Análise de políticas de subsídios ao transporte público urbano: o caso do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA FILHO, Ricardo José Barbosa de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30014
Resumo: A atividade de Transporte de Passageiros é um serviço de utilidade pública e, por isso, precisa estar ao alcance de toda população das cidades. Evidencia-se, dessa forma, que os Sistemas de Transporte devem ser regulados pelas autoridades de forma a garantir a mobilidade urbana dos cidadãos. No Brasil, o principal problema relacionado ao Transporte Público (TP) e sua regulação diz respeito a evolução de seus custos e suas demandas. Os crescimentos dos preços dos insumos, em patamares acima da inflação, tenderam a encarecer as tarifas o que afetou negativamente o número de usuários transportados. Atrelado a isso, diante de políticas pouco eficientes para estimulo da utilização do transporte coletivo, o transporte individual ganhou cada vez mais adeptos. Dessa forma, ficou claro para os Governos das mais diversas esferas, a necessidade de adoção de estratégias para o incremento das decrescentes demandas do TP. Em linha com as experiências internacionais, na busca de modicidade tarifária, o principal plano de ação adotado pelas autoridades brasileiras focou na concessão de subsídios. O Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), uma das metrópoles mais congestionadas do Brasil, não fugiu dessa regra. O objetivo dessa dissertação foi de analisar se as políticas de subsídios concedidas pelos Governos contribuem para a variação da demanda de usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife. O estudo, de origem quantitativo, foi realizado através da modelagem de dados advindos do consórcio responsável pela gestão do STPP/RMR. O resultado da pesquisa mostrou que, entre 2010 e 2016, os Governos aumentaram drasticamente a concessão de subsídios advindos de receitas extra-tarifárias externas direcionadas ao STPP/RMR. Foram nove novas formas de concessões divididas entre aquelas de origem Federal, Estadual e Municipal. Apena em 2016, essas concessões reduziram R$ 284,62 milhões dos custos do TP da localidade, abatimento de 34,15 centavos na tarifa. Visto que o coeficiente elasticidade-preço da demanda do STPP/RMR é negativo e inferior a um, foi possível concluir que qualquer redução tarifária teria o potencial para aumentar o número de usuários transportados. Porém, as evoluções das demandas do STPP/RMR mostraram que, mesmo com a concessão dos subsídios, o número de passageiros do TP apresentava tendência de queda. Assim, pode-se concluir que as políticas adotadas contribuíram para a redução da tarifa e atração de mais usuários para o Sistema de Transporte. Todavia, esses atrativos não foram suficientes para provocar o aumento da demanda do STPP/RMR, o resultado gerado foi a redução da perda dos usuários transportados. Por fim, atestou-se que outras estratégias complementares para o incentivo a utilização do STPP/RMR são necessárias para tornar o transporte coletivo da localidade mais atrativo.
id UFPE_e860c632479588dbc283a199876773b5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/30014
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling OLIVEIRA FILHO, Ricardo José Barbosa dehttp://lattes.cnpq.br/4540178315984603http://lattes.cnpq.br/3433847962770085SANTOS, Enilson Medeiros dos2019-04-02T22:34:01Z2019-04-02T22:34:01Z2018-02-07https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30014A atividade de Transporte de Passageiros é um serviço de utilidade pública e, por isso, precisa estar ao alcance de toda população das cidades. Evidencia-se, dessa forma, que os Sistemas de Transporte devem ser regulados pelas autoridades de forma a garantir a mobilidade urbana dos cidadãos. No Brasil, o principal problema relacionado ao Transporte Público (TP) e sua regulação diz respeito a evolução de seus custos e suas demandas. Os crescimentos dos preços dos insumos, em patamares acima da inflação, tenderam a encarecer as tarifas o que afetou negativamente o número de usuários transportados. Atrelado a isso, diante de políticas pouco eficientes para estimulo da utilização do transporte coletivo, o transporte individual ganhou cada vez mais adeptos. Dessa forma, ficou claro para os Governos das mais diversas esferas, a necessidade de adoção de estratégias para o incremento das decrescentes demandas do TP. Em linha com as experiências internacionais, na busca de modicidade tarifária, o principal plano de ação adotado pelas autoridades brasileiras focou na concessão de subsídios. O Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), uma das metrópoles mais congestionadas do Brasil, não fugiu dessa regra. O objetivo dessa dissertação foi de analisar se as políticas de subsídios concedidas pelos Governos contribuem para a variação da demanda de usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife. O estudo, de origem quantitativo, foi realizado através da modelagem de dados advindos do consórcio responsável pela gestão do STPP/RMR. O resultado da pesquisa mostrou que, entre 2010 e 2016, os Governos aumentaram drasticamente a concessão de subsídios advindos de receitas extra-tarifárias externas direcionadas ao STPP/RMR. Foram nove novas formas de concessões divididas entre aquelas de origem Federal, Estadual e Municipal. Apena em 2016, essas concessões reduziram R$ 284,62 milhões dos custos do TP da localidade, abatimento de 34,15 centavos na tarifa. Visto que o coeficiente elasticidade-preço da demanda do STPP/RMR é negativo e inferior a um, foi possível concluir que qualquer redução tarifária teria o potencial para aumentar o número de usuários transportados. Porém, as evoluções das demandas do STPP/RMR mostraram que, mesmo com a concessão dos subsídios, o número de passageiros do TP apresentava tendência de queda. Assim, pode-se concluir que as políticas adotadas contribuíram para a redução da tarifa e atração de mais usuários para o Sistema de Transporte. Todavia, esses atrativos não foram suficientes para provocar o aumento da demanda do STPP/RMR, o resultado gerado foi a redução da perda dos usuários transportados. Por fim, atestou-se que outras estratégias complementares para o incentivo a utilização do STPP/RMR são necessárias para tornar o transporte coletivo da localidade mais atrativo.The activity of Transport of Passengers is a public utility and, therefore, it needs to be within reach of the entire population of cities. Thus, it is evident that the Transport Systems must be regulated by authorities in order to guarantee urban mobility of the citizens. In Brazil, the main issue related to Public Transportation (TP) and its regulation concerns about of its costs and demands. The rise in the price of inputs, in levels above inflation, tended to increase the fares that negatively affected the number of passengers. Linked to this, faced with inefficient policies to stimulate the use of public transport, the individual transport has gained more users. Hence, it is clear to Governments of the diverse spheres, the necessity to adopt strategies to increase the decreasing demands of TP. Similarly, with international experiences, in search of fare modesty, the major plan of action adopted by Brazilian authorities have focused on granting of subsidies. Public Transportation System of Passengers of the Metropolitan Region of Recife, one of the most congested metropolises in Brazil, did not escape this rule. The purpose of this dissertation was to analyze if the policies of the subsidies granted by Governments contribute to the demand variation of users of Public Transportation System of Passengers of the Metropolitan Region of Recife. The study, of quantitative origin, was carried out through the modeling of data coming from the consortium responsible for the management of STPP/RMR. The research result showed that between 2010 and 2016, Governments have dramatically increased the granting of subsidies from external extra fares revenues directed to STPP/RMR. There were nine new forms of concessions divided among of those of Federal, State and Municipal origin. Only in 2016, these concessions reduced R$ 284.62 million of the TP costs of the locality, rebate of 34.15 cents on the fare. Since the elasticity-price coefficient of demand of STPP/RMR is negative and less than one, it was possible to conclude that any fare reduction would have the potential to rise the number of users. Nevertheless, the evolution of demands of STPP/RMR demonstrated even with the granting of subsidies, the number of passengers of TP showed a downward trend. In conclusion, the policies adopted contributed to reduce the fare and the attraction of more users to Transportation System. However, these attractions were not enough to cause the increase of the demand of STPP/RMR, the result generated was the reduction of the loss of passengers. Finally, it was confirmed that other complementary strategies to encourage the use of STPP/RMR are necessary to make the collective transportation of the region more attractive.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia CivilTransporte Público (TP)SubsídiosTarifaDemandaAnálise de políticas de subsídios ao transporte público urbano: o caso do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR)Análise de políticas de subsídios ao transporte público de passageiros de Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Ricardo José Barbosa de Oliveira Filho.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Ricardo José Barbosa de Oliveira Filho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1200https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30014/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ricardo%20Jos%c3%a9%20Barbosa%20de%20Oliveira%20Filho.pdf.jpg2402b1a72f2fc0f0ae82d5943e861ce1MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Ricardo José Barbosa de Oliveira Filho.pdfDISSERTAÇÃO Ricardo José Barbosa de Oliveira Filho.pdfapplication/pdf2309697https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30014/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ricardo%20Jos%c3%a9%20Barbosa%20de%20Oliveira%20Filho.pdff9289808f5289c484e2a918ad1722447MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30014/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30014/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDISSERTAÇÃO Ricardo José Barbosa de Oliveira Filho.pdf.txtDISSERTAÇÃO Ricardo José Barbosa de Oliveira Filho.pdf.txtExtracted texttext/plain238805https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30014/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ricardo%20Jos%c3%a9%20Barbosa%20de%20Oliveira%20Filho.pdf.txt2147a3ea17e06a038852df7350d73d9aMD54123456789/300142019-10-25 08:23:11.79oai:repositorio.ufpe.br:123456789/30014TGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKClRvZG8gZGVwb3NpdGFudGUgZGUgbWF0ZXJpYWwgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgKFJJKSBkZXZlIGNvbmNlZGVyLCDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBQZXJuYW1idWNvIChVRlBFKSwgdW1hIExpY2Vuw6dhIGRlIERpc3RyaWJ1acOnw6NvIE7Do28gRXhjbHVzaXZhIHBhcmEgbWFudGVyIGUgdG9ybmFyIGFjZXNzw612ZWlzIG9zIHNldXMgZG9jdW1lbnRvcywgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsLCBuZXN0ZSByZXBvc2l0w7NyaW8uCgpDb20gYSBjb25jZXNzw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhIG7Do28gZXhjbHVzaXZhLCBvIGRlcG9zaXRhbnRlIG1hbnTDqW0gdG9kb3Mgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IuCl9fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fXwoKTGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKCkFvIGNvbmNvcmRhciBjb20gZXN0YSBsaWNlbsOnYSBlIGFjZWl0w6EtbGEsIHZvY8OqIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMpOgoKYSkgRGVjbGFyYSBxdWUgY29uaGVjZSBhIHBvbMOtdGljYSBkZSBjb3B5cmlnaHQgZGEgZWRpdG9yYSBkbyBzZXUgZG9jdW1lbnRvOwpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGUgYWNlaXRhIGFzIERpcmV0cml6ZXMgcGFyYSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGUEU7CmMpIENvbmNlZGUgw6AgVUZQRSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZGUgYXJxdWl2YXIsIHJlcHJvZHV6aXIsIGNvbnZlcnRlciAoY29tbyBkZWZpbmlkbyBhIHNlZ3VpciksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIsIG5vIFJJLCBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vL2Fic3RyYWN0KSBlbSBmb3JtYXRvIGRpZ2l0YWwgb3UgcG9yIG91dHJvIG1laW87CmQpIERlY2xhcmEgcXVlIGF1dG9yaXphIGEgVUZQRSBhIGFycXVpdmFyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXN0ZSBkb2N1bWVudG8gZSBjb252ZXJ0w6otbG8sIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gc2V1IGNvbnRlw7pkbywgcGFyYSBxdWFscXVlciBmb3JtYXRvIGRlIGZpY2hlaXJvLCBtZWlvIG91IHN1cG9ydGUsIHBhcmEgZWZlaXRvcyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBwcmVzZXJ2YcOnw6NvIChiYWNrdXApIGUgYWNlc3NvOwplKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBzdWJtZXRpZG8gw6kgbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBhIHRlcmNlaXJvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2Ugb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlOwpmKSBEZWNsYXJhIHF1ZSwgbm8gY2FzbyBkbyBkb2N1bWVudG8gc3VibWV0aWRvIGNvbnRlciBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlCmF1dG9yLCBvYnRldmUgYSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gcmVzcGVjdGl2byBkZXRlbnRvciBkZXNzZXMgZGlyZWl0b3MgcGFyYSBjZWRlciDDoApVRlBFIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgTGljZW7Dp2EgZSBhdXRvcml6YXIgYSB1bml2ZXJzaWRhZGUgYSB1dGlsaXrDoS1sb3MgbGVnYWxtZW50ZS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGN1am9zIGRpcmVpdG9zIHPDo28gZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZTsKZykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVRlBFLMKgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUEUgaWRlbnRpZmljYXLDoSBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBhdXRvciAoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRvIHByZXZpc3RvIG5hIGFsw61uZWEgYykuCg==Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T11:23:11Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de políticas de subsídios ao transporte público urbano: o caso do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR)
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Análise de políticas de subsídios ao transporte público de passageiros de Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR)
title Análise de políticas de subsídios ao transporte público urbano: o caso do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR)
spellingShingle Análise de políticas de subsídios ao transporte público urbano: o caso do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR)
OLIVEIRA FILHO, Ricardo José Barbosa de
Engenharia Civil
Transporte Público (TP)
Subsídios
Tarifa
Demanda
title_short Análise de políticas de subsídios ao transporte público urbano: o caso do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR)
title_full Análise de políticas de subsídios ao transporte público urbano: o caso do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR)
title_fullStr Análise de políticas de subsídios ao transporte público urbano: o caso do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR)
title_full_unstemmed Análise de políticas de subsídios ao transporte público urbano: o caso do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR)
title_sort Análise de políticas de subsídios ao transporte público urbano: o caso do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR)
author OLIVEIRA FILHO, Ricardo José Barbosa de
author_facet OLIVEIRA FILHO, Ricardo José Barbosa de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4540178315984603
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3433847962770085
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA FILHO, Ricardo José Barbosa de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SANTOS, Enilson Medeiros dos
contributor_str_mv SANTOS, Enilson Medeiros dos
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia Civil
Transporte Público (TP)
Subsídios
Tarifa
Demanda
topic Engenharia Civil
Transporte Público (TP)
Subsídios
Tarifa
Demanda
description A atividade de Transporte de Passageiros é um serviço de utilidade pública e, por isso, precisa estar ao alcance de toda população das cidades. Evidencia-se, dessa forma, que os Sistemas de Transporte devem ser regulados pelas autoridades de forma a garantir a mobilidade urbana dos cidadãos. No Brasil, o principal problema relacionado ao Transporte Público (TP) e sua regulação diz respeito a evolução de seus custos e suas demandas. Os crescimentos dos preços dos insumos, em patamares acima da inflação, tenderam a encarecer as tarifas o que afetou negativamente o número de usuários transportados. Atrelado a isso, diante de políticas pouco eficientes para estimulo da utilização do transporte coletivo, o transporte individual ganhou cada vez mais adeptos. Dessa forma, ficou claro para os Governos das mais diversas esferas, a necessidade de adoção de estratégias para o incremento das decrescentes demandas do TP. Em linha com as experiências internacionais, na busca de modicidade tarifária, o principal plano de ação adotado pelas autoridades brasileiras focou na concessão de subsídios. O Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), uma das metrópoles mais congestionadas do Brasil, não fugiu dessa regra. O objetivo dessa dissertação foi de analisar se as políticas de subsídios concedidas pelos Governos contribuem para a variação da demanda de usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife. O estudo, de origem quantitativo, foi realizado através da modelagem de dados advindos do consórcio responsável pela gestão do STPP/RMR. O resultado da pesquisa mostrou que, entre 2010 e 2016, os Governos aumentaram drasticamente a concessão de subsídios advindos de receitas extra-tarifárias externas direcionadas ao STPP/RMR. Foram nove novas formas de concessões divididas entre aquelas de origem Federal, Estadual e Municipal. Apena em 2016, essas concessões reduziram R$ 284,62 milhões dos custos do TP da localidade, abatimento de 34,15 centavos na tarifa. Visto que o coeficiente elasticidade-preço da demanda do STPP/RMR é negativo e inferior a um, foi possível concluir que qualquer redução tarifária teria o potencial para aumentar o número de usuários transportados. Porém, as evoluções das demandas do STPP/RMR mostraram que, mesmo com a concessão dos subsídios, o número de passageiros do TP apresentava tendência de queda. Assim, pode-se concluir que as políticas adotadas contribuíram para a redução da tarifa e atração de mais usuários para o Sistema de Transporte. Todavia, esses atrativos não foram suficientes para provocar o aumento da demanda do STPP/RMR, o resultado gerado foi a redução da perda dos usuários transportados. Por fim, atestou-se que outras estratégias complementares para o incentivo a utilização do STPP/RMR são necessárias para tornar o transporte coletivo da localidade mais atrativo.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-02T22:34:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-02T22:34:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30014
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30014/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ricardo%20Jos%c3%a9%20Barbosa%20de%20Oliveira%20Filho.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30014/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ricardo%20Jos%c3%a9%20Barbosa%20de%20Oliveira%20Filho.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30014/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30014/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30014/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ricardo%20Jos%c3%a9%20Barbosa%20de%20Oliveira%20Filho.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2402b1a72f2fc0f0ae82d5943e861ce1
f9289808f5289c484e2a918ad1722447
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
2147a3ea17e06a038852df7350d73d9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310828062408704