Estudantes em situações de conflito interpessoal no ambiente escolar : como reagem os pré-adolescentes
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Data de Publicação: | 2019 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39166 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de investigar como estudantes de 10 a 14 anos reagem em situações hipotéticas de conflito interpessoal no ambiente escolar. Os conceitos de autonomia moral e de habilidades sociais ou socioemocionais subsidiam a proposta buscando compreender como crianças e adolescentes costumam lidar com os conflitos, seus estilos de resolução e os sentimentos envolvidos. Participaram da pesquisa 69 estudantes do 6º ano, do ensino fundamental, anos finais, de uma escola estadual do Recife-PE. Elas foram convidadas a responder ao instrumento Children´s Action Tendency Scale (DELUTY, 1981), que apresenta dez situações de conflito interpessoal passíveis de ocorrer entre crianças ou adolescentes no espaço escolar. Os resultados obtidos indicam a predominância de comportamentos submissos de meninos e meninas; porém, em um dos itens, as meninas revelaram mais comportamentos categorizados como agressivos. Quanto aos sentimentos, os participantes relataram frequentemente sentimentos negativos pouco definidos, ou negativos de não aceitação da ação alheia geralmente associados a reações agressivas, o que pode indicar dificuldades de compreensão e expressão dos sentimentos e pouco controle emocional. A maioria dos participantes também indicou acreditar que suas reações às situações propostas seriam aprovadas pelos seus professores ou professoras. A partir destes resultados, refletimos que os participantes da pesquisa demonstram dificuldade em apresentar comportamentos considerados assertivos e autônomos para a sua faixa etária, o que pode sugerir a necessidade de maior atenção para o ensino de tais habilidades. A escola é uma instituição à qual se atribui o papel de socialização secundária das crianças. Nesse espaço educacional, é fundamental que o estudante possa se desenvolver integralmente, ou seja, do ponto de vista ético, moral, cognitivo, motor, social e emocional. A nossa observação é de que existe uma supervalorização do conhecimento acadêmico em detrimento de outras habilidades essenciais para o crescimento pessoal e o convívio social saudável. Questionamos, então, o que a escola poderia ou deveria proporcionar às crianças e adolescentes para seu desenvolvimento integral. |
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SÁ, Maria Manuela Correia Barbosa dehttp://lattes.cnpq.br/9375018877965234http://lattes.cnpq.br/8994019269268058PEDROSA, Maria Isabel Patrício de Carvalho2021-01-27T20:39:05Z2021-01-27T20:39:05Z2019-08-22SÁ, Maria Manuela Correia Barbosa de. Estudantes em situações de conflito interpessoal no ambiente escolar: como reagem os pré-adolescentes. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39166ark:/64986/00130000140k5Este trabalho tem o objetivo de investigar como estudantes de 10 a 14 anos reagem em situações hipotéticas de conflito interpessoal no ambiente escolar. Os conceitos de autonomia moral e de habilidades sociais ou socioemocionais subsidiam a proposta buscando compreender como crianças e adolescentes costumam lidar com os conflitos, seus estilos de resolução e os sentimentos envolvidos. Participaram da pesquisa 69 estudantes do 6º ano, do ensino fundamental, anos finais, de uma escola estadual do Recife-PE. Elas foram convidadas a responder ao instrumento Children´s Action Tendency Scale (DELUTY, 1981), que apresenta dez situações de conflito interpessoal passíveis de ocorrer entre crianças ou adolescentes no espaço escolar. Os resultados obtidos indicam a predominância de comportamentos submissos de meninos e meninas; porém, em um dos itens, as meninas revelaram mais comportamentos categorizados como agressivos. Quanto aos sentimentos, os participantes relataram frequentemente sentimentos negativos pouco definidos, ou negativos de não aceitação da ação alheia geralmente associados a reações agressivas, o que pode indicar dificuldades de compreensão e expressão dos sentimentos e pouco controle emocional. A maioria dos participantes também indicou acreditar que suas reações às situações propostas seriam aprovadas pelos seus professores ou professoras. A partir destes resultados, refletimos que os participantes da pesquisa demonstram dificuldade em apresentar comportamentos considerados assertivos e autônomos para a sua faixa etária, o que pode sugerir a necessidade de maior atenção para o ensino de tais habilidades. A escola é uma instituição à qual se atribui o papel de socialização secundária das crianças. Nesse espaço educacional, é fundamental que o estudante possa se desenvolver integralmente, ou seja, do ponto de vista ético, moral, cognitivo, motor, social e emocional. A nossa observação é de que existe uma supervalorização do conhecimento acadêmico em detrimento de outras habilidades essenciais para o crescimento pessoal e o convívio social saudável. Questionamos, então, o que a escola poderia ou deveria proporcionar às crianças e adolescentes para seu desenvolvimento integral.CAPESThis paper aims to investigate how students aged 10 to 14 years react at hypothetical interpersonal conflict situations at school environment. The concepts of moral autonomy and social or socio-emotional skills support the proposal seeking to understand how children and adolescents usually deal with conflicts, their resolution styles and the feelings involved. The study included 69 students of 6th grade, elementary school, final years, of a state school in Recife-PE. They were invited to answer the Children´s Action Tendency Scale (DELUTY, 1981), which presents ten situations of interpersonal conflict that may occur between children or adolescents in the school space. The results indicate the predominance of submissive behaviors among boys and girls, but in one of the items the girls revealed behaviors better categorized as aggressive. As for feelings, participants often reported poorly defined negative feelings, or negative feelings of non-acceptance of others' actions usually associated with aggressive reactions, which may indicate difficulties in understanding and expressing feelings and poor emotional control. Most participants also indicated that they believed that their reactions to the proposed situations would be approved by their teachers. From these results, we reflect that the participants in the research demonstrate difficulty in presenting assertive and autonomous behaviors for their age group, which may suggest the need for greater attention in teaching such skills. The school is an institution to which the role of secondary socialization of children is attributed. In this educational sphere, it is essential for the student to fully develop ethical, moral, cognitive, motor, social, and emotional abilities and competences. Our observation is that there is an overvaluation of academic knowledge over other skills essential for personal growth and healthy social life. We than ask what the school could or should provide to children and adolescents for their integral development.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em PsicologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPsicologiaEscolaEstudantesConflito interpessoalAutonomia (Psicologia)Estudantes em situações de conflito interpessoal no ambiente escolar : como reagem os pré-adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39166/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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