Construções pronominais do Espanhol : a questão do clítico no ensino de língua espanhola para brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Karinine Carla Albuquerque de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000m903
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40348
Resumo: MIRANDA POZA, José Alberto também é conhecido em citações bibliográficas por: POZA, José Alberto
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spelling OLIVEIRA, Karinine Carla Albuquerque dehttp://lattes.cnpq.br/1355043585956908http://lattes.cnpq.br/4127080735209453MIRANDA POZA, José Alberto2021-06-22T18:10:37Z2021-06-22T18:10:37Z2021-02-11OLIVEIRA, Karinine Carla Albuquerque de. Construções pronominais do Espanhol: a questão do clítico no ensino de língua espanhola para brasileiros. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40348ark:/64986/001300000m903MIRANDA POZA, José Alberto também é conhecido em citações bibliográficas por: POZA, José AlbertoOs clíticos pronominais são um fator complicador nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira para brasileiros já que estão fortemente presentes, em qualquer que seja a variedade do espanhol, tanto abordados pela norma, quanto presentes nas ocorrências, em contraposição ao português brasileiro que por sua vez, possui regras cada vez mais dessemelhantes de suas ocorrências. Isso implica dizer que ao sugerir atividades que envolvam de alguma maneira a comparação de ambas as línguas com base em teorias de contraste, como, por exemplo, a Análise Contrastiva ou a Análise de Erros, deve-se considerar essa relação escrita x oralidade, que apesar de pertencerem à modalidades diferenciadas no campo da linguística, estão imbricadas quando tratamos do referido assunto, na situação supracitada. Com isso, este trabalho se propõe a analisar sincronicamente o processo de colocação pronominal do espanhol e do português do Brasil e como este processo intervém no ensino-aprendizagem dos clíticos no ensino de E/LE para brasileiros e para isto, foi escolhido como principal método para análise dos dados, a introspecção. O embasamento teórico foi reunido a partir das gramáticas do espanhol de Alarcos Llorach (1999), Fernández Ordóñez (1999); as gramáticas de espanhol para brasileiros de Masip (2010) e Milani (2006); as gramáticas do português de Bechara (1999), Cegalla (2008), Cunha; Cintra (2016), Perini (2005); os estudos contrastivos de Miranda Poza (2008, 2010); o comportamento dos clíticos em estudos de base formalista/gerativista de Cardinaletti e Starke (1999) e Mioto; Sila; Lopes (2014) e de base funcionalista com estudos de Halliday (1994) e Morais (2016). Após a leitura e discussão, foram analisadas 40 sentenças do espanhol com clíticos e suas correspondências com o português, enquanto norma e enquanto uso e tivemos como resultado que 57% das sentenças do espanhol equivalia à norma do português, 30% das sentenças do espanhol se equivalia à ocorrências no português brasileiro e 20% não se conseguiu equivalência, visto que se tratavam em sua maioria de casos de dupla substituição do espanhol. Ainda como resultado, foi pensado num método viável para atividades com vistas à diminuição de fossilizações sintáticas (PIENEMANN, 1987) com clíticos, que, neste caso, seriam exercícios com base na relação norma x colocação x ocorrência.Los clíticos pronominales son un factor de complicación en la clase de español como lengua extranjera para los brasileños, ya que están fuertemente presentes, sea cual sea la variedad de español, tanto abordado por el estándar como presente en las ocurrencias, en contraste con el portugués brasileño, que a su vez, tiene reglas que son cada vez más diferentes de sus ocurrencias. Esto implica que al proponer actividades que involucren de alguna manera la comparación de ambos lenguajes con base en teorías de contraste, como por ejemplo, el Análisis Contrastivo o el Análisis de Errores, se debe considerar esta relación escrito x oral, que a pesar de pertenecer a modalidades diferenciadas en el campo de la lingüística, se entrelazan cuando se trata del referido tema, en la situación antes mencionada. Con esto, este trabajo se propone a analizar sincrónicamente el proceso de colocación pronominal del español y del portugués brasileño y cómo este proceso interviene en la enseñanza-aprendizaje del clítico en E/LE para brasileños y para ello fue elegido como principal método para análisis de datos, la introspección. La base teórica fue construida a partir de las gramáticas del español de Alarcos Llorach (1999), Fernández Ordóñez (1999); Gramáticas de Español para brasileños de Masip (2010) y Milani (2006); las gramáticas del portugués de Bechara (1999), Cegalla (2008), Cunha; Cintra (2016), Perini (2005); los estudios contrastivos de Miranda Poza (2008, 2010); el comportamiento de los clíticos a partir de estudios formalistas / generativos de Cardinaletti y Starke (1999) y Mioto; Silva; Lopes (2014) y de base funcionalista con los estudios de Halliday (1994) y Morais (2016). Después de leer y discutir, se analizaron 40 oraciones en español con clíticos y su correspondencia con el portugués (como estándar y como uso), y obtuvimos como resultado que el 57% de las oraciones en español eran equivalentes al estándar portugués, el 30% de las oraciones en español eran equivalentes a ocurrencias del portugués brasileño y el 20% hubo la equivalencia, ya que en su mayoría fueron casos de doble sustitución del español. Como resultado, se pensó en un método más viable para las actividades destinadas a reducir las fosilizaciones sintácticas (PIENEMANN, 1987) con clíticos que, en este caso, serían ejercicios basados en la relación estándar x ubicación x ocurrencia.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPronomesClíticosEnsino-aprendizagemAnálise ContrastivaConstruções pronominais do Espanhol : a questão do clítico no ensino de língua espanhola para brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Karinine Carla Albuquerque de Oliveira.pdfDISSERTAÇÃO Karinine Carla Albuquerque de Oliveira.pdfapplication/pdf985325https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40348/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Karinine%20Carla%20Albuquerque%20de%20Oliveira.pdf70829ea881c6236fa6fe617f1ad32f82MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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