Desenvolvimento de jogos digitais para educação alimentar e nutricional utilizando educação popular e design participativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Cecilia Cordeiro da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000009tgm
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18355
Resumo: O jogo e o ato de brincar assumem papel fundamental no desenvolvimento humano, estando presentes em todas as culturas e civilizações. Ao jogo podem estar associados aspectos lúdicos diversos que por si só são capazes de engajar os jogadores a superar obstáculos e atingir objetivos. Para Paulo Freire, a relação entre educadores e educandos deve se dar em interação constante e transformadora, onde o educador é desafiado a reconstruir criativamente o conhecimento a partir da interação com os educandos, respeitando seu conhecimento prévio, sua história e contexto social e cultural, usando como mediação o afeto, que por sua vez pode se expressar na forma de atividades lúdicas e de jogos. O design participativo é um conjunto de metodologias pelas quais os potenciais usuários são envolvidos na construção da solução, participando de determinadas etapas do projeto, da concepção à validação participativa, podendo também participar do desenvolvimento em si. Este trabalho tem como objetivo geral demonstrar que o processo de design participativo pode ser combinado às dinâmicas participativas da Educação Popular, para construir uma metodologia de construção de jogos sérios para aplicações em educação em saúde. Como estudo de caso, foi abordado o tema da educação alimentar e nutricional, a partir do jogo sério “Comer Legal: Uma aventura nutricional”, desenvolvido neste trabalho. Para a primeira versão, foram utilizadas observações e anotações de oficinas participativas realizadas no Assentamento Nova Canaã, no município de Tracunhaém, Zona da Mata Norte de Pernambuco, e o diagnóstico da situação de saúde alimentar e nutricional. Também foi construído um diagnóstico da situação de saúde alimentar e nutricional da cidade de Bissau, capital da Guiné-Bissau, a partir de entrevistas com agentes de Estado e da sociedade civil organizada. O jogo foi modificado, ajustado e validado de forma participativa junto a um grupo de nove nutricionistas e com 177 alunos do ensino fundamental de duas escolas dos municípios de Carpina e Paudalho, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Os resultados evidenciaram que o jogo sério desenvolvido foi considerado tanto divertido quanto efetivo do ponto de vista pedagógico, tendo ajudado os alunos a identificar alimentos saudáveis e classificá-los entre energéticos, reguladores e construtores.
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O design participativo é um conjunto de metodologias pelas quais os potenciais usuários são envolvidos na construção da solução, participando de determinadas etapas do projeto, da concepção à validação participativa, podendo também participar do desenvolvimento em si. Este trabalho tem como objetivo geral demonstrar que o processo de design participativo pode ser combinado às dinâmicas participativas da Educação Popular, para construir uma metodologia de construção de jogos sérios para aplicações em educação em saúde. Como estudo de caso, foi abordado o tema da educação alimentar e nutricional, a partir do jogo sério “Comer Legal: Uma aventura nutricional”, desenvolvido neste trabalho. Para a primeira versão, foram utilizadas observações e anotações de oficinas participativas realizadas no Assentamento Nova Canaã, no município de Tracunhaém, Zona da Mata Norte de Pernambuco, e o diagnóstico da situação de saúde alimentar e nutricional. Também foi construído um diagnóstico da situação de saúde alimentar e nutricional da cidade de Bissau, capital da Guiné-Bissau, a partir de entrevistas com agentes de Estado e da sociedade civil organizada. O jogo foi modificado, ajustado e validado de forma participativa junto a um grupo de nove nutricionistas e com 177 alunos do ensino fundamental de duas escolas dos municípios de Carpina e Paudalho, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Os resultados evidenciaram que o jogo sério desenvolvido foi considerado tanto divertido quanto efetivo do ponto de vista pedagógico, tendo ajudado os alunos a identificar alimentos saudáveis e classificá-los entre energéticos, reguladores e construtores.The game and the act of playing play a key role in human development, being present in all cultures and civilizations. Games may be associated with various play activities that are themselves able to engage players to overcome obstacles and achieve goals. For Paulo Freire, the relationship between teachers and students should give constantly and transforming interaction, where teachers are challenged to creatively rebuild knowledge from the interaction with the students, considering their prior knowledge, history, and social and cultural context, mediated by affection, which in turn can be expressed in the form of fun activities and games. Participatory design is a set of methodologies by which potential users are involved in the construction of the solution, taking part in certain stages of the project, from design to participatory validation, and can also participate in the development stage. This work has as main objective to demonstrate that participatory design process can be combined to participatory popular education dynamics, in order to build a methodology to construct serious games and software applications in health education. As a case study, we developed the serious game “Comer Legal: A nutritional adventure”, in order to pedagogically work the theme of food and nutrition education. For the first version, observations and notes were taken from the participatory workshops developed in the Settling Nova Canaã, located in the municipality of Tracunhaém, North Forest Zone of Pernambuco. The diagnosis of food and nutritional health status was also obtained. A diagnosis of the situation of food and nutritional health of the city of Bissau, capital of Guinea-Bissau, was also constructed, using information obtained from interviews and questionnaires applied to state and civil society representatives. The serious game has been modified, adjusted and validated in a participatory manner with a group of nine nutrition professionals from Recife, and 177 elementary school students from two schools located in Carpina and Paudalho, North Forest Zone of Pernambuco. The results showed that the developed serious game was considered both fun and pedagogically effective, helping students to identify healthy foods and classify them into energetics, regulators, and constructors.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessJogos sériosEducação em saúdeEducação popularGame designDesign participativoSeriousgamesHealtheducationPopulareducationGame designParticipatory designDesenvolvimento de jogos digitais para educação alimentar e nutricional utilizando educação popular e design participativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILdissertacaoFinal.compressed.pdf.jpgdissertacaoFinal.compressed.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1339https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18355/5/dissertacaoFinal.compressed.pdf.jpg4923c88d1333b689c5a7fbcabc24c5beMD55ORIGINALdissertacaoFinal.compressed.pdfdissertacaoFinal.compressed.pdfapplication/pdf3360967https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18355/1/dissertacaoFinal.compressed.pdf7147f645228f50faa53b6248eccc3b78MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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