Estudo da relação do ridesourcing com o uso e a propriedade do automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Douglas Lima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45245
Resumo: Esta dissertação analisa os efeitos do serviço de ridesourcing no uso e propriedade do automóvel nas cidades brasileiras e discute suas implicações para a mobilidade sustentável. Nas últimas décadas, o planejamento dos transportes gerou uma priorização do automóvel em detrimento de modos ativos e coletivos. A busca por uma mobilidade mais sustentável tenta reverter esse processo. Recentemente, serviços de mobilidade compartilhada surgiram como novas formas de se locomover pelas cidades. O ridesourcing faz parte desses serviços e tem obtido grande destaque nas cidades brasileiras. Diante do exposto, esse trabalho teve como objetivo geral estudar a relação entre o ridesourcing e o uso e a propriedade do automóvel e analisar seus impactos na mobilidade urbana no Brasil. O estudo empírico foi realizado utilizando dados das 10 maiores regiões metropolitanas do país e um questionário com respondentes de todo o país. Os métodos utilizados foram regressão linear com estimador em diferenças em diferenças, modelos de escolha discreta e rank data analysis. Os resultados demonstraram que o ridesourcing não possui efeitos expressivos na propriedade do automóvel e que o uso do serviço pode estar relacionado com um maior uso de modos ativos e coletivos. Também foi encontrado que o ridesourcing possui uma avaliação semelhante ao automóvel e que há uma disparidade desses com os demais modos. A partir disso é discutido como políticas públicas de transporte podem direcionar o uso do serviço de modo a propiciar uma mobilidade mais sustentável.
id UFPE_f0564172b728754e2b35d12c2e8e92d3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/45245
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling MARTINS, Douglas Limahttp://lattes.cnpq.br/6585997525053407http://lattes.cnpq.br/9191737269930161MEIRA, Leonardo Herszon2022-07-27T14:12:25Z2022-07-27T14:12:25Z2021-09-10MARTINS, Douglas Lima. Estudo da relação do ridesourcing com o uso e a propriedade do automóvel. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45245Esta dissertação analisa os efeitos do serviço de ridesourcing no uso e propriedade do automóvel nas cidades brasileiras e discute suas implicações para a mobilidade sustentável. Nas últimas décadas, o planejamento dos transportes gerou uma priorização do automóvel em detrimento de modos ativos e coletivos. A busca por uma mobilidade mais sustentável tenta reverter esse processo. Recentemente, serviços de mobilidade compartilhada surgiram como novas formas de se locomover pelas cidades. O ridesourcing faz parte desses serviços e tem obtido grande destaque nas cidades brasileiras. Diante do exposto, esse trabalho teve como objetivo geral estudar a relação entre o ridesourcing e o uso e a propriedade do automóvel e analisar seus impactos na mobilidade urbana no Brasil. O estudo empírico foi realizado utilizando dados das 10 maiores regiões metropolitanas do país e um questionário com respondentes de todo o país. Os métodos utilizados foram regressão linear com estimador em diferenças em diferenças, modelos de escolha discreta e rank data analysis. Os resultados demonstraram que o ridesourcing não possui efeitos expressivos na propriedade do automóvel e que o uso do serviço pode estar relacionado com um maior uso de modos ativos e coletivos. Também foi encontrado que o ridesourcing possui uma avaliação semelhante ao automóvel e que há uma disparidade desses com os demais modos. A partir disso é discutido como políticas públicas de transporte podem direcionar o uso do serviço de modo a propiciar uma mobilidade mais sustentável.CAPESThis dissertation analyzes the effects of ridesourcing service on car use and ownership in Brazilian cities and discusses its implications for sustainable mobility. In recent decades, transport planning has generated car prioritization over active and collective modes. The aim for a more sustainable mobility tries to reverse this process. Recently, shared mobility services have emerged as new ways of getting around cities. Ridesourcing is part of these services and has gained great value in Brazilian cities. Given the above, this work aimed to study the relationship between ridesourcing and car use and ownership and analyze its impacts on urban mobility planning in Brazil. The empirical study was carried out using data from the 10 largest metropolitan regions in the country and a questionnaire with respondents from all over the country. The methods used were linear regression with a difference-in-difference estimator, discrete choice models, and rank data analysis. The results showed that ridesourcing does not have expressive effects on car ownership, and that the use of the service may be related to greater use of active and collective modes. It was also found that ridesourcing has an evaluation similar to the automobile and that there is a disparity between these and other modes. From that, it is discussed how public transport policies can guide the use of the service in order to provide more sustainable mobility.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia civilRidesourcingPropriedade do automóvelUso do carroMobilidade urbana sustentávelMobilidade compartilhadaEstudo da relação do ridesourcing com o uso e a propriedade do automóvelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45245/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45245/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Douglas Lima Martins.pdfDISSERTAÇÃO Douglas Lima Martins.pdfapplication/pdf1164368https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45245/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Douglas%20Lima%20Martins.pdf4efb306a6e9bc3c77408b32905f99cd1MD51TEXTDISSERTAÇÃO Douglas Lima Martins.pdf.txtDISSERTAÇÃO Douglas Lima Martins.pdf.txtExtracted texttext/plain288904https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45245/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Douglas%20Lima%20Martins.pdf.txt4b867e5dc222e444cc92df827eef87bfMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Douglas Lima Martins.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Douglas Lima Martins.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1257https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45245/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Douglas%20Lima%20Martins.pdf.jpga79f24678d2404fb8ee37419bb1a0990MD55123456789/452452022-07-28 02:49:01.221oai:repositorio.ufpe.br:123456789/45245VGVybW8gZGUgRGVww7NzaXRvIExlZ2FsIGUgQXV0b3JpemHDp8OjbyBwYXJhIFB1YmxpY2HDp8OjbyBkZSBEb2N1bWVudG9zIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBEaWdpdGFsIGRhIFVGUEUKIAoKRGVjbGFybyBlc3RhciBjaWVudGUgZGUgcXVlIGVzdGUgVGVybW8gZGUgRGVww7NzaXRvIExlZ2FsIGUgQXV0b3JpemHDp8OjbyB0ZW0gbyBvYmpldGl2byBkZSBkaXZ1bGdhw6fDo28gZG9zIGRvY3VtZW50b3MgZGVwb3NpdGFkb3Mgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvIERpZ2l0YWwgZGEgVUZQRSBlIGRlY2xhcm8gcXVlOgoKSSAtICBvIGNvbnRlw7pkbyBkaXNwb25pYmlsaXphZG8gw6kgZGUgcmVzcG9uc2FiaWxpZGFkZSBkZSBzdWEgYXV0b3JpYTsKCklJIC0gbyBjb250ZcO6ZG8gw6kgb3JpZ2luYWwsIGUgc2UgbyB0cmFiYWxobyBlL291IHBhbGF2cmFzIGRlIG91dHJhcyBwZXNzb2FzIGZvcmFtIHV0aWxpemFkb3MsIGVzdGFzIGZvcmFtIGRldmlkYW1lbnRlIHJlY29uaGVjaWRhczsKCklJSSAtIHF1YW5kbyB0cmF0YXItc2UgZGUgVHJhYmFsaG8gZGUgQ29uY2x1c8OjbyBkZSBDdXJzbywgRGlzc2VydGHDp8OjbyBvdSBUZXNlOiBvIGFycXVpdm8gZGVwb3NpdGFkbyBjb3JyZXNwb25kZSDDoCB2ZXJzw6NvIGZpbmFsIGRvIHRyYWJhbGhvOwoKSVYgLSBxdWFuZG8gdHJhdGFyLXNlIGRlIFRyYWJhbGhvIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28sIERpc3NlcnRhw6fDo28gb3UgVGVzZTogZXN0b3UgY2llbnRlIGRlIHF1ZSBhIGFsdGVyYcOnw6NvIGRhIG1vZGFsaWRhZGUgZGUgYWNlc3NvIGFvIGRvY3VtZW50byBhcMOzcyBvIGRlcMOzc2l0byBlIGFudGVzIGRlIGZpbmRhciBvIHBlcsOtb2RvIGRlIGVtYmFyZ28sIHF1YW5kbyBmb3IgZXNjb2xoaWRvIGFjZXNzbyByZXN0cml0bywgc2Vyw6EgcGVybWl0aWRhIG1lZGlhbnRlIHNvbGljaXRhw6fDo28gZG8gKGEpIGF1dG9yIChhKSBhbyBTaXN0ZW1hIEludGVncmFkbyBkZSBCaWJsaW90ZWNhcyBkYSBVRlBFIChTSUIvVUZQRSkuCgogClBhcmEgdHJhYmFsaG9zIGVtIEFjZXNzbyBBYmVydG86CgpOYSBxdWFsaWRhZGUgZGUgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgYXV0b3IgcXVlIHJlY2FlbSBzb2JyZSBlc3RlIGRvY3VtZW50bywgZnVuZGFtZW50YWRvIG5hIExlaSBkZSBEaXJlaXRvIEF1dG9yYWwgbm8gOS42MTAsIGRlIDE5IGRlIGZldmVyZWlybyBkZSAxOTk4LCBhcnQuIDI5LCBpbmNpc28gSUlJLCBhdXRvcml6byBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFBlcm5hbWJ1Y28gYSBkaXNwb25pYmlsaXphciBncmF0dWl0YW1lbnRlLCBzZW0gcmVzc2FyY2ltZW50byBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHBhcmEgZmlucyBkZSBsZWl0dXJhLCBpbXByZXNzw6NvIGUvb3UgZG93bmxvYWQgKGFxdWlzacOnw6NvKSBhdHJhdsOpcyBkbyBzaXRlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBEaWdpdGFsIGRhIFVGUEUgbm8gZW5kZXJlw6dvIGh0dHA6Ly93d3cucmVwb3NpdG9yaW8udWZwZS5iciwgYSBwYXJ0aXIgZGEgZGF0YSBkZSBkZXDDs3NpdG8uCgogClBhcmEgdHJhYmFsaG9zIGVtIEFjZXNzbyBSZXN0cml0bzoKCk5hIHF1YWxpZGFkZSBkZSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkZSBhdXRvciBxdWUgcmVjYWVtIHNvYnJlIGVzdGUgZG9jdW1lbnRvLCBmdW5kYW1lbnRhZG8gbmEgTGVpIGRlIERpcmVpdG8gQXV0b3JhbCBubyA5LjYxMCBkZSAxOSBkZSBmZXZlcmVpcm8gZGUgMTk5OCwgYXJ0LiAyOSwgaW5jaXNvIElJSSwgYXV0b3Jpem8gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBQZXJuYW1idWNvIGEgZGlzcG9uaWJpbGl6YXIgZ3JhdHVpdGFtZW50ZSwgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkIChhcXVpc2nDp8OjbykgYXRyYXbDqXMgZG8gc2l0ZSBkbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gRGlnaXRhbCBkYSBVRlBFIG5vIGVuZGVyZcOnbyBodHRwOi8vd3d3LnJlcG9zaXRvcmlvLnVmcGUuYnIsIHF1YW5kbyBmaW5kYXIgbyBwZXLDrW9kbyBkZSBlbWJhcmdvIGNvbmRpemVudGUgYW8gdGlwbyBkZSBkb2N1bWVudG8sIGNvbmZvcm1lIGluZGljYWRvIG5vIGNhbXBvIERhdGEgZGUgRW1iYXJnby4KRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-07-28T05:49:01Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo da relação do ridesourcing com o uso e a propriedade do automóvel
title Estudo da relação do ridesourcing com o uso e a propriedade do automóvel
spellingShingle Estudo da relação do ridesourcing com o uso e a propriedade do automóvel
MARTINS, Douglas Lima
Engenharia civil
Ridesourcing
Propriedade do automóvel
Uso do carro
Mobilidade urbana sustentável
Mobilidade compartilhada
title_short Estudo da relação do ridesourcing com o uso e a propriedade do automóvel
title_full Estudo da relação do ridesourcing com o uso e a propriedade do automóvel
title_fullStr Estudo da relação do ridesourcing com o uso e a propriedade do automóvel
title_full_unstemmed Estudo da relação do ridesourcing com o uso e a propriedade do automóvel
title_sort Estudo da relação do ridesourcing com o uso e a propriedade do automóvel
author MARTINS, Douglas Lima
author_facet MARTINS, Douglas Lima
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6585997525053407
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9191737269930161
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, Douglas Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MEIRA, Leonardo Herszon
contributor_str_mv MEIRA, Leonardo Herszon
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
Ridesourcing
Propriedade do automóvel
Uso do carro
Mobilidade urbana sustentável
Mobilidade compartilhada
topic Engenharia civil
Ridesourcing
Propriedade do automóvel
Uso do carro
Mobilidade urbana sustentável
Mobilidade compartilhada
description Esta dissertação analisa os efeitos do serviço de ridesourcing no uso e propriedade do automóvel nas cidades brasileiras e discute suas implicações para a mobilidade sustentável. Nas últimas décadas, o planejamento dos transportes gerou uma priorização do automóvel em detrimento de modos ativos e coletivos. A busca por uma mobilidade mais sustentável tenta reverter esse processo. Recentemente, serviços de mobilidade compartilhada surgiram como novas formas de se locomover pelas cidades. O ridesourcing faz parte desses serviços e tem obtido grande destaque nas cidades brasileiras. Diante do exposto, esse trabalho teve como objetivo geral estudar a relação entre o ridesourcing e o uso e a propriedade do automóvel e analisar seus impactos na mobilidade urbana no Brasil. O estudo empírico foi realizado utilizando dados das 10 maiores regiões metropolitanas do país e um questionário com respondentes de todo o país. Os métodos utilizados foram regressão linear com estimador em diferenças em diferenças, modelos de escolha discreta e rank data analysis. Os resultados demonstraram que o ridesourcing não possui efeitos expressivos na propriedade do automóvel e que o uso do serviço pode estar relacionado com um maior uso de modos ativos e coletivos. Também foi encontrado que o ridesourcing possui uma avaliação semelhante ao automóvel e que há uma disparidade desses com os demais modos. A partir disso é discutido como políticas públicas de transporte podem direcionar o uso do serviço de modo a propiciar uma mobilidade mais sustentável.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-27T14:12:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-27T14:12:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARTINS, Douglas Lima. Estudo da relação do ridesourcing com o uso e a propriedade do automóvel. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45245
identifier_str_mv MARTINS, Douglas Lima. Estudo da relação do ridesourcing com o uso e a propriedade do automóvel. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45245/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45245/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45245/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Douglas%20Lima%20Martins.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45245/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Douglas%20Lima%20Martins.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45245/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Douglas%20Lima%20Martins.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
6928b9260b07fb2755249a5ca9903395
4efb306a6e9bc3c77408b32905f99cd1
4b867e5dc222e444cc92df827eef87bf
a79f24678d2404fb8ee37419bb1a0990
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310656400031744