A percepção de felicidade dos professores da Escola Municipal Presidente Kennedy Caruaru PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Souza, Catarina
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4066
Resumo: O trabalho, A percepção de felicidade dos professores da Escola Municipal Presidente Kennedy Caruaru PE vincula-se à Linha de Pesquisa em Teoria e História da Educação do curso de mestrado em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. O estudo sobre a felicidade humana e sua relação com a escola, buscou identificar as opiniões dos professores do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Presidente Kennedy sobre sua concepção e percepção de felicidade e a contribuição da escola para a conquista da felicidade humana. Diante da inexistência de um conceito único e universal de felicidade procuramos nos autores e filósofos reflexões acerca das suas concepções sobre o assunto, adotando o Cristianismo como referência histórica, respeitando a evolução do pensamento presente na sociedade através das mudanças ocorridas tanto socialmente quanto espiritualmente. Através das entrevistas tornou-se possível a coleta de dados, seguindo os objetivos da pesquisa. O capítulo referente à análise das entrevistas foi dividido da seguinte forma: 1. O que é felicidade; 2. Escola e felicidade: existe relação?; 3. A Contribuição da escola para a conquista da felicidade. A redação do relatório contemplou elementos considerados relevantes para a discussão dispondo de dados suficientes para sua execução. Ao final das reflexões entendemos que a felicidade diante de parte da sua história que conseguimos abordar apresenta-se como objetivo de todas as atitudes humanas e este ponto de vista é defendido desde o período Socrático até os dias atuais, o que pode divergir são os elementos constituintes e os meios e formas de aproximar-se dela. Finalizando a pesquisa identificamos que a forma de procurar a felicidade diverge entre os seres humanos pelo fato, dentre outros, de ter acesso à educação escolar, assim sendo, o maior objetivo da vida, desde a antiguidade, pode ser modificado conforme seu contato com a escola e o conhecimento
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Diante da inexistência de um conceito único e universal de felicidade procuramos nos autores e filósofos reflexões acerca das suas concepções sobre o assunto, adotando o Cristianismo como referência histórica, respeitando a evolução do pensamento presente na sociedade através das mudanças ocorridas tanto socialmente quanto espiritualmente. Através das entrevistas tornou-se possível a coleta de dados, seguindo os objetivos da pesquisa. O capítulo referente à análise das entrevistas foi dividido da seguinte forma: 1. O que é felicidade; 2. Escola e felicidade: existe relação?; 3. A Contribuição da escola para a conquista da felicidade. A redação do relatório contemplou elementos considerados relevantes para a discussão dispondo de dados suficientes para sua execução. 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