Referenciais epistêmicos que orientam e substanciam práticas curriculares em uma escola localizada na Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31811 |
Resumo: | A Educação Escolar Quilombola é uma conquista histórica da experiência dos quilombolas na sociedade brasileira, construída gradativamente pela organização dos movimentos sociais negros, em especial do movimento quilombola no contexto da redemocratização do Estado brasileiro. Conceber quilombismo como práxis afrobrasileira de libertação e de assunção do comando de sua própria história é uma contribuição epistêmica de Abdias do Nascimento (2009). A pesquisa objetivou compreender os Referenciais Epistêmicos que Orientam e Substanciam as Práticas Curriculares em uma Escola Localizada na Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas. Nossas lentes teóricas-metodológicas focam o pensamento afrocêntrico em Assante (2009), Ki-Zerbo (2011), as africanidades brasileiras em Cunha Junior (1998, 2008) e Silva (2003, 2005) em diálogo com o pensamento decolonial latino americano a partir de Dussel (2010), Quijano (2005), Mignolo (2005, 2008), Maldonado-Torres (2007), Escobar (2005), Grosfoguel (2013, 2010, 2017) e Walsh (2005,2009,2010), que questiona a hegemonia do pensamento eurocêntrico, constroem e visibilizam a produção de conhecimento a partir da experiência histórica dos movimentos sociais. É uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso. O trabalho de campo foi realizado no período de setembro de 2015 a abril de 2016. Metodologicamente, a pesquisa se fundamenta nos princípios apresentados por KiZerbo (2011): interdisciplinaridade, a história vista de seu interior, a partir da trajetória própria dos quilombolas, a trajetória histórica no continente e da diáspora. No campo curricular, nos referenciamos na metodologia da história africana de Ki-Zerbo e Bâ (2010), dialogando com a compreensão da relação entre educação e experiência posta por Dewey (2010) e Arroyo (2013). A análise de conteúdo, referenciada em Bardin (2011) serviu de lentes para a organização e análise dos dados. Os Referenciais Epistêmicos que Orientam e Substanciam as Práticas Curriculares de Professoras em Comunidade Quilombola foram analisados a partir da categorização de três grandes eixos: formação, currículo e relação professor-aluno. A categorização foi feita a partir do instrumento de entrevista semi-estruturada. Nossas categorias de análise foram a ancestralidade enquanto experiência histórica; os espaços-tempos da formação e da prática pedagógica; história e memória como referenciais centrais da prática curricular, e a relação família-comunidade como eixo vivificador da experiência e significado da educação escolar quilombola. Os resultados da pesquisa indicam que a consciência e organização política dos quilombolas possibilitaram a conquista da educação específica dialogada com as Bases da Educação Nacional; A formação inicial de professores responde incipientemente às necessidades da qualificação do professor quilombola. É a formação continuada, conduzida pela gestão escolar junto com professores e comunidade que tem cumprido com a função social da escola no sentido de proporcionar emancipação e identificação de estudantes e suas famílias com a escola e com o seu pertencimento identitário; as práticas curriculares desenvolvidas estão centradas na História e Cultura Afro-brasileira, referenciada na tradição oral, história e memória, considerando os quilombos como uma experiência continental da Diáspora africana. |
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No campo curricular, nos referenciamos na metodologia da história africana de Ki-Zerbo e Bâ (2010), dialogando com a compreensão da relação entre educação e experiência posta por Dewey (2010) e Arroyo (2013). A análise de conteúdo, referenciada em Bardin (2011) serviu de lentes para a organização e análise dos dados. Os Referenciais Epistêmicos que Orientam e Substanciam as Práticas Curriculares de Professoras em Comunidade Quilombola foram analisados a partir da categorização de três grandes eixos: formação, currículo e relação professor-aluno. A categorização foi feita a partir do instrumento de entrevista semi-estruturada. Nossas categorias de análise foram a ancestralidade enquanto experiência histórica; os espaços-tempos da formação e da prática pedagógica; história e memória como referenciais centrais da prática curricular, e a relação família-comunidade como eixo vivificador da experiência e significado da educação escolar quilombola. 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É a formação continuada, conduzida pela gestão escolar junto com professores e comunidade que tem cumprido com a função social da escola no sentido de proporcionar emancipação e identificação de estudantes e suas famílias com a escola e com o seu pertencimento identitário; as práticas curriculares desenvolvidas estão centradas na História e Cultura Afro-brasileira, referenciada na tradição oral, história e memória, considerando os quilombos como uma experiência continental da Diáspora africana.FACEPEQuilombola School Education is a historical achievement of the quilombolas experience in Brazilian society, it was built gradually by the organization of black social movements, especially the quilombola movement in the context of the redemocratization of the Brazilian State. It is an epistemic contribution of Abdias do Nascimento (2009) to conceive quilombismo as a release Afro-Brazilian praxis and to assume its own history. The research aimed to understand the epistemic references that guide and substantiate the curricular practices in a school located in the quilombola community of Conceição das Crioulas-PE. Our theoretical-methodological lenses focus on the afrocentric thinking based on Assante (2009), Ki-Zerbo (2011), and in the Brazilian africanities based on Cunha Junior (1998, 2008) and Silva (2003, 2005) in dialogue with the Latin American decolonial thinking based on Dussel (2010), Quijano (2005), Mignolo (2005, 2008), Maldonado-Torres (2007), Escobar (2005), Grosfoguel (2013, 2010, 2017) and Walsh (2005,2009,2010), which question the hegemony of Eurocentric thinking and build and make it viable the knowledge production from the historical experience of social movements. It is a qualitative research, a case study. The fieldwork was carried out from September 2015 to April 2016. Methodologically the research is based on the principles presented by Ki-Zerbo (2011): interdisciplinarity, history seen from inside, from the own trajectory of the quilombolas, the historical trajectory on the continent and the diaspora. In the curricular field we refer to the methodology of the African history of Ki-Zerbo and Bâ (2010) in dialogue with the understanding of the relationship between education and experience proposed by Dewey (2010) e Arroyo (2013). The content analysis, referenced in Bardin (2011), served as lenses for the organization and analysis of the data. The epistemic references that guide and substantiate the curricular practices of teachers in quilombola community were analyzed from the categorization of three main axes: formation, curriculum and teacher-student relationship. The categorization was made using as instrument the semi-structured interview. Our categories of analysis were ancestry as historical experience; the space-time of formation and pedagogical practice; history and memory as central curricular practice references; and the familycommunity relationship as the vivifying axis of the experience and meaning of quilombola school education. The results of the research indicate that the conscience and political organization of the quilombolas enabled the conquest of the specific education in dialogue with the Bases of National Education. The initial teachers formation responds incipiently to the needs of the quilombola teacher qualification. It is the continued formation, conducted by the school management with the teachers and community that has fulfilled the social function of the school in the sense of providing emancipation and identification of the children and their families with the school and with its identity belonging; the curricular practices developed are centered on Afro-Brazilian History and Culture referenced in orality, history and memory considering the quilombos as a continental experience of the African Diaspora.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação - QuilombolaEpistemologia africanaCurrículo - AncestralidadeHistória-Afro-brasileiraAfricanidadesMemóriaUFPE - Pós-graduaçãoReferenciais epistêmicos que orientam e substanciam práticas curriculares em uma escola localizada na Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Delma Josefa da Silva.pdf.jpgTESE Delma Josefa da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31811/5/TESE%20Delma%20Josefa%20da%20Silva.pdf.jpg032864f9ec64fb66f3c1c8d9270d2869MD55ORIGINALTESE Delma Josefa da Silva.pdfTESE Delma Josefa da Silva.pdfapplication/pdf3609146https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31811/1/TESE%20Delma%20Josefa%20da%20Silva.pdfa77e43cb859e282babe6027dc2a4bc4bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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