ABORDAGEM TRIANGULAR: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE ARTE EM CUIABÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANJOS, KÊNIA PAULA DE ALMEIDA MORAES DOS
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/33469
Resumo: O ensino de arte mesmo com estudos comprovando sua importância para a vida humana, ainda necessita superar barreiras como a desvalorização e desconfiança para a conquista de sua contribuição no âmbito escolar. Na busca de caminhos, essa pesquisa resultou na aplicação da Abordagem Triangular no Ensino Médio, visando práticas escolares no ensino de arte que englobe a leitura de imagens, a contextualização das obras e artistas e o fazer artístico como fator crucial da experiência em sala de aula, concebendo a arte como uma manifestação ao mesmo tempo transcendente e cognitiva. O trabalho apresenta um breve discurso sobre a arte, a estética, a semiótica peirceana e a contextualização histórica do ensino de arte no Brasil, bem como a argumentação sobre a Abordagem Triangular e a sua relação com a concepção pós-moderna. Sendo uma pesquisa de caráter exploratório com o procedimento técnico baseado na pesquisa-ação por meio de ações interacionadas entre a pesquisadora e os sujeitos da pesquisa –alunos do ensino médio da Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes. O estudo comprovou que as ações propostas pela Abordagem Triangular em concordância com as manifestações artísticas presentes na vivência dos alunos é um caminho eficaz para o fortalecimento do ensino de arte. Dessa maneira, é possível construir um ensino comprometido com os conhecimentos considerados acadêmicos da área, ao mesmo tempo em que engloba valores e estudos das manifestações culturais tão significativos para os alunos, contribuindo assim para a formação de pessoas críticas e conscientes tanto da sua individualidade como sua coletividade.
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Sendo uma pesquisa de caráter exploratório com o procedimento técnico baseado na pesquisa-ação por meio de ações interacionadas entre a pesquisadora e os sujeitos da pesquisa –alunos do ensino médio da Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes. O estudo comprovou que as ações propostas pela Abordagem Triangular em concordância com as manifestações artísticas presentes na vivência dos alunos é um caminho eficaz para o fortalecimento do ensino de arte. 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