Filosofia e feminismos : debates feministas no ensino de Filosofia, a luz do conceito de “mulher” em Simone de Beauvoir
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Data de Publicação: | 2021 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48330 |
Resumo: | O escopo desta pesquisa é refletir sobre a inserção do tema feminismos, no ensino de Filosofia, na educação básica – nível médio. Situamos pesquisa e intervenção no conceito de “mulher” em Simone de Beauvoir, na obra O segundo Sexo (2019). Refletimos sobre a sala de aula como um espaço possível de ampliação de percepções dos modos de ser mulher, por meio da discussão dos feminismos. Expomos também como presenças e ausências de dadas narrativas legitimam discursos sexistas, estabelecendo lugares e interdições à construção do conhecimento. Ao desenvolver o conceito de “outro”, Beauvoir faz uma análise existencialista das bases que justificam a condição histórica da mulher, sociedades patriarcais, que apoiando-se em narrativas, códigos de conduta e costumes “naturalizam” papéis e comportamentos como femininos, delimitando espaços de atuação da mulher. Ao afirmar que “não se nasce mulher, torna-se mulher”, a filósofa apresenta como as experiências vividas, de acordo com o contexto histórico-social, definem de maneira singular a condição da mulher. Dessa forma, embora existam situações que nos diferencie enquanto mulher, o patriarcado aproxima as experiências das mulheres mesmo em diferentes contextos. Discutimos como algumas mulheres, apesar de estarem ligadas ao discurso e às regras do sistema patriarcal, na busca da liberdade, de pôr-se como um, são consideradas transgressoras, pelas resistências ao modelo patriarcal, sendo postas à margem da sociedade, julgadas e repudiadas. Como proposta de intervenção do Mestrado Profissional em Filosofia – Núcleo UFPE – realizamos as atividades com alunas e alunos do Ensino Médio, da Escola Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva, pelo Google Sala de Aula. A intervenção foi desenvolvida a partir da metodologia de pesquisa ação. Aplicamos de formulário, buscando identificar como alunas e alunos compreendem comportamentos “masculinos” e “femininos”, bem como perceber situações do cotidiano que perpetuam o primado patriarcal. A partir dos dados coletados, elaboramos atividades que tencionassem suas ideias, a partir de reflexões fundamentadas na obra O segundo Sexo de Beauvoir. As atividades realizadas indicam possibilidades e contribuições para o ensino de Filosofia, na rede pública do estado de Alagoas. |
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Expomos também como presenças e ausências de dadas narrativas legitimam discursos sexistas, estabelecendo lugares e interdições à construção do conhecimento. Ao desenvolver o conceito de “outro”, Beauvoir faz uma análise existencialista das bases que justificam a condição histórica da mulher, sociedades patriarcais, que apoiando-se em narrativas, códigos de conduta e costumes “naturalizam” papéis e comportamentos como femininos, delimitando espaços de atuação da mulher. Ao afirmar que “não se nasce mulher, torna-se mulher”, a filósofa apresenta como as experiências vividas, de acordo com o contexto histórico-social, definem de maneira singular a condição da mulher. Dessa forma, embora existam situações que nos diferencie enquanto mulher, o patriarcado aproxima as experiências das mulheres mesmo em diferentes contextos. Discutimos como algumas mulheres, apesar de estarem ligadas ao discurso e às regras do sistema patriarcal, na busca da liberdade, de pôr-se como um, são consideradas transgressoras, pelas resistências ao modelo patriarcal, sendo postas à margem da sociedade, julgadas e repudiadas. Como proposta de intervenção do Mestrado Profissional em Filosofia – Núcleo UFPE – realizamos as atividades com alunas e alunos do Ensino Médio, da Escola Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva, pelo Google Sala de Aula. A intervenção foi desenvolvida a partir da metodologia de pesquisa ação. Aplicamos de formulário, buscando identificar como alunas e alunos compreendem comportamentos “masculinos” e “femininos”, bem como perceber situações do cotidiano que perpetuam o primado patriarcal. A partir dos dados coletados, elaboramos atividades que tencionassem suas ideias, a partir de reflexões fundamentadas na obra O segundo Sexo de Beauvoir. As atividades realizadas indicam possibilidades e contribuições para o ensino de Filosofia, na rede pública do estado de Alagoas.CAPESThe scope of this research aims to reflect on the insertion of the theme feminisms in the teaching of philosophy, in the basic education - high school. Herein, we assess research and intervention in the concept of “woman” from Simone de Beauvoir’s book “The Second Sex” (2019). Additionally, we reflected about the classroom being a space for expanding perceptions of the ways of being a woman, through the discussion of feminisms. We also expose how presences and absences of given narratives legitimize sexist discourses, establishing places and prohibitions on the construction of the knowledge. Interestingly, when developing the concept of "other", Beauvoir makes an existential analysis of the bases that justify the historical condition of women, patriarchal societies, which based on narratives, codes of conduct, and customs, softens roles and behaviors on feminine, and, consequently, they delimit women's spaces. Notably, when she attests that “one is not born a woman, one becomes a woman”, the philosopher presents how the lived experiences, according to the historical-social context, define in a unique way the condition of the woman. Therefore, although there are situations that differentiate us as a woman, patriarchy brings women's experiences together even in different contexts. Considering that, we discussed how some women, despite being linked to the discourse and the rules of the patriarchal system, in the search for freedom, toput themselves as one, are considered transgressors, due to resistance to the patriarchal model, being put on the margins of society, judged and repudiated . As anintervention proposal for the Professional Master's in Philosophy - UFPE Nucleus - we carry out some activities with high school students, from the State School Professor Mileno Ferreira da Silva, using the Google Classroom. The interventionwas developed from the action research methodology. We applied a form, seeking to identify how students understand “male” and “female” behaviors, as well as perceiving everyday situations that perpetuate the patriarchal primacy. Based on the data collected, we elaborated activities that intended their ideas, based on reflectionsfrom the Beauvoir’s book “The second sex”. Finally, the activities carried out indicate possibilities and contributions to the teaching of philosophy, in the public network of the state of Alagoas.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em FilosofiaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessFilosofiaEnsino de filosofiaFeminismoDiscussões e debatesBeauvoir, Simone de, 1908-1986Filosofia e feminismos : debates feministas no ensino de Filosofia, a luz do conceito de “mulher” em Simone de Beauvoirinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Marta Alves Lemos.pdf.txtDISSERTAÇÃO Marta Alves Lemos.pdf.txtExtracted texttext/plain240995https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48330/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marta%20Alves%20Lemos.pdf.txt9518f9e45b60b3fcd3f111d64877624bMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Marta Alves Lemos.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Marta Alves Lemos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48330/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marta%20Alves%20Lemos.pdf.jpg61017ce36314796c53bfb26e35a694cfMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Marta Alves Lemos.pdfDISSERTAÇÃO Marta Alves Lemos.pdfapplication/pdf1157562https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48330/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marta%20Alves%20Lemos.pdfef4e971c718e3fd6b4ed41129e506bcfMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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