Avaliação da percepção dos gestores públicos sobre a relação das estratégias de continuidade de negócios e a terceirização
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37660 |
Resumo: | Em gestão pública, entende-se por terceirização como a transferência da produção de bens e/ou serviços anteriormente fornecidos dentro do ambiente público para organizações não-governamentais que assumem a responsabilidade pela execução sob certas condições contratuais. Contudo, quando o setor público adotada a terceirização como estratégia, eventos de natureza distintas fazem com que toda a esfera pública esteja sujeita a riscos. Entre os possíveis riscos destaca-se o contingenciamento de recursos. A possibilidade cada vez mais comum de riscos está forçando as entidades governamentais a criarem resiliência contra interrupções nas atividades e serviços prestados, pois, ao interromper ou até mesmo diminuir os recursos que garantem o funcionamento das atividades ou serviços públicos, existe uma ameaça significativa à continuidade dos processos de negócios. Portanto, este estudo tem como objetivo geral avaliar a percepção dos gestores públicos levando em consideração a continuidade dos negócios e suas relações com a terceirização de serviços e atividades. Para se conseguir ao objetivo proposto, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (2009-2020) com a finalidade de coletar conhecimentos sobre o tema e definir um conjunto de hipóteses a serem testadas. Para coleta de dados, um questionário foi aplicado à uma amostra de 51 gestores públicos do estado de Pernambuco, Brasil. Os resultados evidenciam que o contingenciamento de recursos públicos faz com que os serviços terceirizados sejam reduzidos ou até mesmo interrompidos prioritariamente. Essa redução de serviços terceirizados, por sua vez, interfere de maneira negativa na continuidade dos negócios da esfera pública. Os resultados mostraram, também, que os gestores públicos consideram importante haver um modelo de continuidade de negócios que auxilie no processo decisório e que leve em consideração as particularidades dos serviços públicos terceirizados. |
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ARAGÃO, João Paulo Santoshttp://lattes.cnpq.br/6941451942958605http://lattes.cnpq.br/3130016839052852FONTANA, Marcele Elisa2020-08-17T15:12:59Z2020-08-17T15:12:59Z2020-02-10ARAGÃO, João Paulo Santos. Avaliação da percepção dos gestores públicos sobre a relação das estratégias de continuidade de negócios e a terceirização. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37660Em gestão pública, entende-se por terceirização como a transferência da produção de bens e/ou serviços anteriormente fornecidos dentro do ambiente público para organizações não-governamentais que assumem a responsabilidade pela execução sob certas condições contratuais. Contudo, quando o setor público adotada a terceirização como estratégia, eventos de natureza distintas fazem com que toda a esfera pública esteja sujeita a riscos. Entre os possíveis riscos destaca-se o contingenciamento de recursos. A possibilidade cada vez mais comum de riscos está forçando as entidades governamentais a criarem resiliência contra interrupções nas atividades e serviços prestados, pois, ao interromper ou até mesmo diminuir os recursos que garantem o funcionamento das atividades ou serviços públicos, existe uma ameaça significativa à continuidade dos processos de negócios. Portanto, este estudo tem como objetivo geral avaliar a percepção dos gestores públicos levando em consideração a continuidade dos negócios e suas relações com a terceirização de serviços e atividades. Para se conseguir ao objetivo proposto, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (2009-2020) com a finalidade de coletar conhecimentos sobre o tema e definir um conjunto de hipóteses a serem testadas. Para coleta de dados, um questionário foi aplicado à uma amostra de 51 gestores públicos do estado de Pernambuco, Brasil. Os resultados evidenciam que o contingenciamento de recursos públicos faz com que os serviços terceirizados sejam reduzidos ou até mesmo interrompidos prioritariamente. Essa redução de serviços terceirizados, por sua vez, interfere de maneira negativa na continuidade dos negócios da esfera pública. Os resultados mostraram, também, que os gestores públicos consideram importante haver um modelo de continuidade de negócios que auxilie no processo decisório e que leve em consideração as particularidades dos serviços públicos terceirizados.CAPESIn public management, outsourcing is understood as the transfer of the production of goods and/or services previously provided within the public environment to non-governmental organizations that assume responsibility for execution under certain contractual conditions. However, when the public sector adopted outsourcing as a strategy, events of a different nature become with the entire public sphere that is subject to risks. Among the possible significant risks, is the contingency of resources. The common possibility of risks is forcing government entities to create resilience against interruptions in the activities and services provided, because by interrupting or even decreasing the resources that guarantee the functioning of public activities or services, there is a significant threat to continuity business processes. Therefore, this study has the general objective of evaluating the perception of public managers considering business continuity and its relations with the outsourcing of services and activities. In order to achieve the proposed objective, a Systematic Literature Review (2009-2020) was carried out in order to collect knowledge on the topic and define a set of hypotheses to be tested. For data collection, a questionnaire was applied to a sample of 51 public managers in the state of Pernambuco, Brazil. The results show that the contingency of public resources means that outsourced services are reduced or even interrupted as a matter of priority. This reduction in outsourced services interfere negatively the business continuity in the public sphere. The results also showed that public managers consider important to have a business continuity model that assists in the decision-making process considering the particularities of outsourced public services.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producao / CAAUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTerceirização – PernambucoAdministração pública - PernambucoPlanejamento estratégico – PernambucoControle de custo – PernambucoPercepçãoAvaliaçãoAvaliação da percepção dos gestores públicos sobre a relação das estratégias de continuidade de negócios e a terceirizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37660/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO João Paulo Santos Aragão.pdf.txtDISSERTAÇÃO João Paulo Santos Aragão.pdf.txtExtracted texttext/plain228593https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37660/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Paulo%20Santos%20Arag%c3%a3o.pdf.txt045f48f979abe0b7e1700a0569ed2d69MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO João Paulo Santos Aragão.pdf.jpgDISSERTAÇÃO João Paulo Santos Aragão.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1312https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37660/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Paulo%20Santos%20Arag%c3%a3o.pdf.jpgf8b629cd0b7f24acaa377151dbf9fdb9MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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