Ensino e aprendizagem da paragrafação: concepções e práticas de professores e conhecimentos de seus alunos
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Data de Publicação: | 2014 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13000 |
Resumo: | Este estudo buscou investigar as concepções de professores e alunos em relação ao parágrafo e as concepções de professores sobre o ensino da paragrafação, bem como analisar as experiências docentes, relacionando-as às concepções sobre como abordar tal conteúdo curricular, buscando perceber possíveis relações entre essas experiências e as aprendizagens dos alunos. A metodologia constou de entrevistas com 10 docentes que lecionavam no 5º ano do Ensino Fundamental e 05 alunos de cada professora; observação de 20 aulas de duas professoras (10 de cada), seguida da realização de encontros de estudo e da observação de mais 20 aulas; aplicação de quatro atividades de produção textual (duas no início da pesquisa e duas no final) com alunos das duas professoras observadas. O estudo foi apoiado na perspectiva sociointeracionista. A análise das entrevistas realizadas antes da vivência dos encontros de estudo mostrou que as docentes, ao mesmo tempo em que salientavam propriedades importantes sobre os parágrafos, também explicitavam algumas concepções de parágrafo padrão ou mesmo faziam referências a uma total liberdade para decidir sobre as estratégias de utilização de parágrafos no texto. Quanto aos estudantes, os depoimentos mostraram que 58% pareciam entender o parágrafo apenas como um recuo de margem. Aqueles que tinham uma compreensão além da marcação textual demonstravam possuir concepções próximas àquelas identificadas nas entrevistas de suas professoras. Quanto às práticas das docentes, foi observado que, no primeiro bloco de observações, as duas professoras abordaram a paragrafação, porém com ênfases diferentes. A professora A dedicou mais atividades que contemplavam o ensino da paragrafação e utilizou mais atividades que favoreciam a reflexão e a explicitação verbal dos conhecimentos pelos alunos, no entanto, tinha dificuldades em potencializar esses momentos, assim como, dificuldades em veicular uma noção de parágrafo mais flexível. A professora B, além de ter contemplado tal conteúdo em poucas aulas, também mostrou-se insegura para abordar tal recurso linguístico. Após a realização dos encontros de estudo, ficou evidente que a professora A ampliou seus conhecimentos sobre paragrafação, aumentou a diversificação de atividades e melhorou a qualidade de sua mediação. Quanto à professora B também houve mudanças em sua forma de tratar esse objeto de estudo, pois houve aumento do número de ocasiões em que esse conteúdo foi abordado e aumento das atividades de cunho mais reflexivo. Contudo, a professora continuou a ter dificuldades em estimular reflexões. O aumento das situações de ensino da paragrafação se deu, principalmente, pelo aumento no número dos alertas dados aos alunos para não se esquecerem de paragrafar durante as produções textuais. A análise do desempenho dos alunos no início e final da pesquisa sinalizou para possíveis relações entre o progresso das aprendizagens dos estudantes e a prática desenvolvida por suas professoras. Os alunos de ambas as turmas avançaram na apropriação da paragrafação, porém os alunos da turma A demonstraram ter tido um progresso mais significativo. Concluiu-se, portanto, que as concepções sobre parágrafo influenciam os modos como os professores desenvolvem suas estratégias didáticas e que, havendo um trabalho reflexivo com os professores, suas práticas melhoram quantitativamente e qualitativamente e, consequentemente, os estudantes passam a mostrar melhores resultados. |
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A professora A dedicou mais atividades que contemplavam o ensino da paragrafação e utilizou mais atividades que favoreciam a reflexão e a explicitação verbal dos conhecimentos pelos alunos, no entanto, tinha dificuldades em potencializar esses momentos, assim como, dificuldades em veicular uma noção de parágrafo mais flexível. A professora B, além de ter contemplado tal conteúdo em poucas aulas, também mostrou-se insegura para abordar tal recurso linguístico. Após a realização dos encontros de estudo, ficou evidente que a professora A ampliou seus conhecimentos sobre paragrafação, aumentou a diversificação de atividades e melhorou a qualidade de sua mediação. Quanto à professora B também houve mudanças em sua forma de tratar esse objeto de estudo, pois houve aumento do número de ocasiões em que esse conteúdo foi abordado e aumento das atividades de cunho mais reflexivo. Contudo, a professora continuou a ter dificuldades em estimular reflexões. 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Concluiu-se, portanto, que as concepções sobre parágrafo influenciam os modos como os professores desenvolvem suas estratégias didáticas e que, havendo um trabalho reflexivo com os professores, suas práticas melhoram quantitativamente e qualitativamente e, consequentemente, os estudantes passam a mostrar melhores resultados.porUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAnálise linguísticaPrática docenteEnsinoLíngua PortuguesaParagrafaçãoEnsino e aprendizagem da paragrafação: concepções e práticas de professores e conhecimentos de seus alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Leila Nascimento da Silva.pdf.jpgTESE Leila Nascimento da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1256https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13000/5/TESE%20Leila%20Nascimento%20da%20Silva.pdf.jpg6d633a5aea7a1eec7d4233f0c50c6e53MD55ORIGINALTESE Leila Nascimento da Silva.pdfTESE Leila Nascimento da Silva.pdfTese de doutoradoapplication/pdf14033703https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13000/1/TESE%20Leila%20Nascimento%20da%20Silva.pdf4d7cb9644aeebe5a789e8ba32faa92c8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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