Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Copola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10499 |
Resumo: | Este trabalho pretende estudar as práticas artísticas distintas de dois cineastas contemporâneos – Philippe Garrel e Sofia Coppola – enxergando-as, porém, integradas a uma mesma e longa tradição de artistas: aquela que, desde os primórdios do romantismo europeu, tem colocado a melancolia como a força-motriz de seus trabalhos. Nestes, a melancolia frequentemente engendra, como uma espécie de correlato natural, o sentimento de nostalgia. Mas ao contrário do que o discurso crítico habitualmente propõe, a nostalgia dessas obras não é em si conservadora, simplista ou ingênua; não é uma cura paliativa, pacificadora ou solução fácil para a angústia melancólica que surge com a modernidade. A nostalgia aí é, antes, uma forma crítica de fugir de uma atualidade linear insípida ou sensório-motora – de escapar do otimismo do progresso – e ir buscar algo de mais profundo e mais complexo em lençóis e circuitos distantes do passado: a possibilidade de, nos termos de Walter Benjamin, uma experiência verdadeira (Erfahrung). O corpus principal da pesquisa consiste, por um lado, em dois longas-metragens de Garrel que, nostalgicamente, evocam o fim dos anos 60: Sauvage innocence (2001) e Les amants réguliers (2005). No primeiro, Garrel interessa-se por capturar a aura distante e fantasmagórica daquela época, enquanto que no segundo ele a enxerga não como um ponto mensurável num correr mecânico do tempo, mas como uma, nos termos de Deleuze, idade do mundo. Por outro lado, em Maria Antonieta (2006), Coppola não apenas justapõe as idades mas faz com que elas coexistam e se relacionem mais diretamente, através de um anacronismo ao mesmo tempo dissonante e nostálgico que conecta o presente, os anos 80, o século XVIII, um vago e edênico passado ainda mais anterior e a frágil esperança de um caminho futuro. O quadro fundamental de referências teóricas das análises compôs-se, por um lado, pelo pensamento de Benjamin, sobretudo pelo modo como ele relaciona distância temporal, experiência e arte; por outro lado, pelos sistemas bergson-deleuzianos de se pensar, por meio de distinções de natureza e não apenas de grau, o tempo e o movimento, o espírito e a matéria; e, por fim, pela ideia de Jacques Racière de todo um novo regime – e não apenas uma mera mudança de “estilo” ou de “escola” artística – que surge com a modernidade estética e cujas formas de funcionamento ainda determinam as operações e estratégias cinematográficas aqui observadas. |
id |
UFPE_ee18c12f8ee1e8e40ecb7c7691dac087 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/10499 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
BARBOSA, André AntônioPRYSTHON, Angela Freire2015-03-04T18:42:51Z2015-03-04T18:42:51Z2013-02-22https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10499Este trabalho pretende estudar as práticas artísticas distintas de dois cineastas contemporâneos – Philippe Garrel e Sofia Coppola – enxergando-as, porém, integradas a uma mesma e longa tradição de artistas: aquela que, desde os primórdios do romantismo europeu, tem colocado a melancolia como a força-motriz de seus trabalhos. Nestes, a melancolia frequentemente engendra, como uma espécie de correlato natural, o sentimento de nostalgia. Mas ao contrário do que o discurso crítico habitualmente propõe, a nostalgia dessas obras não é em si conservadora, simplista ou ingênua; não é uma cura paliativa, pacificadora ou solução fácil para a angústia melancólica que surge com a modernidade. A nostalgia aí é, antes, uma forma crítica de fugir de uma atualidade linear insípida ou sensório-motora – de escapar do otimismo do progresso – e ir buscar algo de mais profundo e mais complexo em lençóis e circuitos distantes do passado: a possibilidade de, nos termos de Walter Benjamin, uma experiência verdadeira (Erfahrung). O corpus principal da pesquisa consiste, por um lado, em dois longas-metragens de Garrel que, nostalgicamente, evocam o fim dos anos 60: Sauvage innocence (2001) e Les amants réguliers (2005). No primeiro, Garrel interessa-se por capturar a aura distante e fantasmagórica daquela época, enquanto que no segundo ele a enxerga não como um ponto mensurável num correr mecânico do tempo, mas como uma, nos termos de Deleuze, idade do mundo. Por outro lado, em Maria Antonieta (2006), Coppola não apenas justapõe as idades mas faz com que elas coexistam e se relacionem mais diretamente, através de um anacronismo ao mesmo tempo dissonante e nostálgico que conecta o presente, os anos 80, o século XVIII, um vago e edênico passado ainda mais anterior e a frágil esperança de um caminho futuro. O quadro fundamental de referências teóricas das análises compôs-se, por um lado, pelo pensamento de Benjamin, sobretudo pelo modo como ele relaciona distância temporal, experiência e arte; por outro lado, pelos sistemas bergson-deleuzianos de se pensar, por meio de distinções de natureza e não apenas de grau, o tempo e o movimento, o espírito e a matéria; e, por fim, pela ideia de Jacques Racière de todo um novo regime – e não apenas uma mera mudança de “estilo” ou de “escola” artística – que surge com a modernidade estética e cujas formas de funcionamento ainda determinam as operações e estratégias cinematográficas aqui observadas.FACEPEporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEstéticaExperiênciaGilles DeleuzeMelancoliaModernidadeNostalgiaPhilippe GarrelSofia CoppolaWalter BenjaminNostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Copolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDissertaçao André Antônio Barbosa Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Coppola.pdf.jpgDissertaçao André Antônio Barbosa Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Coppola.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1129https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10499/5/Disserta%c3%a7ao%20Andr%c3%a9%20Ant%c3%b4nio%20Barbosa%20Nostalgia%20e%20melancolia%20nos%20cinemas%20de%20Philippe%20Garrel%20e%20Sofia%20Coppola.pdf.jpga7e4e4c594da22ab29dad2a3fbb4e8bcMD55ORIGINALDissertaçao André Antônio Barbosa Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Coppola.pdfDissertaçao André Antônio Barbosa Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Coppola.pdfapplication/pdf1890539https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10499/1/Disserta%c3%a7ao%20Andr%c3%a9%20Ant%c3%b4nio%20Barbosa%20Nostalgia%20e%20melancolia%20nos%20cinemas%20de%20Philippe%20Garrel%20e%20Sofia%20Coppola.pdf1ed20ec06df3864c87bd0d515e78de46MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10499/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10499/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDissertaçao André Antônio Barbosa Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Coppola.pdf.txtDissertaçao André Antônio Barbosa Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Coppola.pdf.txtExtracted texttext/plain306143https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10499/4/Disserta%c3%a7ao%20Andr%c3%a9%20Ant%c3%b4nio%20Barbosa%20Nostalgia%20e%20melancolia%20nos%20cinemas%20de%20Philippe%20Garrel%20e%20Sofia%20Coppola.pdf.txt58b55bbdaaa98fc0aea9edadc40c0178MD54123456789/104992019-10-25 16:20:57.808oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T19:20:57Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Copola |
title |
Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Copola |
spellingShingle |
Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Copola BARBOSA, André Antônio Estética Experiência Gilles Deleuze Melancolia Modernidade Nostalgia Philippe Garrel Sofia Coppola Walter Benjamin |
title_short |
Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Copola |
title_full |
Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Copola |
title_fullStr |
Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Copola |
title_full_unstemmed |
Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Copola |
title_sort |
Nostalgia e melancolia nos cinemas de Philippe Garrel e Sofia Copola |
author |
BARBOSA, André Antônio |
author_facet |
BARBOSA, André Antônio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARBOSA, André Antônio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
PRYSTHON, Angela Freire |
contributor_str_mv |
PRYSTHON, Angela Freire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estética Experiência Gilles Deleuze Melancolia Modernidade Nostalgia Philippe Garrel Sofia Coppola Walter Benjamin |
topic |
Estética Experiência Gilles Deleuze Melancolia Modernidade Nostalgia Philippe Garrel Sofia Coppola Walter Benjamin |
description |
Este trabalho pretende estudar as práticas artísticas distintas de dois cineastas contemporâneos – Philippe Garrel e Sofia Coppola – enxergando-as, porém, integradas a uma mesma e longa tradição de artistas: aquela que, desde os primórdios do romantismo europeu, tem colocado a melancolia como a força-motriz de seus trabalhos. Nestes, a melancolia frequentemente engendra, como uma espécie de correlato natural, o sentimento de nostalgia. Mas ao contrário do que o discurso crítico habitualmente propõe, a nostalgia dessas obras não é em si conservadora, simplista ou ingênua; não é uma cura paliativa, pacificadora ou solução fácil para a angústia melancólica que surge com a modernidade. A nostalgia aí é, antes, uma forma crítica de fugir de uma atualidade linear insípida ou sensório-motora – de escapar do otimismo do progresso – e ir buscar algo de mais profundo e mais complexo em lençóis e circuitos distantes do passado: a possibilidade de, nos termos de Walter Benjamin, uma experiência verdadeira (Erfahrung). O corpus principal da pesquisa consiste, por um lado, em dois longas-metragens de Garrel que, nostalgicamente, evocam o fim dos anos 60: Sauvage innocence (2001) e Les amants réguliers (2005). No primeiro, Garrel interessa-se por capturar a aura distante e fantasmagórica daquela época, enquanto que no segundo ele a enxerga não como um ponto mensurável num correr mecânico do tempo, mas como uma, nos termos de Deleuze, idade do mundo. Por outro lado, em Maria Antonieta (2006), Coppola não apenas justapõe as idades mas faz com que elas coexistam e se relacionem mais diretamente, através de um anacronismo ao mesmo tempo dissonante e nostálgico que conecta o presente, os anos 80, o século XVIII, um vago e edênico passado ainda mais anterior e a frágil esperança de um caminho futuro. O quadro fundamental de referências teóricas das análises compôs-se, por um lado, pelo pensamento de Benjamin, sobretudo pelo modo como ele relaciona distância temporal, experiência e arte; por outro lado, pelos sistemas bergson-deleuzianos de se pensar, por meio de distinções de natureza e não apenas de grau, o tempo e o movimento, o espírito e a matéria; e, por fim, pela ideia de Jacques Racière de todo um novo regime – e não apenas uma mera mudança de “estilo” ou de “escola” artística – que surge com a modernidade estética e cujas formas de funcionamento ainda determinam as operações e estratégias cinematográficas aqui observadas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-02-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T18:42:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T18:42:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10499 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10499/5/Disserta%c3%a7ao%20Andr%c3%a9%20Ant%c3%b4nio%20Barbosa%20Nostalgia%20e%20melancolia%20nos%20cinemas%20de%20Philippe%20Garrel%20e%20Sofia%20Coppola.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10499/1/Disserta%c3%a7ao%20Andr%c3%a9%20Ant%c3%b4nio%20Barbosa%20Nostalgia%20e%20melancolia%20nos%20cinemas%20de%20Philippe%20Garrel%20e%20Sofia%20Coppola.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10499/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10499/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10499/4/Disserta%c3%a7ao%20Andr%c3%a9%20Ant%c3%b4nio%20Barbosa%20Nostalgia%20e%20melancolia%20nos%20cinemas%20de%20Philippe%20Garrel%20e%20Sofia%20Coppola.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a7e4e4c594da22ab29dad2a3fbb4e8bc 1ed20ec06df3864c87bd0d515e78de46 66e71c371cc565284e70f40736c94386 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 58b55bbdaaa98fc0aea9edadc40c0178 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310631084261376 |