Maravilhoso e educação no classicismo: a dimensão educativa nas obras de Fénelon, La Fontaine e Perrault

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Cecília Carneiro Leão
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000005747
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32567
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spelling FERREIRA, Cecília Carneiro Leãohttp://lattes.cnpq.br/2193285962157730http://lattes.cnpq.br/2859455583479309HOLANDA, LourivalWANDERLEY, André de Sena2019-09-11T17:57:39Z2019-09-11T17:57:39Z2018-08-27https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32567ark:/64986/0013000005747WANDERLEY, André de Sena, também é conhecido em citações bibliográficas por: SENA, André deEsta pesquisa tem como objetivo central analisar fábulas e contos de fadas do neoclassicismo francês, para investigar como o elemento maravilhoso é utilizado de uma maneira que possibilite ou facilite a educação moral e ética, principalmente voltada para o público infantil. Para podermos ter uma melhor compreensão desse elemento, percorremos o caminho que busque valorizar a fantasia e o próprio maravilhoso na literatura, baseando-nos em trabalhos de vários autores como Auerbach (2015) e Eagleton (1978), e avaliamos a oposição entre literatura e filosofia, que disputavam há séculos por um certo protagonismo no que concerne um papel formador de suas obras na educação do povo, apoiando-nos principalmente da Paidéia de Jaeger. Também fizemos um panorama histórico do maravilhoso desde a Antiguidade, passando pela Idade Média, até o século XVII, através de estudos como os de Veyne (1987) e Le Goff (1985). Para fundamentar nossas análises, procuramos ainda compreender quais as características dos dois gêneros selecionados, e a relação que elas têm com o maravilhoso; além disso, nos preocupamos em situar historicamente os autores e as obras analisadas, observando as suas posições social e política, principalmente na disputa que ficou conhecida como a Querela entre os antigos e os modernos, sendo La Fontaine e Fénelon, mais voltados para o pensamento antigo, e Perrault, para o moderno. Por fim, pudemos analisar três textos de cada autor, observando os parâmetros acima citados e discutindo a importância de resgatar esses textos educativos em nossos dias.Cette recherche a eu comme but analyser des fables et des contes de fées du Néoclassicisme français pour investiguer comment l‘élément merveilleux est employé de façon à rendre possible, ou à rendre plus facile, l‘éducation morale et éthique, surtout celle qui est dédiée au public enfantin. Pour mieux comprendre cet élément, nous avons choisi un chemin qui cherche la valorisation de la fantaisie et du merveilleux dans la littérature. Pour cela, nous avons ancré théoriquement notre travail avec des auteurs comme Auerbach (2015) et Eagleton (1978).Et, à partir de la Paideia de Jaeger, nous avons aussi évalué l‘opposition entre littérature et philosophie, qui se disputaient il y a des siècles pour la place de protagoniste en ce qui concerne le rôle formateur de leurs oeuvres dans l‘éducation du peuple. De plus, nous avons proposé un panorama historique du merveilleux depuis l‘Antiquité, Moyen Âge jusqu‘au XVIIème siècle, à travers des études comme ceux de Veyne (1987) et Le Goff (1985). Pour baser nos analyses, nous avons encore essayé de comprendre les caractéristiques des deux genres choisis et leur rapport avec le merveilleux. De plus, nous avons eu le souci de situer historiquement les auteurs et les oeuvres analysées, tout en observant leurs positions sociales et politiques, surtout dans la dispute connue comme La Querelle des Anciens et des Modernes, avec La Fontaine et Fénelon comme souteneurs de la pensée ancienne, et Perrault, de la pensée moderne. Enfin, nous avons analysé trois textes de chaque auteur, en considérant les paramètres cités ci-dessus et tout en discutant l‘importance de rafraîchir ces textes éducatifs dans nos jours.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessContos de fadasFábulasMaravilhosoMaravilhoso e educação no classicismo: a dimensão educativa nas obras de Fénelon, La Fontaine e Perraultinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Cecília Carneiro Leão Ferreira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Cecília Carneiro Leão Ferreira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32567/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Cec%c3%adlia%20Carneiro%20Le%c3%a3o%20Ferreira.pdf.jpgc9bdf6f6a3f5a1f73ed67d17ac10444eMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Cecília Carneiro Leão Ferreira.pdfDISSERTAÇÃO Cecília Carneiro Leão Ferreira.pdfapplication/pdf1128516https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32567/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Cec%c3%adlia%20Carneiro%20Le%c3%a3o%20Ferreira.pdf9f840dadaa74d7808c5139789c7710a9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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