O mito da novidade no texto publicitário para a mulher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ivandilson
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/00130000105pr
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7995
Resumo: A publicidade se caracteriza como sendo, antes de tudo, um discurso, uma linguagem, sustentando uma argumentação icônico-lingüística para persuadir consciente e inconscientemente o público-alvo e, para isso, lança mão de todo um conjunto de recursos estilísticos, relações semânticas e seleção lexical. O presente trabalho tem o objetivo de examinar o conjunto de mecanismos lingüísticos que se relacionam com a administração do mito da novidade em textos publicitários endereçados especialmente ao público feminino, quais sejam: o emprego de itens lexicais, como novo, chegar, renovar, exclusivo, revolucionário e o operador situativo agora; processos de formação de palavra (especialmente prefixação e composição); o uso de terminologia técnico-científica; a manutenção de formas fixas (provérbios, frases feitas, adágios, expressões cristalizadas). Para tanto, foram tomados textos publicitários impressos de público-alvo feminino, assim definido por caracteres como produto (moda, cosmética, alimentação), veículo (revistas femininas) e marcas morfossintáticas do gênero feminino. Trata-se de um trabalho de caráter interdisciplinar, pela natureza mesma de a publicidade interagir com áreas diversas do conhecimento Lingüística, Comunicação Social, Marketing, Sociologia , bem como pela construção de nosso arcabouço teórico, que não se baseou em uma teoria de base especificamente, mas se apoiou em correntes mais diversificadas da própria Lingüística pela depreensão que faz de pontos da Lexicologia, da Sociolingüística Interacional especialmente quanto à parte dedicada às representações de gênero , da Análise do Discurso Crítica quando da abordagem das relações de poder na/pela linguagem
id UFPE_f4b44b0b17243c8e3de6a4e29d75f8c7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/7995
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling Costa, IvandilsonMedeiros de Carvalho, Nelly 2014-06-12T18:38:10Z2014-06-12T18:38:10Z2005Costa, Ivandilson; Medeiros de Carvalho, Nelly. O mito da novidade no texto publicitário para a mulher. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7995ark:/64986/00130000105prA publicidade se caracteriza como sendo, antes de tudo, um discurso, uma linguagem, sustentando uma argumentação icônico-lingüística para persuadir consciente e inconscientemente o público-alvo e, para isso, lança mão de todo um conjunto de recursos estilísticos, relações semânticas e seleção lexical. O presente trabalho tem o objetivo de examinar o conjunto de mecanismos lingüísticos que se relacionam com a administração do mito da novidade em textos publicitários endereçados especialmente ao público feminino, quais sejam: o emprego de itens lexicais, como novo, chegar, renovar, exclusivo, revolucionário e o operador situativo agora; processos de formação de palavra (especialmente prefixação e composição); o uso de terminologia técnico-científica; a manutenção de formas fixas (provérbios, frases feitas, adágios, expressões cristalizadas). Para tanto, foram tomados textos publicitários impressos de público-alvo feminino, assim definido por caracteres como produto (moda, cosmética, alimentação), veículo (revistas femininas) e marcas morfossintáticas do gênero feminino. Trata-se de um trabalho de caráter interdisciplinar, pela natureza mesma de a publicidade interagir com áreas diversas do conhecimento Lingüística, Comunicação Social, Marketing, Sociologia , bem como pela construção de nosso arcabouço teórico, que não se baseou em uma teoria de base especificamente, mas se apoiou em correntes mais diversificadas da própria Lingüística pela depreensão que faz de pontos da Lexicologia, da Sociolingüística Interacional especialmente quanto à parte dedicada às representações de gênero , da Análise do Discurso Crítica quando da abordagem das relações de poder na/pela linguagemporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLexicologiaAnálise do discursoPublicidadeO mito da novidade no texto publicitário para a mulherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo8449_1.pdf.jpgarquivo8449_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1170https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7995/4/arquivo8449_1.pdf.jpg9f66eef51e950714432a01493cf7a83fMD54ORIGINALarquivo8449_1.pdfapplication/pdf3017764https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7995/1/arquivo8449_1.pdfb9a13c07fa8467ee86c15b9c2080b695MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7995/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo8449_1.pdf.txtarquivo8449_1.pdf.txtExtracted texttext/plain179734https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7995/3/arquivo8449_1.pdf.txt2fc3a6248648bfaa6c9f4ccc0aa3df8dMD53123456789/79952019-10-25 11:55:31.604oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T14:55:31Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O mito da novidade no texto publicitário para a mulher
title O mito da novidade no texto publicitário para a mulher
spellingShingle O mito da novidade no texto publicitário para a mulher
Costa, Ivandilson
Lexicologia
Análise do discurso
Publicidade
title_short O mito da novidade no texto publicitário para a mulher
title_full O mito da novidade no texto publicitário para a mulher
title_fullStr O mito da novidade no texto publicitário para a mulher
title_full_unstemmed O mito da novidade no texto publicitário para a mulher
title_sort O mito da novidade no texto publicitário para a mulher
author Costa, Ivandilson
author_facet Costa, Ivandilson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ivandilson
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros de Carvalho, Nelly
contributor_str_mv Medeiros de Carvalho, Nelly
dc.subject.por.fl_str_mv Lexicologia
Análise do discurso
Publicidade
topic Lexicologia
Análise do discurso
Publicidade
description A publicidade se caracteriza como sendo, antes de tudo, um discurso, uma linguagem, sustentando uma argumentação icônico-lingüística para persuadir consciente e inconscientemente o público-alvo e, para isso, lança mão de todo um conjunto de recursos estilísticos, relações semânticas e seleção lexical. O presente trabalho tem o objetivo de examinar o conjunto de mecanismos lingüísticos que se relacionam com a administração do mito da novidade em textos publicitários endereçados especialmente ao público feminino, quais sejam: o emprego de itens lexicais, como novo, chegar, renovar, exclusivo, revolucionário e o operador situativo agora; processos de formação de palavra (especialmente prefixação e composição); o uso de terminologia técnico-científica; a manutenção de formas fixas (provérbios, frases feitas, adágios, expressões cristalizadas). Para tanto, foram tomados textos publicitários impressos de público-alvo feminino, assim definido por caracteres como produto (moda, cosmética, alimentação), veículo (revistas femininas) e marcas morfossintáticas do gênero feminino. Trata-se de um trabalho de caráter interdisciplinar, pela natureza mesma de a publicidade interagir com áreas diversas do conhecimento Lingüística, Comunicação Social, Marketing, Sociologia , bem como pela construção de nosso arcabouço teórico, que não se baseou em uma teoria de base especificamente, mas se apoiou em correntes mais diversificadas da própria Lingüística pela depreensão que faz de pontos da Lexicologia, da Sociolingüística Interacional especialmente quanto à parte dedicada às representações de gênero , da Análise do Discurso Crítica quando da abordagem das relações de poder na/pela linguagem
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-12T18:38:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-12T18:38:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Costa, Ivandilson; Medeiros de Carvalho, Nelly. O mito da novidade no texto publicitário para a mulher. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7995
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/00130000105pr
identifier_str_mv Costa, Ivandilson; Medeiros de Carvalho, Nelly. O mito da novidade no texto publicitário para a mulher. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
ark:/64986/00130000105pr
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7995/4/arquivo8449_1.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7995/1/arquivo8449_1.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7995/2/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7995/3/arquivo8449_1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9f66eef51e950714432a01493cf7a83f
b9a13c07fa8467ee86c15b9c2080b695
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
2fc3a6248648bfaa6c9f4ccc0aa3df8d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1814448400212426752