Currículo de licenciaturas acompanhadas pelo setor de estudos e assessoria pedagógica : articulações discursivas referentes à incorporação da educação em direitos humanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Alery Felinto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000q5mk
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46526
Resumo: Essa pesquisa inscreve-se no campo do currículo, nas políticas práticas curriculares, das licenciaturas pertencentes à universidade pública. O currículo desses cursos tem se apresentado, historicamente, como um campo complexo, em que diversos sentidos vêm sendo hegemonizados em meio a idas e vindas, tensões e articulações concernentes ao desenvolvimento das políticas práticas curriculares e à incorporação da Educação em Direitos Humanos (EDH) nas mesmas. A despeito disto, compreendemos que o movimento curricular não é pré-determinado, mas sim construído, contingencialmente, nos diversos ambientes que pensam e praticam Educação, conforme Lopes, Macedo (2011) e Almeida, Gonçalves, Magalhães (2019). Assim, a pesquisa é fomentada a partir do seguinte questionamento: quais os sentidos apresentados nas cadeias articulatórias presentes nas políticas-práticas curriculares dos cursos de licenciatura em Dança, em Teatro e em Música, desenvolvidas pelos coordenadores, em conjunto com osTécnicos em Assuntos Educacionais (TAE), do Setor de Estudos e Assessoria Pedagógica (SEAP), do Centro de Artes e Comunicação (CAC), direcionados à incorporação da EDH?Apontamos que os cursos selecionados pertencem ao campo de desenvolvimento da pesquisa que é a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o CAC. Nessa perspectiva, destacamos a escolha da Teoria do Discurso (TD), de Laclau e Mouffe, como lente teórica do trabalho, além de ser guia de nosso movimento de construção teórico-metodológica (LACLAU; MOUFFE, 2015). Neste percurso, caracterizamos discursivamente o SEAP/CAC como campo de práticas pedagógicas, utilizamos questionários com a equipe e assim nos situamos diante dos perfis profissionais dos TAE, em entrelace com a constituição histórico política do setor. O mesmo mostrou-se implicado com assessorias pedagógicas que se articulam com correntes contra hegemônicas. Identificamos, pela análise dos documentos dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das licenciaturas, formações discursivas que se posicionam em consonância com as relações presentes na caracterização do SEAP. No tocante a incorporação da EDH, as formações identificadas mostram-se permeadas de sentidos múltiplos e pulverizados que apontam para a existência de um significante, tendencialmente, vazio relativo à temática nos currículos. Este significante encontra-se aberto a possibilidades diversas de preenchimento. Pela realização de questionários e das entrevistas semiestruturadas, compreendemos que as cadeias de articulação, que partem dos discursos das coordenadoras, revelam movimentos de equivalência que apontam para a presença da EDH nas políticas práticas curriculares dos cursos de formação docente, porém demonstram a ausência de garantias de permanência desta incorporação. Há a compreensão da relevância social e a observação da transversalidade de princípios como a valorização das diferenças e reflexões acerca da justiça social nos currículos analisados. Entretanto, as investidas de apagamentos advindas de proposições neoliberais e neoconservadoras na Educação são percebidas como possíveis desestabilizadores de maiores investimentos e continuidades nos processos de formação de professores interrelacionados com a EDH e seus princípios de ações democráticas. Estes processos de formação caminham em alerta e comprometem-se com a função social de uma educação imbricada com o humanismo, no sentido de valorização e responsabilização pelo Outro.
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O currículo desses cursos tem se apresentado, historicamente, como um campo complexo, em que diversos sentidos vêm sendo hegemonizados em meio a idas e vindas, tensões e articulações concernentes ao desenvolvimento das políticas práticas curriculares e à incorporação da Educação em Direitos Humanos (EDH) nas mesmas. A despeito disto, compreendemos que o movimento curricular não é pré-determinado, mas sim construído, contingencialmente, nos diversos ambientes que pensam e praticam Educação, conforme Lopes, Macedo (2011) e Almeida, Gonçalves, Magalhães (2019). Assim, a pesquisa é fomentada a partir do seguinte questionamento: quais os sentidos apresentados nas cadeias articulatórias presentes nas políticas-práticas curriculares dos cursos de licenciatura em Dança, em Teatro e em Música, desenvolvidas pelos coordenadores, em conjunto com osTécnicos em Assuntos Educacionais (TAE), do Setor de Estudos e Assessoria Pedagógica (SEAP), do Centro de Artes e Comunicação (CAC), direcionados à incorporação da EDH?Apontamos que os cursos selecionados pertencem ao campo de desenvolvimento da pesquisa que é a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o CAC. Nessa perspectiva, destacamos a escolha da Teoria do Discurso (TD), de Laclau e Mouffe, como lente teórica do trabalho, além de ser guia de nosso movimento de construção teórico-metodológica (LACLAU; MOUFFE, 2015). Neste percurso, caracterizamos discursivamente o SEAP/CAC como campo de práticas pedagógicas, utilizamos questionários com a equipe e assim nos situamos diante dos perfis profissionais dos TAE, em entrelace com a constituição histórico política do setor. O mesmo mostrou-se implicado com assessorias pedagógicas que se articulam com correntes contra hegemônicas. Identificamos, pela análise dos documentos dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das licenciaturas, formações discursivas que se posicionam em consonância com as relações presentes na caracterização do SEAP. No tocante a incorporação da EDH, as formações identificadas mostram-se permeadas de sentidos múltiplos e pulverizados que apontam para a existência de um significante, tendencialmente, vazio relativo à temática nos currículos. Este significante encontra-se aberto a possibilidades diversas de preenchimento. Pela realização de questionários e das entrevistas semiestruturadas, compreendemos que as cadeias de articulação, que partem dos discursos das coordenadoras, revelam movimentos de equivalência que apontam para a presença da EDH nas políticas práticas curriculares dos cursos de formação docente, porém demonstram a ausência de garantias de permanência desta incorporação. Há a compreensão da relevância social e a observação da transversalidade de princípios como a valorização das diferenças e reflexões acerca da justiça social nos currículos analisados. Entretanto, as investidas de apagamentos advindas de proposições neoliberais e neoconservadoras na Educação são percebidas como possíveis desestabilizadores de maiores investimentos e continuidades nos processos de formação de professores interrelacionados com a EDH e seus princípios de ações democráticas. Estes processos de formação caminham em alerta e comprometem-se com a função social de uma educação imbricada com o humanismo, no sentido de valorização e responsabilização pelo Outro.This research pertains to the curricular field, in practical curricular policies, of the courses belonging to the public university. The curriculum of these courses has historically proven itself to be a complex field, in which different meanings have been hegemonized in the midst of comings and goings, tensions and articulations concerning the development of practical curricular policies and incorporating Education in Human Rights (EHR) to them.Despite this, we understand that the curricular movement is not predetermined, but rather built, contingently, in the different spaces dedicated to contemplating and practicing Education, as according to Lopes, Macedo (2011) and Almeida, Gonçalves, Magalhães (2019). Thus, the research is instigated by the following question: what are the existing meanings in articulatory chains present in the practical curricular policies developed by the coordinators of the Pedagogical Advisory and Studies Department (SEAP) of the Arts and Communication Center (CAC), alongside the Educational Affairs Technicians (TAE), in academic courses such as Dance, Theater and Music, aimed at the incorporation of EHR? We point out that the selected courses belong to the research development field that is the Federal University of Pernambuco (UFPE) and CAC. In this perspective, we highlight the choice of Discourse Theory (DT), by Laclau and Mouffe, as the theoretical viewpoint for this work, in addition to being a guide for our theoretical-methodological construction movement (LACLAU; MOUFFE, 2015). In this way, we discursively characterized the SEAP/CAC as a field of pedagogical practices, used questionnaires with the team and therefore placed ourselves before the professional profiles of the TAE, intertwined with the historical political constitution of the sector. The same was proved to be involved with pedagogical advisory services articulating with counter-hegemonic currents. We’ve identified, through the analysis of the Pedagogical Course Plan(PPC) documents of the courses, discursive formations that are in alignment with the relations present in the characterization of SEAP. Regarding the incorporation of the EHR, the identified formations are permeated with multiple and pulverized meanings, which point to the existence of a tendentially void signifier regarding the theme in the curricula. This signifier is open to multiple possibilities of fulfillment. By conducting questionnaires and semi-structured interviews, we understood that the chains of articulation, stemming from the coordinators' speeches, reveal movements of equivalence that point to the presence of the EHR in the practical curricular policies of the teacher training courses, but demonstrate the lack of assurance of this incorporation’s permanence. There is the understanding of the social relevance and the observation of transversality of principles such as the valorization of differences and reflections about social justice in the analyzed curricula. However, the onslaughts of erasure arising from neoliberal and neoconservative propositions in Education are perceived as possible destabilizers of greater investments and continuities of the teacher training processes interrelated with the EHR and its principles of democratic actions. These training processes remain vigilant and are committed to the social function of an education imbricated with humanism, in the sense of valuing and taking responsibility for the Other.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCurrículo – ensino superiorLicenciaturasDireitos humanos – educaçãoCurrículo de licenciaturas acompanhadas pelo setor de estudos e assessoria pedagógica : articulações discursivas referentes à incorporação da educação em direitos humanosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Alery Felinto Santana.pdf.txtDISSERTAÇÃO Alery Felinto Santana.pdf.txtExtracted texttext/plain431863https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46526/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Alery%20Felinto%20Santana.pdf.txt99b968905536f539888610ce54be78fcMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Alery Felinto Santana.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Alery Felinto Santana.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1191https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46526/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Alery%20Felinto%20Santana.pdf.jpgef2d3a1f358c4a5a632e63b0bd535e37MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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