Processos de construção das práticas de escolarização em Pernambuco, em fins do século XVIII e primeira metade do século XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Adriana Maria Paulo da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49278
Resumo: O presente trabalho objetivou demonstrar os processos de construção das práticas de escolarização em Pernambuco, entre fins do século XVIII e a primeira metade do século XIX. Fundamentando-se, principalmente nos registros governamentais referentes ao funcionamento, controle e manutenção das práticas públicas de instrução primária de Pernambuco– notadamente nas Séries Instrução Pública; Câmaras Municipais; Registros; Petições e Ordens Régias, sob a guarda do APEJE–; procedeu-se à análise dos processos de montagem e financiamento das aulas públicas de Instrução Primária na Capitania e na Província, enfatizando-se que tais processos– não obstante à experiência colonial e a existência da escravidão–, estiveram sempre na dependência das decisões políticas das elites locais, mesmo posteriormente à Independência, e nunca abrigaram nenhum tipo de interdição legal específica no sentido de impedir o acesso da população livre e pobre, à condição docente e/ou discente. Com relação aos professores públicos e particulares da capitania e da Província, este trabalho demonstrou o quão variadas foram as suas origens, cores, estratégias de atuação, e o quanto eles também participaram dos usos e abusos da escolarização pública, secularmente utilizada como uma arma política nas mãos dos potentados locais. Por fim este trabalho demonstrou ter sido étnica e socialmente diversificado o público que freqüentou os espaços formais de instrução primária, em Pernambuco, na primeira metade do século XIX.
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Fundamentando-se, principalmente nos registros governamentais referentes ao funcionamento, controle e manutenção das práticas públicas de instrução primária de Pernambuco– notadamente nas Séries Instrução Pública; Câmaras Municipais; Registros; Petições e Ordens Régias, sob a guarda do APEJE–; procedeu-se à análise dos processos de montagem e financiamento das aulas públicas de Instrução Primária na Capitania e na Província, enfatizando-se que tais processos– não obstante à experiência colonial e a existência da escravidão–, estiveram sempre na dependência das decisões políticas das elites locais, mesmo posteriormente à Independência, e nunca abrigaram nenhum tipo de interdição legal específica no sentido de impedir o acesso da população livre e pobre, à condição docente e/ou discente. Com relação aos professores públicos e particulares da capitania e da Província, este trabalho demonstrou o quão variadas foram as suas origens, cores, estratégias de atuação, e o quanto eles também participaram dos usos e abusos da escolarização pública, secularmente utilizada como uma arma política nas mãos dos potentados locais. Por fim este trabalho demonstrou ter sido étnica e socialmente diversificado o público que freqüentou os espaços formais de instrução primária, em Pernambuco, na primeira metade do século XIX.CAPESThe present work aimed to demonstrate the processes of construction of the practices of schooling in Pernambuco, between ends of the century XVIII and the first half of the century XIX. Being substantiated, principally in the government registers referring to the functioning, control and maintenance of the public practices of primary education of Pernambuco– especially in the Series Public Education; Town Halls; Registers; Requests and Royal Orders, under power of the APEJE–; proceeded to the analysis of the processes of assembly and financing of the public classrooms of Primary Education in the Captaincy; one concluded what such processes – nevertheless to the colonial experience and the existence of the slavery–, they were always in the dependence of the political options of the local elites, even subsequently to the Independence, and they never sheltered any type of legal specific closure in the sense of obstructing the access of the free and poor population, to the learning and / or teaching condition. Regarding the public and particular teachers of the captaincy and of the Province, this work demonstrated it how varied were his origins, colors, strategies of acting, and how much you link also they participated of the uses and abuses of the public schooling, used like a political weapon in the hands of the local potentates. Finally this work demonstrated to have been ethnic and when the public who frequented the formal spaces of primary education, in Pernambuco, in first half of the century XIX was socially diversified.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em HistoriaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHistória do Brasil – EducaçãoPernambuco, Colônia e Império – Ensino público e privado – Primeiras letrasPráticas de escolarização – Público discente e docente – Diversidade étnica e social – Política educacionalProcessos de construção das práticas de escolarização em Pernambuco, em fins do século XVIII e primeira metade do século XIXinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Adriana Maria Paulo da Silva.pdf.txtTESE Adriana Maria Paulo da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain796314https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49278/4/TESE%20Adriana%20Maria%20Paulo%20da%20Silva.pdf.txtfb8d127e30649d15c6f437a06fd34790MD54THUMBNAILTESE Adriana Maria Paulo da Silva.pdf.jpgTESE Adriana Maria Paulo da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1210https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49278/5/TESE%20Adriana%20Maria%20Paulo%20da%20Silva.pdf.jpgd06dc41359670476de7f3787ea2a4e91MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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