Concertos em rede: Sofar Sounds e controvérsias da música ao vivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIRES, Victor de Almeida Nobre
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26799
Resumo: O presente trabalho analisa a música ao vivo, a partir do estudo de concertos realizados em salas de estar de fãs com ênfase no caso da rede Sofar Sounds e de suas práticas de produção musical, sob uma perspectiva crítica da Teoria do Ator-Rede (TAR). Aqui, o objetivo é entender a música ao vivo não como uma categoria a priori, ou autoexplicativa, mas como uma rede que conforma diversas relações e associações entre actantes humanos e não-humanos para a conformação de fenômenos que compreendem muito mais que apenas a música em sentido estrito. Assim, traçarei análises a partir de controvérsias e pontos tensivos da própria rede para entender dinâmicas e práticas por vezes negligenciadas na agenda da pesquisa acadêmica na área, fornecendo bases para se pensar, dentre outras coisas, os aspectos midiáticos, produtivos, coletivos, sonoros e espaciais de uma importante rede que agencia a produção e o consumo de shows em formato intimistas em mais de 40 países.
id UFPE_e49826a27feece454f05a5b899a62b69
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/26799
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling PIRES, Victor de Almeida Nobrehttp://lattes.cnpq.br/8956553256560362http://lattes.cnpq.br/6366551742319233JANOTTI JUNIOR, Jeder Silveira2018-09-21T18:39:50Z2018-09-21T18:39:50Z2017-02-03https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26799O presente trabalho analisa a música ao vivo, a partir do estudo de concertos realizados em salas de estar de fãs com ênfase no caso da rede Sofar Sounds e de suas práticas de produção musical, sob uma perspectiva crítica da Teoria do Ator-Rede (TAR). Aqui, o objetivo é entender a música ao vivo não como uma categoria a priori, ou autoexplicativa, mas como uma rede que conforma diversas relações e associações entre actantes humanos e não-humanos para a conformação de fenômenos que compreendem muito mais que apenas a música em sentido estrito. Assim, traçarei análises a partir de controvérsias e pontos tensivos da própria rede para entender dinâmicas e práticas por vezes negligenciadas na agenda da pesquisa acadêmica na área, fornecendo bases para se pensar, dentre outras coisas, os aspectos midiáticos, produtivos, coletivos, sonoros e espaciais de uma importante rede que agencia a produção e o consumo de shows em formato intimistas em mais de 40 países.This work analyzes live music, from the case study of living room concerts with emphasis on the Sofar Sounds network and its musical production practices from a critical perspective of the Actor-Network Theory (ANT). Here, the goal is to understand live music not as an “a priori” concept, or as a self-explanatory category, but as a network that cover diverse relationships and associations between human and non-human actants for the conformation of a phenomena that comprise much more than just music in the strict sense. Thus, I will draw analyzes from the network's controversies and tensions to understand the, sometimes neglected, dynamics and practices in the academic research agenda in the area, providing bases for thinking about, among other things, the media, the productive practices, the collective formations, and the spatiality of an important music network that organizes the production and consumption of shows in intimate formats in more than 40 countries.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTeoria do ator redeMúsica ao vivoSofar SoundsConcertos em rede: Sofar Sounds e controvérsias da música ao vivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Victor de Almeida Nobre Pires.pdf.jpgTESE Victor de Almeida Nobre Pires.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1178https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26799/5/TESE%20Victor%20de%20Almeida%20Nobre%20Pires.pdf.jpge7c8c8317b069322b875c7b30d17b86cMD55ORIGINALTESE Victor de Almeida Nobre Pires.pdfTESE Victor de Almeida Nobre Pires.pdfapplication/pdf1733472https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26799/1/TESE%20Victor%20de%20Almeida%20Nobre%20Pires.pdffd561a8955380cd7ec58cf521d612cfeMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26799/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26799/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTTESE Victor de Almeida Nobre Pires.pdf.txtTESE Victor de Almeida Nobre Pires.pdf.txtExtracted texttext/plain552647https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26799/4/TESE%20Victor%20de%20Almeida%20Nobre%20Pires.pdf.txte5efcd902a841a59a10143c7efb9f802MD54123456789/267992019-10-25 08:16:30.071oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T11:16:30Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concertos em rede: Sofar Sounds e controvérsias da música ao vivo
title Concertos em rede: Sofar Sounds e controvérsias da música ao vivo
spellingShingle Concertos em rede: Sofar Sounds e controvérsias da música ao vivo
PIRES, Victor de Almeida Nobre
Teoria do ator rede
Música ao vivo
Sofar Sounds
title_short Concertos em rede: Sofar Sounds e controvérsias da música ao vivo
title_full Concertos em rede: Sofar Sounds e controvérsias da música ao vivo
title_fullStr Concertos em rede: Sofar Sounds e controvérsias da música ao vivo
title_full_unstemmed Concertos em rede: Sofar Sounds e controvérsias da música ao vivo
title_sort Concertos em rede: Sofar Sounds e controvérsias da música ao vivo
author PIRES, Victor de Almeida Nobre
author_facet PIRES, Victor de Almeida Nobre
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8956553256560362
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6366551742319233
dc.contributor.author.fl_str_mv PIRES, Victor de Almeida Nobre
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JANOTTI JUNIOR, Jeder Silveira
contributor_str_mv JANOTTI JUNIOR, Jeder Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria do ator rede
Música ao vivo
Sofar Sounds
topic Teoria do ator rede
Música ao vivo
Sofar Sounds
description O presente trabalho analisa a música ao vivo, a partir do estudo de concertos realizados em salas de estar de fãs com ênfase no caso da rede Sofar Sounds e de suas práticas de produção musical, sob uma perspectiva crítica da Teoria do Ator-Rede (TAR). Aqui, o objetivo é entender a música ao vivo não como uma categoria a priori, ou autoexplicativa, mas como uma rede que conforma diversas relações e associações entre actantes humanos e não-humanos para a conformação de fenômenos que compreendem muito mais que apenas a música em sentido estrito. Assim, traçarei análises a partir de controvérsias e pontos tensivos da própria rede para entender dinâmicas e práticas por vezes negligenciadas na agenda da pesquisa acadêmica na área, fornecendo bases para se pensar, dentre outras coisas, os aspectos midiáticos, produtivos, coletivos, sonoros e espaciais de uma importante rede que agencia a produção e o consumo de shows em formato intimistas em mais de 40 países.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-21T18:39:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-21T18:39:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26799
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26799/5/TESE%20Victor%20de%20Almeida%20Nobre%20Pires.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26799/1/TESE%20Victor%20de%20Almeida%20Nobre%20Pires.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26799/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26799/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26799/4/TESE%20Victor%20de%20Almeida%20Nobre%20Pires.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e7c8c8317b069322b875c7b30d17b86c
fd561a8955380cd7ec58cf521d612cfe
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
e5efcd902a841a59a10143c7efb9f802
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310706292326400