Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Copola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, André Antônio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10499
Resumo: Este trabalho pretende estudar as práticas artísticas distintas de dois cineastas contemporâneos – Philippe Garrel e Sofia Coppola – enxergando-as, porém, integradas a uma mesma e longa tradição de artistas: aquela que, desde os primórdios do romantismo europeu, tem colocado a melancolia como a força-motriz de seus trabalhos. Nestes, a melancolia frequentemente engendra, como uma espécie de correlato natural, o sentimento de nostalgia. Mas ao contrário do que o discurso crítico habitualmente propõe, a nostalgia dessas obras não é em si conservadora, simplista ou ingênua; não é uma cura paliativa, pacificadora ou solução fácil para a angústia melancólica que surge com a modernidade. A nostalgia aí é, antes, uma forma crítica de fugir de uma atualidade linear insípida ou sensório-motora – de escapar do otimismo do progresso – e ir buscar algo de mais profundo e mais complexo em lençóis e circuitos distantes do passado: a possibilidade de, nos termos de Walter Benjamin, uma experiência verdadeira (Erfahrung). O corpus principal da pesquisa consiste, por um lado, em dois longas-metragens de Garrel que, nostalgicamente, evocam o fim dos anos 60: Sauvage innocence (2001) e Les amants réguliers (2005). No primeiro, Garrel interessa-se por capturar a aura distante e fantasmagórica daquela época, enquanto que no segundo ele a enxerga não como um ponto mensurável num correr mecânico do tempo, mas como uma, nos termos de Deleuze, idade do mundo. Por outro lado, em Maria Antonieta (2006), Coppola não apenas justapõe as idades mas faz com que elas coexistam e se relacionem mais diretamente, através de um anacronismo ao mesmo tempo dissonante e nostálgico que conecta o presente, os anos 80, o século XVIII, um vago e edênico passado ainda mais anterior e a frágil esperança de um caminho futuro. O quadro fundamental de referências teóricas das análises compôs-se, por um lado, pelo pensamento de Benjamin, sobretudo pelo modo como ele relaciona distância temporal, experiência e arte; por outro lado, pelos sistemas bergson-deleuzianos de se pensar, por meio de distinções de natureza e não apenas de grau, o tempo e o movimento, o espírito e a matéria; e, por fim, pela ideia de Jacques Racière de todo um novo regime – e não apenas uma mera mudança de “estilo” ou de “escola” artística – que surge com a modernidade estética e cujas formas de funcionamento ainda determinam as operações e estratégias cinematográficas aqui observadas.
id UFPE_ee18c12f8ee1e8e40ecb7c7691dac087
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/10499
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling BARBOSA, André AntônioPRYSTHON, Angela Freire2015-03-04T18:42:51Z2015-03-04T18:42:51Z2013-02-22https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10499Este trabalho pretende estudar as práticas artísticas distintas de dois cineastas contemporâneos – Philippe Garrel e Sofia Coppola – enxergando-as, porém, integradas a uma mesma e longa tradição de artistas: aquela que, desde os primórdios do romantismo europeu, tem colocado a melancolia como a força-motriz de seus trabalhos. Nestes, a melancolia frequentemente engendra, como uma espécie de correlato natural, o sentimento de nostalgia. Mas ao contrário do que o discurso crítico habitualmente propõe, a nostalgia dessas obras não é em si conservadora, simplista ou ingênua; não é uma cura paliativa, pacificadora ou solução fácil para a angústia melancólica que surge com a modernidade. A nostalgia aí é, antes, uma forma crítica de fugir de uma atualidade linear insípida ou sensório-motora – de escapar do otimismo do progresso – e ir buscar algo de mais profundo e mais complexo em lençóis e circuitos distantes do passado: a possibilidade de, nos termos de Walter Benjamin, uma experiência verdadeira (Erfahrung). O corpus principal da pesquisa consiste, por um lado, em dois longas-metragens de Garrel que, nostalgicamente, evocam o fim dos anos 60: Sauvage innocence (2001) e Les amants réguliers (2005). No primeiro, Garrel interessa-se por capturar a aura distante e fantasmagórica daquela época, enquanto que no segundo ele a enxerga não como um ponto mensurável num correr mecânico do tempo, mas como uma, nos termos de Deleuze, idade do mundo. Por outro lado, em Maria Antonieta (2006), Coppola não apenas justapõe as idades mas faz com que elas coexistam e se relacionem mais diretamente, através de um anacronismo ao mesmo tempo dissonante e nostálgico que conecta o presente, os anos 80, o século XVIII, um vago e edênico passado ainda mais anterior e a frágil esperança de um caminho futuro. O quadro fundamental de referências teóricas das análises compôs-se, por um lado, pelo pensamento de Benjamin, sobretudo pelo modo como ele relaciona distância temporal, experiência e arte; por outro lado, pelos sistemas bergson-deleuzianos de se pensar, por meio de distinções de natureza e não apenas de grau, o tempo e o movimento, o espírito e a matéria; e, por fim, pela ideia de Jacques Racière de todo um novo regime – e não apenas uma mera mudança de “estilo” ou de “escola” artística – que surge com a modernidade estética e cujas formas de funcionamento ainda determinam as operações e estratégias cinematográficas aqui observadas.FACEPEporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEstéticaExperiênciaGilles DeleuzeMelancoliaModernidadeNostalgiaPhilippe GarrelSofia CoppolaWalter BenjaminNostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Copolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDissertaçao André Antônio Barbosa Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Coppola.pdf.jpgDissertaçao André Antônio Barbosa Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Coppola.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1129https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10499/5/Disserta%c3%a7ao%20Andr%c3%a9%20Ant%c3%b4nio%20Barbosa%20Nostalgia%20e%20melancolia%20nos%20cinemas%20de%20Philippe%20Garrel%20e%20Sofia%20Coppola.pdf.jpga7e4e4c594da22ab29dad2a3fbb4e8bcMD55ORIGINALDissertaçao André Antônio Barbosa Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Coppola.pdfDissertaçao André Antônio Barbosa Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Coppola.pdfapplication/pdf1890539https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10499/1/Disserta%c3%a7ao%20Andr%c3%a9%20Ant%c3%b4nio%20Barbosa%20Nostalgia%20e%20melancolia%20nos%20cinemas%20de%20Philippe%20Garrel%20e%20Sofia%20Coppola.pdf1ed20ec06df3864c87bd0d515e78de46MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10499/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10499/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDissertaçao André Antônio Barbosa Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Coppola.pdf.txtDissertaçao André Antônio Barbosa Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Coppola.pdf.txtExtracted texttext/plain306143https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10499/4/Disserta%c3%a7ao%20Andr%c3%a9%20Ant%c3%b4nio%20Barbosa%20Nostalgia%20e%20melancolia%20nos%20cinemas%20de%20Philippe%20Garrel%20e%20Sofia%20Coppola.pdf.txt58b55bbdaaa98fc0aea9edadc40c0178MD54123456789/104992019-10-25 16:20:57.808oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T19:20:57Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Copola
title Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Copola
spellingShingle Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Copola
BARBOSA, André Antônio
Estética
Experiência
Gilles Deleuze
Melancolia
Modernidade
Nostalgia
Philippe Garrel
Sofia Coppola
Walter Benjamin
title_short Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Copola
title_full Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Copola
title_fullStr Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Copola
title_full_unstemmed Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Copola
title_sort Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Copola
author BARBOSA, André Antônio
author_facet BARBOSA, André Antônio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARBOSA, André Antônio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv PRYSTHON, Angela Freire
contributor_str_mv PRYSTHON, Angela Freire
dc.subject.por.fl_str_mv Estética
Experiência
Gilles Deleuze
Melancolia
Modernidade
Nostalgia
Philippe Garrel
Sofia Coppola
Walter Benjamin
topic Estética
Experiência
Gilles Deleuze
Melancolia
Modernidade
Nostalgia
Philippe Garrel
Sofia Coppola
Walter Benjamin
description Este trabalho pretende estudar as práticas artísticas distintas de dois cineastas contemporâneos – Philippe Garrel e Sofia Coppola – enxergando-as, porém, integradas a uma mesma e longa tradição de artistas: aquela que, desde os primórdios do romantismo europeu, tem colocado a melancolia como a força-motriz de seus trabalhos. Nestes, a melancolia frequentemente engendra, como uma espécie de correlato natural, o sentimento de nostalgia. Mas ao contrário do que o discurso crítico habitualmente propõe, a nostalgia dessas obras não é em si conservadora, simplista ou ingênua; não é uma cura paliativa, pacificadora ou solução fácil para a angústia melancólica que surge com a modernidade. A nostalgia aí é, antes, uma forma crítica de fugir de uma atualidade linear insípida ou sensório-motora – de escapar do otimismo do progresso – e ir buscar algo de mais profundo e mais complexo em lençóis e circuitos distantes do passado: a possibilidade de, nos termos de Walter Benjamin, uma experiência verdadeira (Erfahrung). O corpus principal da pesquisa consiste, por um lado, em dois longas-metragens de Garrel que, nostalgicamente, evocam o fim dos anos 60: Sauvage innocence (2001) e Les amants réguliers (2005). No primeiro, Garrel interessa-se por capturar a aura distante e fantasmagórica daquela época, enquanto que no segundo ele a enxerga não como um ponto mensurável num correr mecânico do tempo, mas como uma, nos termos de Deleuze, idade do mundo. Por outro lado, em Maria Antonieta (2006), Coppola não apenas justapõe as idades mas faz com que elas coexistam e se relacionem mais diretamente, através de um anacronismo ao mesmo tempo dissonante e nostálgico que conecta o presente, os anos 80, o século XVIII, um vago e edênico passado ainda mais anterior e a frágil esperança de um caminho futuro. O quadro fundamental de referências teóricas das análises compôs-se, por um lado, pelo pensamento de Benjamin, sobretudo pelo modo como ele relaciona distância temporal, experiência e arte; por outro lado, pelos sistemas bergson-deleuzianos de se pensar, por meio de distinções de natureza e não apenas de grau, o tempo e o movimento, o espírito e a matéria; e, por fim, pela ideia de Jacques Racière de todo um novo regime – e não apenas uma mera mudança de “estilo” ou de “escola” artística – que surge com a modernidade estética e cujas formas de funcionamento ainda determinam as operações e estratégias cinematográficas aqui observadas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T18:42:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T18:42:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10499
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10499/5/Disserta%c3%a7ao%20Andr%c3%a9%20Ant%c3%b4nio%20Barbosa%20Nostalgia%20e%20melancolia%20nos%20cinemas%20de%20Philippe%20Garrel%20e%20Sofia%20Coppola.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10499/1/Disserta%c3%a7ao%20Andr%c3%a9%20Ant%c3%b4nio%20Barbosa%20Nostalgia%20e%20melancolia%20nos%20cinemas%20de%20Philippe%20Garrel%20e%20Sofia%20Coppola.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10499/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10499/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10499/4/Disserta%c3%a7ao%20Andr%c3%a9%20Ant%c3%b4nio%20Barbosa%20Nostalgia%20e%20melancolia%20nos%20cinemas%20de%20Philippe%20Garrel%20e%20Sofia%20Coppola.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a7e4e4c594da22ab29dad2a3fbb4e8bc
1ed20ec06df3864c87bd0d515e78de46
66e71c371cc565284e70f40736c94386
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
58b55bbdaaa98fc0aea9edadc40c0178
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310631084261376