O desenvolvimento tecnológico e o [des]envolvimento do consumidor : uma análise do processo relacional estabelecido entre consumidor e o serviço SoundCloud
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/0013000015km9 |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48377 |
Resumo: | A globalização que se deu atrelada ao desenvolvimento tecnológico, transformou a maneira como consumimos e nos relacionamos, uns com os outros e também com as marcas. Nesse cenário, a demanda por serviços como o de streaming tem crescido consideravelmente, sendo a SoundCloud uma das primeiras e talvez a principal plataforma colaborativa de acesso musical no mundo. Essa tem se destacado por permitir a integração entre usuários e produtores e, além de ser um ambiente reprodutor de áudios, veicula remixagens, playbacks, podcasts, compilações e produções independentes. Contudo, estudos brasileiros indicaram que ele tem perdido clientes para os serviços concorrentes. A questão envolve o interesse do consumidor pelo produto ou serviço, capaz de promover o apego pelo mesmo. Essa questão é tratada pelo marketing por meio do conceito de envolvimento do consumidor, ocupando um papel relevante na literatura da área. Reconhecendo a cultura como um aspecto central nos processos de consumo, esse estudo se apoiou na abordagem da Culture Consumer Theory - CCT, uma visão alternativa de estudos do consumidor, e propôs compreender como o próprio consumidor significa seu envolvimento com a plataforma SoundCloud. Para tanto, em um estudo de caráter qualitativo e interpretativista, procedemos a dezessete entrevistas em profundidade com consumidores da plataforma e apoiamo-nos em uma análise de discurso funcional. Nossos resultados apontaram para três linhas de significados: um baixo interesse pelas ofertas do serviço, um apego saudosista ligando os usuários ao serviço e uma valorização do envolvimento com o grupo dos usuários, ligação com enorme relevância no campo discursivo. O valor dado à interação com os outros usuários nos ajudou a aprofundar o entendimento das outras duas linhas de sentido, pois sendo o consumo uma atividade ou fenômeno essencialmente complexo, cultural e coletivo, ele serve aos participantes como meio de construção de si perante os espaços sociais que frequentam. Aqui revelamos como os aspectos socioculturais, simbólicos e experienciais são essenciais para as relações de consumo e, consequentemente, para o estabelecimento de uma relação afetiva entre o consumidor e a marca. |
id |
UFPE_f0402c6007b8aae38dbfbdb41595fb78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/48377 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
NASCIMENTO, Helton Rafael Ferreira dohttp://lattes.cnpq.br/4425046979299963http://lattes.cnpq.br/5484105489714622http://lattes.cnpq.br/7359522003689133COSTA, Flávia Zimmerle da NóbregaCOSTA, Marconi Freitas da2022-12-22T12:51:12Z2022-12-22T12:51:12Z2021-11-01NASCIMENTO, Helton Rafael Ferreira do. Desenvolvimento tecnológico e o [des]envolvimento do consumidor: uma análise do processo relacional estabelecido entre consumidor e o serviço SoundCloud. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48377ark:/64986/0013000015km9A globalização que se deu atrelada ao desenvolvimento tecnológico, transformou a maneira como consumimos e nos relacionamos, uns com os outros e também com as marcas. Nesse cenário, a demanda por serviços como o de streaming tem crescido consideravelmente, sendo a SoundCloud uma das primeiras e talvez a principal plataforma colaborativa de acesso musical no mundo. Essa tem se destacado por permitir a integração entre usuários e produtores e, além de ser um ambiente reprodutor de áudios, veicula remixagens, playbacks, podcasts, compilações e produções independentes. Contudo, estudos brasileiros indicaram que ele tem perdido clientes para os serviços concorrentes. A questão envolve o interesse do consumidor pelo produto ou serviço, capaz de promover o apego pelo mesmo. Essa questão é tratada pelo marketing por meio do conceito de envolvimento do consumidor, ocupando um papel relevante na literatura da área. Reconhecendo a cultura como um aspecto central nos processos de consumo, esse estudo se apoiou na abordagem da Culture Consumer Theory - CCT, uma visão alternativa de estudos do consumidor, e propôs compreender como o próprio consumidor significa seu envolvimento com a plataforma SoundCloud. Para tanto, em um estudo de caráter qualitativo e interpretativista, procedemos a dezessete entrevistas em profundidade com consumidores da plataforma e apoiamo-nos em uma análise de discurso funcional. Nossos resultados apontaram para três linhas de significados: um baixo interesse pelas ofertas do serviço, um apego saudosista ligando os usuários ao serviço e uma valorização do envolvimento com o grupo dos usuários, ligação com enorme relevância no campo discursivo. O valor dado à interação com os outros usuários nos ajudou a aprofundar o entendimento das outras duas linhas de sentido, pois sendo o consumo uma atividade ou fenômeno essencialmente complexo, cultural e coletivo, ele serve aos participantes como meio de construção de si perante os espaços sociais que frequentam. Aqui revelamos como os aspectos socioculturais, simbólicos e experienciais são essenciais para as relações de consumo e, consequentemente, para o estabelecimento de uma relação afetiva entre o consumidor e a marca.CAPESThe globalization, that was linked to technological development, has transformed the way we consume and interact, with each other and also with brands. In this scenario, the demand for services such as streaming has grown considerably, with SoundCloud being one of the first and perhaps the main collaborative music access platform in the world. This has stood out for allowing the integration between users and producers and, in addition to being an audio playback environment, it broadcasts remixes, playbacks, podcasts, compilations and independent productions. However, Brazilian studies have indicated that it has been losing customers to competing services. The issue involves the consumer's interest in the product or service, capable of promoting attachment to it. This issue is addressed by marketing through the concept of consumer involvement, playing a relevant role in the field's literature. Recognizing culture as a central aspect in consumer processes, this study was based on the approach of the Culture Consumer Theory - CCT, an alternative view of consumer studies, and proposed to understand how the consumer himself means his involvement with the SoundCloud platform. Therefore, in a qualitative and interpretive study, we carried out seventeen in-depth interviews with the platform's consumers and supported ourselves on a functional discourse analysis. Our results pointed to three lines of meaning: a low interest in the service's offerings, a nostalgic attachment linking users to the service and an appreciation of involvement with the user group, a link with enormous relevance in the discursive field. The value given to interaction with other users helped us to deepen the understanding of the other two lines of meaning, as consumption is an essentially complex, cultural and collective activity or phenomenon, it serves participants as a means of self-construction in the spaces of social groups that they attend. Here we reveal how sociocultural, symbolic and experiential aspects are essential for consumer relations and, consequently, for the establishment of an affective relationship between the consumer and the brand.porUniversidade Federal de PernambucoPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e ConsumoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBranding (Marketing)Plataforma aberta da WebCultura materialConsumidoresO desenvolvimento tecnológico e o [des]envolvimento do consumidor : uma análise do processo relacional estabelecido entre consumidor e o serviço SoundCloudinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Helton Rafael Ferreira do Nascimento.pdfDISSERTAÇÃO Helton Rafael Ferreira do Nascimento.pdfapplication/pdf1120125https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48377/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Helton%20Rafael%20Ferreira%20do%20Nascimento.pdf375ec02fd036941465df93512bbef1d5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48377/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48377/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53TEXTDISSERTAÇÃO Helton Rafael Ferreira do Nascimento.pdf.txtDISSERTAÇÃO Helton Rafael Ferreira do Nascimento.pdf.txtExtracted texttext/plain226385https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48377/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Helton%20Rafael%20Ferreira%20do%20Nascimento.pdf.txte3ad315b5ec5fc54effb08ef8112a8feMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Helton Rafael Ferreira do Nascimento.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Helton Rafael Ferreira do Nascimento.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1326https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48377/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Helton%20Rafael%20Ferreira%20do%20Nascimento.pdf.jpg5aa549907adc5e16d8ea13ae18d96ba9MD55123456789/483772022-12-23 02:23:22.286oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-12-23T05:23:22Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O desenvolvimento tecnológico e o [des]envolvimento do consumidor : uma análise do processo relacional estabelecido entre consumidor e o serviço SoundCloud |
title |
O desenvolvimento tecnológico e o [des]envolvimento do consumidor : uma análise do processo relacional estabelecido entre consumidor e o serviço SoundCloud |
spellingShingle |
O desenvolvimento tecnológico e o [des]envolvimento do consumidor : uma análise do processo relacional estabelecido entre consumidor e o serviço SoundCloud NASCIMENTO, Helton Rafael Ferreira do Branding (Marketing) Plataforma aberta da Web Cultura material Consumidores |
title_short |
O desenvolvimento tecnológico e o [des]envolvimento do consumidor : uma análise do processo relacional estabelecido entre consumidor e o serviço SoundCloud |
title_full |
O desenvolvimento tecnológico e o [des]envolvimento do consumidor : uma análise do processo relacional estabelecido entre consumidor e o serviço SoundCloud |
title_fullStr |
O desenvolvimento tecnológico e o [des]envolvimento do consumidor : uma análise do processo relacional estabelecido entre consumidor e o serviço SoundCloud |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento tecnológico e o [des]envolvimento do consumidor : uma análise do processo relacional estabelecido entre consumidor e o serviço SoundCloud |
title_sort |
O desenvolvimento tecnológico e o [des]envolvimento do consumidor : uma análise do processo relacional estabelecido entre consumidor e o serviço SoundCloud |
author |
NASCIMENTO, Helton Rafael Ferreira do |
author_facet |
NASCIMENTO, Helton Rafael Ferreira do |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4425046979299963 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5484105489714622 |
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7359522003689133 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Helton Rafael Ferreira do |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
COSTA, Flávia Zimmerle da Nóbrega |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
COSTA, Marconi Freitas da |
contributor_str_mv |
COSTA, Flávia Zimmerle da Nóbrega COSTA, Marconi Freitas da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Branding (Marketing) Plataforma aberta da Web Cultura material Consumidores |
topic |
Branding (Marketing) Plataforma aberta da Web Cultura material Consumidores |
description |
A globalização que se deu atrelada ao desenvolvimento tecnológico, transformou a maneira como consumimos e nos relacionamos, uns com os outros e também com as marcas. Nesse cenário, a demanda por serviços como o de streaming tem crescido consideravelmente, sendo a SoundCloud uma das primeiras e talvez a principal plataforma colaborativa de acesso musical no mundo. Essa tem se destacado por permitir a integração entre usuários e produtores e, além de ser um ambiente reprodutor de áudios, veicula remixagens, playbacks, podcasts, compilações e produções independentes. Contudo, estudos brasileiros indicaram que ele tem perdido clientes para os serviços concorrentes. A questão envolve o interesse do consumidor pelo produto ou serviço, capaz de promover o apego pelo mesmo. Essa questão é tratada pelo marketing por meio do conceito de envolvimento do consumidor, ocupando um papel relevante na literatura da área. Reconhecendo a cultura como um aspecto central nos processos de consumo, esse estudo se apoiou na abordagem da Culture Consumer Theory - CCT, uma visão alternativa de estudos do consumidor, e propôs compreender como o próprio consumidor significa seu envolvimento com a plataforma SoundCloud. Para tanto, em um estudo de caráter qualitativo e interpretativista, procedemos a dezessete entrevistas em profundidade com consumidores da plataforma e apoiamo-nos em uma análise de discurso funcional. Nossos resultados apontaram para três linhas de significados: um baixo interesse pelas ofertas do serviço, um apego saudosista ligando os usuários ao serviço e uma valorização do envolvimento com o grupo dos usuários, ligação com enorme relevância no campo discursivo. O valor dado à interação com os outros usuários nos ajudou a aprofundar o entendimento das outras duas linhas de sentido, pois sendo o consumo uma atividade ou fenômeno essencialmente complexo, cultural e coletivo, ele serve aos participantes como meio de construção de si perante os espaços sociais que frequentam. Aqui revelamos como os aspectos socioculturais, simbólicos e experienciais são essenciais para as relações de consumo e, consequentemente, para o estabelecimento de uma relação afetiva entre o consumidor e a marca. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-11-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-22T12:51:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-22T12:51:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Helton Rafael Ferreira do. Desenvolvimento tecnológico e o [des]envolvimento do consumidor: uma análise do processo relacional estabelecido entre consumidor e o serviço SoundCloud. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48377 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/0013000015km9 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Helton Rafael Ferreira do. Desenvolvimento tecnológico e o [des]envolvimento do consumidor: uma análise do processo relacional estabelecido entre consumidor e o serviço SoundCloud. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. ark:/64986/0013000015km9 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48377/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Helton%20Rafael%20Ferreira%20do%20Nascimento.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48377/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48377/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48377/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Helton%20Rafael%20Ferreira%20do%20Nascimento.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48377/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Helton%20Rafael%20Ferreira%20do%20Nascimento.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
375ec02fd036941465df93512bbef1d5 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973 e3ad315b5ec5fc54effb08ef8112a8fe 5aa549907adc5e16d8ea13ae18d96ba9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815173011067633664 |