Organon da Publicidade : como os arquétipos revertem polêmica em empatia nas redes sociais digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Gabriela Bezerra
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000hr4j
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40148
Resumo: PATRIOTA, Karla Regina Macena Pereira também é conhecida em citações bibliográficas por: BRONSZTEIN, Karla Regina Macena Pereira Patriota
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spelling LIMA, Gabriela Bezerrahttp://lattes.cnpq.br/5428850574728353http://lattes.cnpq.br/3518204311819015PATRIOTA, Karla Regina Macena Pereira2021-05-21T22:23:41Z2021-05-21T22:23:41Z2017-03-29LIMA, Gabriela Bezerra. Organon da Publicidade: como os arquétipos revertem polêmica em empatia nas redes sociais digitais. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40148ark:/64986/001300000hr4jPATRIOTA, Karla Regina Macena Pereira também é conhecida em citações bibliográficas por: BRONSZTEIN, Karla Regina Macena Pereira PatriotaEsta pesquisa analisa um projeto pedagógico para o ensino da publicidade que fundamente como estimular o consumidor a ser prosumer nas redes sociais digitais. É apresentado um modelo explicativo de multifatores que denominamos de Quadrado Cognitivo da Retórica Publicitária, que pretende superar o hiato existente entre os fundamentos do planejamento publicitário e a criação de anúncios. Utilizando a retórica de Aristóteles (1985, 2005) como o principal fundamento da competência cognitiva do ensino da publicidade, defendendo como seu eixo central a geração de credibilidade associado ao valor da felicidade, que na contemporaneidade está associada às liberdades individuais. A principal ponte entre o planejamento e a criação publicitária se circunscreve na concepção de arquétipos (JUNG, 1999, 2002; MARK; PEARSON, 2001), aliada à compreensão do capital simbólico (BOURDIEU, 1983, 1989, 2002, 2004, 2007) e das tensões culturais (DOUGLAS, 1998) que operam em uma sociedade. A quantidade e complexidade de variáveis persuasórias nos induziu a ordenar um Mapa de Brand, consistindo em um “sonar” que registra o posicionamento de uma publicidade digital ao se ancorar em: a) no conflito social que estimula que uma marca publicitária busque sua hegemonia no sistema de marketing; b) em um dos processos culturais em curso na sociedade, que gera determinados paradigmas publicitários; c) nos modelos motivacionais do conceito de liberdade e felicidade da história contemporânea; d) no manejo da linguagem publicitária nos diferentes suportes tecnológicos de produção e veiculação. Para interpretar os signos mapeados para um modelo motivacional empregamos a teoria da Análise Transacional (BARRETO, 1981; BERNE, 1985) como o ordenador de modalidades de interdiscurso (KRISTEVA, 1968).CAPESThis research analyzes a pedagogical project for the teaching of advertising that fundamente how to stimulate the consumer to be prosumer in digital social networks. It presents a multi-factor explanatory model that we call the Cognitive Square of Rhetoric Advertising, which aims to overcome the gap between the fundamentals of advertising planning and the creation of ads. Using the rhetoric of Aristotle (1985, 2005) as the main foundation of the cognitive competence of advertising teaching, defending as its central axis the generation of credibility associated with the value of happiness, which in contemporary times is associated with individual freedoms. The main bridge between planning and advertising creation is circumscribed in the conception of archetypes (JUNG, 1999, 2002; MARK; PEARSON, 2001), allied to the understanding of symbolic capital (BOURDIEU, 1983, 1989, 2002, 2004, 2007) and of cultural tensions (DOUGLAS, 1998) that operate in a society. The quantity and complexity of persuasive variables induced us to order a Brand Map, consisting of a "sonar" that registers the positioning of a digital advertising when anchored in: a) the social conflict that stimulates an advertising brand to seek its hegemony in the marketing system; b) one of the ongoing cultural processes in society, which generates certain advertising paradigms; c) the motivational models of the concept of freedom and happiness of contemporary history; d) the management of advertising language in different technological supports of production and dissemination. To interpret the signs mapped to a motivational model we use the theory of Transactional Analysis (BARRETO, 1981; BERNE, 1985) as the orderer of interdiscourse modalities (KRISTEVA, 1968).porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessArquétiposQuadrado Cognitivo da PublicidadePolêmicaCapital simbólicoRedes sociais digitaisOrganon da Publicidade : como os arquétipos revertem polêmica em empatia nas redes sociais digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Gabriela Bezerra Lima.pdfTESE Gabriela Bezerra Lima.pdfapplication/pdf7736224https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40148/1/TESE%20Gabriela%20Bezerra%20Lima.pdf0374943957c18c1c2c1053ab0c59b5d4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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