Internacionalização de redes hoteleiras : um estudo de caso da bandeira Ramada no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35356 |
Resumo: | Com a globalização, os processos de internacionalização passaram a fazer parte da estrutura e do desenvolvimento estratégico das grandes empresas e na hotelaria não foi diferente. No final do século XX, as empresas do setor hoteleiro passaram a se expandir pelo mundo junto ao desenvolvimento do turismo e dos transportes, principalmente o aéreo, o que encurtou as distâncias e levou os turistas cada vez mais longe em busca de suas marcas mais conhecidas. Nesse contexto, a Wyndham Hotel Group se destacou e chegou, no ano de 2017, a ser a maior rede hoteleira do mundo em quantidade de hotéis. Sua maior e mais forte marca é a Ramada, que chegou ao Brasil em 2011. Esse trabalho tem como objetivo geral entender, por meio de um estudo de caso de natureza qualitativa sobre os hotéis Ramada Airport Lagoa Santa (o primeiro do Brasil) e o Ramada Recife (o primeiro da região Nordeste), como aconteceu o processo de internacionalização da Rede Wyndham no Brasil. Para isso, o estudo teve como objetivo específico analisar o processo de entrada da bandeira Ramada no Brasil, o modo de entrada e a operação dos hotéis citados, bem como da bandeira no país e o grau de controle da Wyndham sobre eles. O método utilizado foi qualitativo por meio do uso de estudo de caso, onde se pôde concluir por meio dos resultados, que a rede Vert Hotéis detém a licença de operação e desenvolvimento da marca Ramada do Brasil, administrando a gestão e operação dos hotéis, que no caso do Ramada Lagoa Santa e do Ramada Recife, são franquias da Wyndham. Em ambos os casos também percebe-se que não há um influência da rede sobre os hotéis e que o grau de controle da rede sobre eles é baixo. |
id |
UFPE_f64f70f87153199b62f07ae81b9c7b09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/35356 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
MEDEIROS, Larissa Roberta Cabral dehttp://lattes.cnpq.br/6605543821608679http://lattes.cnpq.br/0331772105868515SALAZAR, Viviane Santos2019-11-28T21:39:37Z2019-11-28T21:39:37Z2019-08-29MEDEIROS, Larissa Roberta Cabral de. Internacionalização de redes hoteleiras: um estudo de caso da bandeira Ramada no Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35356Com a globalização, os processos de internacionalização passaram a fazer parte da estrutura e do desenvolvimento estratégico das grandes empresas e na hotelaria não foi diferente. No final do século XX, as empresas do setor hoteleiro passaram a se expandir pelo mundo junto ao desenvolvimento do turismo e dos transportes, principalmente o aéreo, o que encurtou as distâncias e levou os turistas cada vez mais longe em busca de suas marcas mais conhecidas. Nesse contexto, a Wyndham Hotel Group se destacou e chegou, no ano de 2017, a ser a maior rede hoteleira do mundo em quantidade de hotéis. Sua maior e mais forte marca é a Ramada, que chegou ao Brasil em 2011. Esse trabalho tem como objetivo geral entender, por meio de um estudo de caso de natureza qualitativa sobre os hotéis Ramada Airport Lagoa Santa (o primeiro do Brasil) e o Ramada Recife (o primeiro da região Nordeste), como aconteceu o processo de internacionalização da Rede Wyndham no Brasil. Para isso, o estudo teve como objetivo específico analisar o processo de entrada da bandeira Ramada no Brasil, o modo de entrada e a operação dos hotéis citados, bem como da bandeira no país e o grau de controle da Wyndham sobre eles. O método utilizado foi qualitativo por meio do uso de estudo de caso, onde se pôde concluir por meio dos resultados, que a rede Vert Hotéis detém a licença de operação e desenvolvimento da marca Ramada do Brasil, administrando a gestão e operação dos hotéis, que no caso do Ramada Lagoa Santa e do Ramada Recife, são franquias da Wyndham. Em ambos os casos também percebe-se que não há um influência da rede sobre os hotéis e que o grau de controle da rede sobre eles é baixo.CAPESWith globalization, the internationalization processes become part of the structure and the strategic development of large companies and in the hotel industry was not different. At the end of the twentieth century, hotel companies began to expand around the world with the development of tourism and transport, especially airlift, which shortened distances and drove tourists farther and farther in their best-known brands. In this context, Wyndham Hotel Group stood out and became, in 2017, the largest hotel chain in the world in the quantitative of hotels. It is the largest and strongest brand is Ramada, which arrived in Brazil in 2011. This work has as general objective to understand, through a qualitative case study about Ramada Airport Lagoa Santa hotels (the first in Brazil) and the Ramada Recife (the first in the Northeast), how the internationalization process of the Wyndham chain in Brazil happened. For this, this study aimed specifically to analyze the process of entering the Ramada flag in Brazil, the mode of entry and operation of the mentioned hotels, as well as the flag in the country and the Wyndham control over them. The method used was qualitative, using a case study, where it concluded that the Vert Hotéis chain holds the operation and development license of the Ramada do Brasil brand, managing the management and operation of the hotels, which Ramada Lagoa Santa and Ramada Recife are Wyndham franchises. In both cases, it is also clear that there is not network influence on the hotels and that the degree of network control over them is low.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação em Hotelaria e TurismoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessInternacionalizaçãoInternacionalização de serviçosRedes hoteleirasInternacionalização de redes hoteleiras : um estudo de caso da bandeira Ramada no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35356/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35356/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTDISSERTAÇÃO Larissa Roberta Cabral de Medeiros.pdf.txtDISSERTAÇÃO Larissa Roberta Cabral de Medeiros.pdf.txtExtracted texttext/plain193140https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35356/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Larissa%20Roberta%20Cabral%20de%20Medeiros.pdf.txt128e436e8f49b75148e3785311c5f0d3MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Larissa Roberta Cabral de Medeiros.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Larissa Roberta Cabral de Medeiros.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35356/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Larissa%20Roberta%20Cabral%20de%20Medeiros.pdf.jpg187534e6e30ddabc899a411fb2991068MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Larissa Roberta Cabral de Medeiros.pdfDISSERTAÇÃO Larissa Roberta Cabral de Medeiros.pdfapplication/pdf1064714https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35356/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Larissa%20Roberta%20Cabral%20de%20Medeiros.pdf045963b376c5d9199cd4e71ef9d9df80MD51123456789/353562019-11-29 02:17:11.06oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-11-29T05:17:11Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Internacionalização de redes hoteleiras : um estudo de caso da bandeira Ramada no Brasil |
title |
Internacionalização de redes hoteleiras : um estudo de caso da bandeira Ramada no Brasil |
spellingShingle |
Internacionalização de redes hoteleiras : um estudo de caso da bandeira Ramada no Brasil MEDEIROS, Larissa Roberta Cabral de Internacionalização Internacionalização de serviços Redes hoteleiras |
title_short |
Internacionalização de redes hoteleiras : um estudo de caso da bandeira Ramada no Brasil |
title_full |
Internacionalização de redes hoteleiras : um estudo de caso da bandeira Ramada no Brasil |
title_fullStr |
Internacionalização de redes hoteleiras : um estudo de caso da bandeira Ramada no Brasil |
title_full_unstemmed |
Internacionalização de redes hoteleiras : um estudo de caso da bandeira Ramada no Brasil |
title_sort |
Internacionalização de redes hoteleiras : um estudo de caso da bandeira Ramada no Brasil |
author |
MEDEIROS, Larissa Roberta Cabral de |
author_facet |
MEDEIROS, Larissa Roberta Cabral de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6605543821608679 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0331772105868515 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MEDEIROS, Larissa Roberta Cabral de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SALAZAR, Viviane Santos |
contributor_str_mv |
SALAZAR, Viviane Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacionalização Internacionalização de serviços Redes hoteleiras |
topic |
Internacionalização Internacionalização de serviços Redes hoteleiras |
description |
Com a globalização, os processos de internacionalização passaram a fazer parte da estrutura e do desenvolvimento estratégico das grandes empresas e na hotelaria não foi diferente. No final do século XX, as empresas do setor hoteleiro passaram a se expandir pelo mundo junto ao desenvolvimento do turismo e dos transportes, principalmente o aéreo, o que encurtou as distâncias e levou os turistas cada vez mais longe em busca de suas marcas mais conhecidas. Nesse contexto, a Wyndham Hotel Group se destacou e chegou, no ano de 2017, a ser a maior rede hoteleira do mundo em quantidade de hotéis. Sua maior e mais forte marca é a Ramada, que chegou ao Brasil em 2011. Esse trabalho tem como objetivo geral entender, por meio de um estudo de caso de natureza qualitativa sobre os hotéis Ramada Airport Lagoa Santa (o primeiro do Brasil) e o Ramada Recife (o primeiro da região Nordeste), como aconteceu o processo de internacionalização da Rede Wyndham no Brasil. Para isso, o estudo teve como objetivo específico analisar o processo de entrada da bandeira Ramada no Brasil, o modo de entrada e a operação dos hotéis citados, bem como da bandeira no país e o grau de controle da Wyndham sobre eles. O método utilizado foi qualitativo por meio do uso de estudo de caso, onde se pôde concluir por meio dos resultados, que a rede Vert Hotéis detém a licença de operação e desenvolvimento da marca Ramada do Brasil, administrando a gestão e operação dos hotéis, que no caso do Ramada Lagoa Santa e do Ramada Recife, são franquias da Wyndham. Em ambos os casos também percebe-se que não há um influência da rede sobre os hotéis e que o grau de controle da rede sobre eles é baixo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-28T21:39:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-28T21:39:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MEDEIROS, Larissa Roberta Cabral de. Internacionalização de redes hoteleiras: um estudo de caso da bandeira Ramada no Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35356 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS, Larissa Roberta Cabral de. Internacionalização de redes hoteleiras: um estudo de caso da bandeira Ramada no Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35356/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35356/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35356/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Larissa%20Roberta%20Cabral%20de%20Medeiros.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35356/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Larissa%20Roberta%20Cabral%20de%20Medeiros.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35356/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Larissa%20Roberta%20Cabral%20de%20Medeiros.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 128e436e8f49b75148e3785311c5f0d3 187534e6e30ddabc899a411fb2991068 045963b376c5d9199cd4e71ef9d9df80 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310738825445376 |