Como achado central, a partir da análise semiológica do material gráfico, destacamos o aspecto lúdico e o pacifismo implementados a partir da dimensão plástica desses artefatos, que em conjunção com as características mais contundentes das dimensões icônicas e linguísticas, objetiva tornar a fruição das mensagens contraculturais menos conflitiva aos observadores. Essa estratégia, entretanto, não diminui a força expressiva desses artefatos.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-06T18:42:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-06T18:42:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTANA, Bruno Leonardo de Andrade. Cultura material e ativismo: o Design Gráfico como ferramenta de militância do grupo Nós Também. 2019. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35536
identifier_str_mv SANTANA, Bruno Leonardo de Andrade. Cultura material e ativismo: o Design Gráfico como ferramenta de militância do grupo Nós Também. 2019. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35536/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35536/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35536/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bruno%20Leonardo%20de%20Andrade%20Santana.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35536/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bruno%20Leonardo%20de%20Andrade%20Santana.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35536/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bruno%20Leonardo%20de%20Andrade%20Santana.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
5c2b247ad62b1b3e3cba66c6509c5408
bcea8a6f186486a55767c1aa5a439a3d
8e86fe4faa8d60f05f1cdcab2c082979
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310654232625152