A Abordagem Triangular no ensino das Artes como teoria e a pesquisa como experiência criadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AZEVEDO, Fernando Antônio Gonçalves de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12994
Resumo: O tema desta pesquisa é a recepção da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais em Pernambuco. Tal abordagem foi criada por Ana Mae Barbosa como sistema epistemológico que articula a leitura com a contextualização e o fazer artístico. Conforme a própria autora esta foi sistematizada a partir do contexto das tensões entre a ideologia modernista e a pós-modernista. Compreendida, aqui, como teoria de interpretação do universo das Artes e Culturas Visuais e não como metodologia. O olhar do pesquisador volta-se, portanto, para a análise do corpus nomeado de caderno de bordo – registro da memória da práxis arteducativa – como o lugar das interpretações e reelaborações de tal teoria. A pesquisa também apresenta uma versão da história da Abordagem Triangular, na qual é ressaltada a relação da Arte/Educação brasileira com o pensamento freireano. Como principal resultado (ou achado) defende-se que a teoria nomeada de Abordagem Triangular desencadeou a Virada Arteducativa, a exemplo do que ocorreu com a Virada Linguística e a Virada Cultural, possibilitando a ampliação da concepção de Arte como expressão (herança do modernismo) para a concepção de Arte como expressão e conhecimento (concepção pós-moderna). Apontamos como uma das características mais importantes da Abordagem Triangular seu caráter pós-colonial, isto é, tal abordagem se contrapõe a matriz liberal/ocidental de cultura. A ancoragem para a visão de ciência pós-moderna toma como base o pensamento de Santos e quanto à análise de discurso se ancora no pensamento de Orlandi. Não se pretende julgar a práxis arteducativa do grupo em questão, mas compreendê-la como interpretações diversas porque a Abordagem Triangular é uma teoria aberta a variadas reinvenções, portanto, essas reinvenções foram os principais achados e fazem parte do sexto tópico.
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Não se pretende julgar a práxis arteducativa do grupo em questão, mas compreendê-la como interpretações diversas porque a Abordagem Triangular é uma teoria aberta a variadas reinvenções, portanto, essas reinvenções foram os principais achados e fazem parte do sexto tópico.porUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAbordagem TriangularAnálise de discursoModernismo/Pós-modernismoPráxis arteducativaVirada arteducativaA Abordagem Triangular no ensino das Artes como teoria e a pesquisa como experiência criadorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Fernando Antônio Gonçalves de Azevedo.pdf.jpgTESE Fernando Antônio Gonçalves de Azevedo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1171https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/12994/5/TESE%20Fernando%20Ant%c3%b4nio%20Gon%c3%a7alves%20de%20Azevedo.pdf.jpg3b3b3804bd077a63ab795bf7fcea4086MD55ORIGINALTESE Fernando Antônio Gonçalves de Azevedo.pdfTESE Fernando Antônio Gonçalves de Azevedo.pdfTese de doutoradoapplication/pdf2080964https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/12994/1/TESE%20Fernando%20Ant%c3%b4nio%20Gon%c3%a7alves%20de%20Azevedo.pdf7c77ef97a4a44b394de019cc33b3a7e6MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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