Análise exploratória dos fatores que influenciam a escolha do ridesourcing como modo de transporte de substituição ou de complementaridade do transporte público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Ana Luiza Santos de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-26112020-202418/
Resumo: Serviços de transporte por aplicativos, que conectam passageiros a motoristas (ridesourcing), têm crescido rapidamente desde que começaram a oferecer serviços sob demanda. Apesar da grande popularidade, os fatores que influenciam a utilização destes serviços e as implicações de sua crescente adoção para outros modos de transporte, especialmente para o Transporte Público (TP), ainda foram pouco explorados, principalmente no contexto brasileiro. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo analisar os fatores que influenciam a escolha do ridesourcing em substituição e em complementaridade ao TP, a partir da aplicação de um experimento de Preferência Declarada (PD), associado a dados de Preferência Revelada (PR). Neste ponto, foi formulado um procedimento metodológico para composição dos cenários de PD, incluindo o ridesourcing como alternativa de transporte, e tendo como foco a obtenção dos atributos e dos níveis associados. Este estudo também caracteriza a utilização do ridesourcing no contexto nacional, especialmente quanto aos fatores que influenciam sua frequência de utilização. Para identificar e analisar estes fatores e suas influências nos efeitos de substituição e de complementaridade no TP, como também na frequência de utilização do ridesourcing, foram realizadas análises exploratórias a partir de algoritmos de Árvore de Decisão (AD), considerando uma amostra total de 584 respondentes. No caso da substituição do TP, são relevantes fatores como: custo monetário das alternativas de transportes, avaliação da qualidade do TP e características socioeconômicas dos respondentes. No efeito de complementaridade, são relevantes: modo de transporte utilizado na viagem mais frequente, tempo total de deslocamento e o conforto no TP. Dessa forma, este trabalho traz como principais contribuições: (1) formulação de procedimento metodológico para construção de cenários de PD a partir da inclusão do ridesourcing como alternativa de transporte; (2) análise dos fatores que influenciam a frequência de utilização destes serviços; e (3) análise dos fatores que influenciam a substituição e a complementaridade do TP pelo ridesourcing.
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Desta forma, o presente estudo tem como objetivo analisar os fatores que influenciam a escolha do ridesourcing em substituição e em complementaridade ao TP, a partir da aplicação de um experimento de Preferência Declarada (PD), associado a dados de Preferência Revelada (PR). Neste ponto, foi formulado um procedimento metodológico para composição dos cenários de PD, incluindo o ridesourcing como alternativa de transporte, e tendo como foco a obtenção dos atributos e dos níveis associados. Este estudo também caracteriza a utilização do ridesourcing no contexto nacional, especialmente quanto aos fatores que influenciam sua frequência de utilização. Para identificar e analisar estes fatores e suas influências nos efeitos de substituição e de complementaridade no TP, como também na frequência de utilização do ridesourcing, foram realizadas análises exploratórias a partir de algoritmos de Árvore de Decisão (AD), considerando uma amostra total de 584 respondentes. No caso da substituição do TP, são relevantes fatores como: custo monetário das alternativas de transportes, avaliação da qualidade do TP e características socioeconômicas dos respondentes. No efeito de complementaridade, são relevantes: modo de transporte utilizado na viagem mais frequente, tempo total de deslocamento e o conforto no TP. Dessa forma, este trabalho traz como principais contribuições: (1) formulação de procedimento metodológico para construção de cenários de PD a partir da inclusão do ridesourcing como alternativa de transporte; (2) análise dos fatores que influenciam a frequência de utilização destes serviços; e (3) análise dos fatores que influenciam a substituição e a complementaridade do TP pelo ridesourcing.Ridesourcing, which is a transportation service based on smartphone applications that connect riders and drivers, has been growing rapidly since it started to offer on-demand services. Despite its great popularity, the factors that influence the use of ridesourcing and the implications of their increasing adoption for other travel modes, especially for transit, have not been sufficiently addressed, mainly in the Brazilian context. Thus, the present study aims to analyze the factors that influence the substitution and complementarity of transit by ridesourcing, from the application of a Stated Preference (SP) experiment, associated with Revealed Preference (RP) data. At this point, a methodological procedure was developed to design Stated Preference scenarios, focusing on obtaining the attributes and associated levels. This study also characterizes the use of ridesourcing in the Brazilian context, especially regarding the factors that influence the frequency of use of ridesourcing. To identify and analyze the factors and their influence on the substitution and complementarity of transit by ridesourcing, as well as on the frequency of use of ridesourcing, exploratory analyses were carried out using Decision Tree (DT) algorithms, considering a sample with 584 respondents. Regarding the factors that influence transit substitution, the following are relevant: monetary cost of transport alternatives, assessment of the quality in transit, and respondents\' socioeconomic characteristics. In the complementarity effect, the following aspects are relevant: total travel time and comfort in transit. Thus, this study brought as main contributions: (1) formulation of a methodological procedure to design SP scenarios, considering the inclusion of ridesourcing as an alternative; (2) analysis of the factors that influence the frequency of use of these services; and (3) analysis of the factors that influence the substitution and complementarity of transit by ridesourcing.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPitombo, Cira SouzaSá, Ana Luiza Santos de2020-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-26112020-202418/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-26112020-202418Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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