A cara do cinema pernambucano contemporâneo e suas representações maternas
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Data de Publicação: | 2023 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55082 |
Resumo: | Construída como uma constelação de memórias escrita em formato de cartas endereçadas ao meu filho, a presente dissertação-carta se organiza em três partes articuladas. A primeira é escrita como uma Carta-denúncia, em que nos inspiramos no trabalho do grupo Gemaa (2012; 2018) para investigar a cara do cinema pernambucano que tem criado personagens maternas. Cartografamos os longas-metragens realizados na década mais fértil cinematograficamente para o Estado, em 2010, e investigamos em termos de gênero e raça quais corpos-tela (Martins, 2020) estão atuando nas principais funções de criação do cinema, como diretoras/diretores e roteiristas. Na segunda parte, escrita como uma Carta-manifesto, pesquisamos o estado da arte sobre as representações maternas, estudando como os papéis sociais de gênero cisheteronormativos (Saffioti, 1987) gestam os papéis cinematográficos e as imagens de controle (Collins, 2009; Bueno, 2020) sexistas e racistas do cinema e como essas imagens influenciam nossa subjetividade, nossa autodefinição e nossa autorrepresentação/performance. Por fim, escrita como uma Carta-diálogo, mapeamos as personagens maternas criadas nos longas-metragens de ficção pernambucanos na década de 2010 e percebemos que elas representam imagens de denúncia, termo que criamos para classificá-las. Terminamos tecendo análises fílmicas sobre as mães de Kleber Mendonça Filho, nos filmes O som ao redor (2013) e Aquarius (2016), e de Gabriel Mascaro, nos filmes Boi neon (2016) e Divino amor (2019), estudando quem são essas mães, quais avenidas identitárias as atravessam e como elas vivenciam a maternidade. Essas cartas navegam por mapas geográficos, parindo cartografias sobre o cinema pernambucano na década de 2010, mas também percorrem mapas afetivos, em um diálogo que é tanto íntimo e pessoal, por ser traçado com meu filho, ao mesmo tempo que também é coletivo e público, por ser um diálogo sobre maternidade e cinema, sobre ser e representar socialmente e cinematograficamente. Essa dissertação-carta também se inspirou na tese de Maurício Virgulino Silva (2022, ECA/USP), escrita em formato de cartas para a sua filha que virá a ser, Teodora. Eu escrevo cartas para o meu filho que já é, Benjamim Rudá. |
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AZEVEDO, Clarissa Fraga Barbosa Gonçalves dehttp://lattes.cnpq.br/8334979300583011http://lattes.cnpq.br/2462630368138314http://lattes.cnpq.br/4584031958412831CRUZ, Nina Velasco eLEITE, Fernanda Capibaribe2024-02-08T15:42:10Z2024-02-08T15:42:10Z2023-06-30AZEVEDO, Clarissa Fraga Barbosa Gonçalves de. A cara do cinema pernambucano contemporâneo e suas representações maternas. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55082ark:/64986/001300000b7cbConstruída como uma constelação de memórias escrita em formato de cartas endereçadas ao meu filho, a presente dissertação-carta se organiza em três partes articuladas. A primeira é escrita como uma Carta-denúncia, em que nos inspiramos no trabalho do grupo Gemaa (2012; 2018) para investigar a cara do cinema pernambucano que tem criado personagens maternas. Cartografamos os longas-metragens realizados na década mais fértil cinematograficamente para o Estado, em 2010, e investigamos em termos de gênero e raça quais corpos-tela (Martins, 2020) estão atuando nas principais funções de criação do cinema, como diretoras/diretores e roteiristas. Na segunda parte, escrita como uma Carta-manifesto, pesquisamos o estado da arte sobre as representações maternas, estudando como os papéis sociais de gênero cisheteronormativos (Saffioti, 1987) gestam os papéis cinematográficos e as imagens de controle (Collins, 2009; Bueno, 2020) sexistas e racistas do cinema e como essas imagens influenciam nossa subjetividade, nossa autodefinição e nossa autorrepresentação/performance. Por fim, escrita como uma Carta-diálogo, mapeamos as personagens maternas criadas nos longas-metragens de ficção pernambucanos na década de 2010 e percebemos que elas representam imagens de denúncia, termo que criamos para classificá-las. Terminamos tecendo análises fílmicas sobre as mães de Kleber Mendonça Filho, nos filmes O som ao redor (2013) e Aquarius (2016), e de Gabriel Mascaro, nos filmes Boi neon (2016) e Divino amor (2019), estudando quem são essas mães, quais avenidas identitárias as atravessam e como elas vivenciam a maternidade. Essas cartas navegam por mapas geográficos, parindo cartografias sobre o cinema pernambucano na década de 2010, mas também percorrem mapas afetivos, em um diálogo que é tanto íntimo e pessoal, por ser traçado com meu filho, ao mesmo tempo que também é coletivo e público, por ser um diálogo sobre maternidade e cinema, sobre ser e representar socialmente e cinematograficamente. Essa dissertação-carta também se inspirou na tese de Maurício Virgulino Silva (2022, ECA/USP), escrita em formato de cartas para a sua filha que virá a ser, Teodora. Eu escrevo cartas para o meu filho que já é, Benjamim Rudá.FACEPEThis Thesis-Letter is divided into three parts and it’s structured as a constellation of memories and written in a format of letters addressed to my son. The first part is written as a Complaint-Letter, in which we have, inspired by the work of the Gemaa group (2012; 2018), investigated the face of Pernambuco’s cinema, which has created some mother characters. We mapped the feature films made in the most cinematically fertile decade for Pernambuco State, the 2010s, and we examined in terms of gender and race what kind of screen-bodies (Martins, 2020) are acting in the main functions of cinema creation, such as directors and screenwriters. In the second part, written as a Manifesto-Letter, we researched mother figures examining how the roles of cisheteronormative gender social groups (Saffioti, 1987) gestate the cinematographic roles and the sexist and racist images of control (Collins, 2009; Bueno, 2020) in cinema; and how these images influence our subjectivity, our self-definition and our self- representation/performance. Finally, written as a Dialogue-Letter, we mapped the maternal characters created in the fiction feature films of Pernambuco in the 2010s and we realized that they represent images of denunciation: term we created to classify them. We finish off by weaving film analyzes about the mothers of Kleber Mendonça Filho’s, in the films O som ao redor (2013), Aquarius (2016), and Gabriel Mascaro’s, in the films Boi neon (2016) and Divino amor (2019), studying who these mothers are, what identity avenues (Akotirene, 2019) cross them and how they experience motherhood. These letters navigate geographic maps, giving birth to cartographies about Pernambuco’s cinema in the 2010s, but they also go through affective maps, in a dialogue that is both intimate and personal, once it has been plotted with my son, and yet it is also collective and public, as it is a dialogue about motherhood and cinema, about being and representing socially and cinematically. This Thesis-Letter was also inspired by the doctoral dissertation by Maurício Virgulino Silva (2022, ECA/USP), written in format of letters to his future daughter, Teodora. As for me, I write letters to my son who is already Benjamim Rudá.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCinema pernambucanoRepresentações maternasA cara do cinema pernambucano contemporâneo e suas representações maternasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTACAO Clarissa Fraga Barbosa Goncalves de Azevedo.pdfDISSERTACAO Clarissa Fraga Barbosa Goncalves de Azevedo.pdfapplication/pdf4770011https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55082/1/DISSERTACAO%20Clarissa%20Fraga%20Barbosa%20Goncalves%20de%20Azevedo.pdfeeb8a8d4d44938e7111980a4ffe16242MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55082/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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