Perspectivas e processos dos aprendentes do 1º ano do ensino médio ao produzirem narrativas transmidiáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Eber Gustavo da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000b3hg
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34279
Resumo: Esta pesquisa de tese insere-se no Programa de Pós-Graduação de Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), na participação do Grupo de Pesquisa de ‘Mídias Digitais e Mediações Interculturais’, e tem o objetivo de compreender as perspectivas e processos dos aprendentes do 1º ano do Ensino Médio, ao produzirem narrativas transmídias baseado em conteúdos matemáticos, através de aulas disciplinares, problematizações e temas transversais, especificamente na temática de função. Partimos do pressuposto de que as escolas, em seus sistemas, ainda produzem conhecimentos restritos à conteúdos e não consideram os alunos enquanto aprendentes, tampouco utilizam-se de tecnologias digitais para o processo de mediação no processo de aprendizagem. Como aporte teórico, discutiremos a ‘Sociedade Líquida’, baseado em Bauman (2009), assim como ‘Sociedade em Rede’ de Castells (2009). Discutimos sobre a epistemologia da tecnologia e concretizamos com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no processo educacional. Discutimos, enquanto contexto educacional, a Teoria da Complexidade de Morin (2003) e acrescentamos a transdisciplinaridade, baseado em Moraes (2015), como alternativa a perspectiva disciplinar e as reflexões da cultura digital inerentes a prática educacional. Como teoria que sustenta o objeto desta pesquisa, adotamos a ‘Cultura da Convergência’ de Jenkins (2009) ao apontar as tecnologias massivas e interativas convergindo e não sobrepondo, e dela surge a Narrativa Transmídia, como forma de narrar histórias com várias plataformas de mídias. Apontamos as pesquisas – nacionais e internacionais através de revisão sistemática dos últimos anos (2009 -2018) até aqui apresentadas que discutem a Cultura de Convergência como contexto da pesquisa e fundamentam-se através dela. Portanto, esta pesquisa é do tipo qualitativa e como método adotaremos o cartográfico, analisando todo o percurso dos aprendentes ao produzirem suas narrativas transmídias, desde a convergência tecnológica, a cultura participativa e a inteligência coletiva para o processo de produção. Para fins de análise das etapas do processo de produção, a pesquisa foi realizada a partir de três etapas de intervenção pelo pesquisador, com entrevistas realizadas no processo, e análise das mídias produzidas. A mesma será analisada pela análise discursiva de linha francesa, e serão categorizadas pela convergência tecnológica dos meios de comunicação, cultura participativa e inteligência coletiva, baseado na cultura da convergência de Jenkins (2009). Os resultados surgiram de formas rizomáticas, a construção do processo de narrativas transmidiáticas caracterizou-se através da pluralidade de mídias para além de vídeos apresentados ao contexto da proposta inicial, fazendo a pesquisa revelar várias possibilidades de objetos a serem analisados, além de ter apontado a compreensão dos sujeitos ao integrar conteúdos a outras áreas de conhecimento, assim como organização entre os pares para uma prática de inteligência coletiva e utilizações de mídias e redes sociais, tornando-se mais evidentes a partir das aulas com problematizações e temas transversais.
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Partimos do pressuposto de que as escolas, em seus sistemas, ainda produzem conhecimentos restritos à conteúdos e não consideram os alunos enquanto aprendentes, tampouco utilizam-se de tecnologias digitais para o processo de mediação no processo de aprendizagem. Como aporte teórico, discutiremos a ‘Sociedade Líquida’, baseado em Bauman (2009), assim como ‘Sociedade em Rede’ de Castells (2009). Discutimos sobre a epistemologia da tecnologia e concretizamos com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no processo educacional. Discutimos, enquanto contexto educacional, a Teoria da Complexidade de Morin (2003) e acrescentamos a transdisciplinaridade, baseado em Moraes (2015), como alternativa a perspectiva disciplinar e as reflexões da cultura digital inerentes a prática educacional. 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Para fins de análise das etapas do processo de produção, a pesquisa foi realizada a partir de três etapas de intervenção pelo pesquisador, com entrevistas realizadas no processo, e análise das mídias produzidas. A mesma será analisada pela análise discursiva de linha francesa, e serão categorizadas pela convergência tecnológica dos meios de comunicação, cultura participativa e inteligência coletiva, baseado na cultura da convergência de Jenkins (2009). Os resultados surgiram de formas rizomáticas, a construção do processo de narrativas transmidiáticas caracterizou-se através da pluralidade de mídias para além de vídeos apresentados ao contexto da proposta inicial, fazendo a pesquisa revelar várias possibilidades de objetos a serem analisados, além de ter apontado a compreensão dos sujeitos ao integrar conteúdos a outras áreas de conhecimento, assim como organização entre os pares para uma prática de inteligência coletiva e utilizações de mídias e redes sociais, tornando-se mais evidentes a partir das aulas com problematizações e temas transversais.This thesis research is part of the graduate program in math and technology education as part of the research group of "digital media and intercultural mediations.This research has the general objective of understanding all the path taken by the learners of the first year of high school, when producing transmedia narrative based on mathematical contents, through disciplinary classes, problematizations and transversal themes, specifically in the thematic of function. We start from the hypothesis that the schools in their systems still produce knowledge restricted to content and do not consider students as learners, nor do they use digital technologies for the process of mediation in the learning process. As a theoretical contribution, we will discuss the 'Net Society', based on Bauman (2009), as well as Castells 'Network Society' (2009). We discuss the epistemology of technology and we concretize with the Digital Technologies of Information and Communication in the educational process. We point out, as an educational context, the need to break Cartesian paradigms, and to bring the Complexity Theory of Morin (2003) as a reference of the context of the research, as well as discussing progressive pedagogical trends as the north of teaching practices. We add the transdiciplinarity, based on Moraes (2015), as an alternative the disciplinary perspective and the reflections of the digital culture inherent to the educational practice. As a theory that supports the object of this research, we adopted the 'Culture of Convergence' of Jenkins (2009) by pointing out the massive and interactive technologies converging and not overlapping, and from it emerges the Transdurative Narrative as a way to narrate stories with various media platforms. We point out the researches - national and international through a systematic review of the last years (2009 -2018) hitherto presented that discuss Convergence Culture as a research context and are based on it. Therefore, this research is of the qualitative type and as a method we will adopt the cartographic, analyzing the entire course of the learners in producing their transmodious narratives, from technological convergence, participatory culture and collective intelligence to the production process. For the analysis of the stages of the production process, the research will be based on three stages of intervention by the researcher, with interviews conducted in the process, and analysis of the media produced. It will be analyzed by the discursive analysis of the French line, and will be categorized by the technological convergence of the media, participatory culture and collective intelligence, based on the convergence culture of Jenkins (2009). The results emerge in rhizomatic forms, the construction of the process of transmissive narratives was characterized through the plurality of media as well as videos presented to the context of the initial proposal, making the research reveal several possibilities of objects to be analyzed, besides pointing to the understanding of subjects by integrating content with other areas of knowledge, as well as organization among peers for a practice of collective intelligence and uses of media and social networks, becoming more evident from the classes with problematizations and cross-cutting themes.Esta investigación se inserta en el Programa de Posgrado en Educación Matemáticas y Tecnológica (EDUMATEC), en la participación del grupo de investigación “Mídias Digitais e Mediações interculturais”, y tiene el objetivo de comprender todo el trayecto adoptado por los aprendientes del 1º año de la enseñanza media, al producir narrativas transmedias, basados en contenidos matemáticos, a través de clases disciplinares, problematizaciones y temas transversales, específicamente en la temática de las funciones. Partimos de la hipótesis de que las escuelas, en sus sistemas, aún producen conocimientos restrictos a los contenidos y no llevan en cuenta a los alumnos como aprendientes, siquiera utilizan de las tecnologías digitales para el proceso de mediación en el aprendizaje. Como aporte teórico, discutimos la ‘Sociedad Líquida’, basados en Bauman (2009), y la ‘Sociedad en Red’ de Castells (2009). Discutimos sobre la epistemología de la tecnología y la concretizamos con las Tecnologías Digitales de la Información y Comunicación en el proceso educacional. Señalamos, en el contexto educacional, la necesidad de que se rompan paradigmas cartesianos, y que se propongan la Teoría de la Complexidad de Morin (2003) como referencia del contexto de la investigación, y también discutimos sobre las tendencias pedagógicas progresistas como norte para las prácticas docentes. Añadimos la transdiciplinaridad, basados en Moraes (2015), como alternativa a la perspectiva disciplinaria y a las reflexiones de la cultura digital inherentes a la práctica educacional. Como teoría que sostiene el objeto de esta investigación, adoptamos la ‘Cultura de la convergencia’, de Jenkins (2009), al destacar las tecnologías masivas e interactivas, convirtiéndolas, no sobreponiéndolas, y de ella surge la Narrativa Transmedia, como forma de narrar historias con varias plataformas de medias. Destacamos las investigaciones – nacionales e internacionales, a través de una revisión sistemática de los últimos años (2009 – 2018) – que discuten la Cultura de la Convergencia como contexto de la investigación y que se fundamentan a través de ella. Por lo tanto, esta investigación es del tipo cualitativa, y como método adoptamos el cartográfico, analizando todo el trayecto de los aprendientes cuando producen sus narrativas transmedias, destacando la convergencia tecnológica, la cultura participativa y la inteligencia colectiva para el proceso de producción. Para los análisis de las etapas de proceso de producción, la investigación se dio desde tres etapas de intervención del investigador, con dos instrumentos de coleta – entrevistas realizadas en el proceso, y el análisis de las medias producidas. La investigación se produjo por el análisis discursivo de la línea francesa y se han categorizados por la convergencia tecnológica de los medios de comunicación, por la cultura participativa y por la cultura colectiva, basados en la cultura de la convergencia de Jenkins (2009). Los resultados surgen de forma rizomáticas. La construcción del proceso de narrativas transmediaticas se caracterizó a través de la pluralidad de medias, que se presentó además de los vídeos presentados en el contexto de la propuesta inicial, proporcionando que la investigación revelara varias posibilidades de objetos para el análisis, además de haber señalado la comprensión de los pares al integrar contenidos matemáticos a otras áreas de conocimientos. Así como organización entre los pares (sujetos) para una práctica de inteligencia colectiva y utilizaciones de medias y redes sociales, convirtiéndose más claro desde las clases con problematizaciones y temas trasversales.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTecnologia educacionalInteligência coletivaComunicações digitaisUFPE - Pós-graduaçãoPerspectivas e processos dos aprendentes do 1º ano do ensino médio ao produzirem narrativas transmidiáticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Eber Gustavo da Silva Gomes.pdf.jpgTESE Eber Gustavo da Silva Gomes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1231https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34279/5/TESE%20Eber%20Gustavo%20da%20Silva%20Gomes.pdf.jpge0ccacaad8a03cc13ac047511e5d3b59MD55ORIGINALTESE Eber Gustavo da Silva Gomes.pdfTESE Eber Gustavo da Silva Gomes.pdfapplication/pdf7164208https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34279/1/TESE%20Eber%20Gustavo%20da%20Silva%20Gomes.pdfb40517d0f69df4161583f96942988ee7MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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