Das (im)possibilidades à criação : a criatividade corporificada na dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AGUIAR, Mariana Bentzen
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000m022
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52126
Resumo: A presente tese integra-se aos esforços de pesquisas recentes dentro do campo da Psicologia Sociocultural que buscam avaliar se modelos que estudam determinados processos cognitivos dão conta de captar a dimensão corporificada desta função superior. Agregando-se a esse cenário, este trabalho utilizou os pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Sociocultural da Criatividade para investigar o modelo dos 5A. Assim sendo, tem-se como objetivo geral compreender a dimensão corporificada no processo criativo vivenciado por dançarinos. O fenômeno da dança foi eleito como campo de pesquisa com base na compreensão de que, ao estudarmos o processo de externalização do processo criativo de dançarinos (a construção e execução de suas performances), estamos, a todo tempo, lidando com um processo fundamentalmente corporificado. Uma vez que se optou por investigarmos o fenômeno através de estudos de casos, participaram desta pesquisa dois dançarinos (um homem e uma mulher) que tinham graduação em dança e que se dedicam à dança de modo profissional. A fim de captar seus processos criativos, combinaram-se métodos qualitativos de base ideográfica para a construção dos dados: entrevistas semiestruturadas, entrevista narrativa, vídeos filmados pelos participantes e turnos reflexivos. Todos os dados construídos foram utilizados para que, em cada caso: (1) identificássemos as construções e reconstruções de significado acerca da corporeidade e da dança que foram trazidas explicitamente ou implicitamente pelo participante; (2) observássemos os processos convencionalização<>desconvencionalização presentes nas (re)construções destacadas na etapa anterior; (3) evidenciássemos o contexto do processo criativo ao caracterizar (em uma descrição pormenorizada) os momentos destacados pelos participantes em suas videografias. Uma vez realizada essas três etapas em ambos casos, analisamos todos os achados em busca de uma generalização de caráter abdutivo para, em seguida, retomamos nossa atenção ao modelo dos 5A e fazermos uma análise crítica dele ao confrontá-lo com nossos dados. Através da análise dos dados construídos percebemos que o modelo dos 5A consegue vislumbrar a dimensão corporificada do processo criativo tanto nas metaposições dos participantes, quanto nos seus usos das affordances. No tocante a esse último aspecto, os processos de convencionalização<>desconvencionalização mapeados se mostraram aspectos centrais para compreender os novos usos das affordances. Nossos dados, contudo, parecem ir além do modelo estudado ao expor o que intitulamos nesta tese de uma intencionalidade corporificada. Deste modo, concluímos que algumas adaptações ao modelo seriam necessárias para melhor vislumbrarmos a dimensão corporificada do processo criativo, tais como: adicionar uma nova dimensão (corpórea) às três dimensões já destacadas pela teoria da affordance. Isso, inclusive, permitiria vislumbrarmos a intencionalidade do sujeito criador como também uma intencionalidade corpórea.
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Assim sendo, tem-se como objetivo geral compreender a dimensão corporificada no processo criativo vivenciado por dançarinos. O fenômeno da dança foi eleito como campo de pesquisa com base na compreensão de que, ao estudarmos o processo de externalização do processo criativo de dançarinos (a construção e execução de suas performances), estamos, a todo tempo, lidando com um processo fundamentalmente corporificado. Uma vez que se optou por investigarmos o fenômeno através de estudos de casos, participaram desta pesquisa dois dançarinos (um homem e uma mulher) que tinham graduação em dança e que se dedicam à dança de modo profissional. A fim de captar seus processos criativos, combinaram-se métodos qualitativos de base ideográfica para a construção dos dados: entrevistas semiestruturadas, entrevista narrativa, vídeos filmados pelos participantes e turnos reflexivos. Todos os dados construídos foram utilizados para que, em cada caso: (1) identificássemos as construções e reconstruções de significado acerca da corporeidade e da dança que foram trazidas explicitamente ou implicitamente pelo participante; (2) observássemos os processos convencionalização<>desconvencionalização presentes nas (re)construções destacadas na etapa anterior; (3) evidenciássemos o contexto do processo criativo ao caracterizar (em uma descrição pormenorizada) os momentos destacados pelos participantes em suas videografias. Uma vez realizada essas três etapas em ambos casos, analisamos todos os achados em busca de uma generalização de caráter abdutivo para, em seguida, retomamos nossa atenção ao modelo dos 5A e fazermos uma análise crítica dele ao confrontá-lo com nossos dados. Através da análise dos dados construídos percebemos que o modelo dos 5A consegue vislumbrar a dimensão corporificada do processo criativo tanto nas metaposições dos participantes, quanto nos seus usos das affordances. No tocante a esse último aspecto, os processos de convencionalização<>desconvencionalização mapeados se mostraram aspectos centrais para compreender os novos usos das affordances. Nossos dados, contudo, parecem ir além do modelo estudado ao expor o que intitulamos nesta tese de uma intencionalidade corporificada. Deste modo, concluímos que algumas adaptações ao modelo seriam necessárias para melhor vislumbrarmos a dimensão corporificada do processo criativo, tais como: adicionar uma nova dimensão (corpórea) às três dimensões já destacadas pela teoria da affordance. Isso, inclusive, permitiria vislumbrarmos a intencionalidade do sujeito criador como também uma intencionalidade corpórea.CNPqThis thesis is part of recent research efforts within the field of Sociocultural Psychology that seek to investigate whether models that study certain cognitive processes are capable of capturing the embodied dimension of its superior function. Therefore, this work used the theoretical- methodological assumptions of Sociocultural Psychology of Creativity to investigate the 5A model. Hence, the general objective is to understand the creative process embodied in the dimension experienced by dancers. The phenomenon of dance was chosen as a field of research based on the understanding that, when we study the process of externalization of the creative process of dancers (the construction and execution of their performances), we are, at all times, dealing with a fundamentally embodied process. We decided to investigate the phenomenon through case studies, so we have chosen two dancers (a man and a woman) who had graduated in dance and who have been dedicated professionally to dance to participate in this research. In order to capture their creative processes, qualitative methods based on ideography were combined to build the data: semi- structured interviews, narrative interviews, videos filmed by the participants and reflective shifts. All data (from each of the cases) constructed were analyzed as follows: (1) we identified the constructions and reconstructions of meaning about corporeity and dance that were mentioned explicitly or implicitly by the participant; (2) observed the conventionalization<>deconventionalization processes present in the (re)constructions highlighted in the previous step; (3) we evidenced the context of the creative process highlighted by the participants in their videographies by characterizing (making a detailed description) such moments. Once these three steps have been performed in both cases, we check all the findings in search of an abductive generalization and then turn our attention to the 5A model by critically analyzing it, confronting it with our data. Through the analysis of the constructed data, we realized that the 5A model manages to glimpse the embodied dimension of the creative process both in the participants' metapositions and in their affordances’ use. Regarding this last aspect, mapping conventionalization<>deconventionalization processes proved to be a key aspect to understand the new uses of affordances. Our data, however, seem to go beyond the studied model by exposing what we call in this thesis an embodied intentionality. Thus, we concluded that some adaptations to the model would be necessary to better visualize the embodied dimension of the creative process, such as: adding a new (corporeal) dimension to the three dimensions already highlighted by the affordance theory. We propose that this would even allow us to glimpse not only the subject’s intentionality as also a corporeal intentionality.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Psicologia CognitivaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPsicologia cognitivaCriatividadePsicologia sociocultural da criatividadeCorporeidadeDançaDas (im)possibilidades à criação : a criatividade corporificada na dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Mariana Bentzen Aguiar.pdfTESE Mariana Bentzen Aguiar.pdfapplication/pdf1366941https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52126/1/TESE%20Mariana%20Bentzen%20Aguiar.pdfc170c7ef21bf3ea7fc6598df4dda01c2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52126/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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