Identificação de risco para a gagueira do desenvolvimento : elaboração e validação de um instrumento de rastreio
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Data de Publicação: | 2020 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39058 |
Resumo: | A gagueira com início na infância está entre os mais prevalentes distúrbios do desenvolvimento. Para que ocorra o diagnóstico precoce da gagueira, os profissionais da saúde e da educação devem acompanhar o desenvolvimento infantil, incluindo o desenvolvimento da comunicação. Esse acompanhamento pode ser facilitado por meio de um instrumento de rastreio. Entretanto, os instrumentos utilizados para identificação precoce da gagueira estão mais voltados para o manejo clínico de diagnóstico que de rastreamento. Assim, torna-se importante a construção e validação psicométrica de instrumentos que possibilitem o rastreio do risco para a gagueira do desenvolvimento em crianças pré-escolares, visando a sua identificação precoce. O presente estudo teve como objetivo geral investigar evidências de validade de conteúdo e sensibilidade de um instrumento de rastreio para identificação de risco para a gagueira do desenvolvimento em crianças pré-escolares. A elaboração do instrumento foi dividida em duas etapas: A Primeira etapa – teórica, contou com a revisão da literatura, a construção dos itens que compõe o instrumento e a avaliação destes itens por um comitê de juízes, composto por 10 fonoaudiólogas atuantes na área da Fluência. A Segunda etapa – empírica, consistiu na aplicação do instrumento elaborado com 30 pais/responsáveis de crianças de 2 a 5 anos e 11 meses. Para análise dos dados obtidos na primeira etapa, foi verificado o nível de concordância entre os juízes, bem como realizada uma análise da confiabilidade dos itens. Também foi realizada uma análise qualitativa das observações realizadas pelos juízes. Para a análise da segunda etapa, utilizou-se o modelo de classificação binária Weight of Evidence (WoE) e Análise de Agrupamento na sensibilidade dos itens e definição das medidas de acurácia, respectivamente. Na parte teórica, os índices IVC-I e IVC-T evidenciaram alto índice de concordância entre os juízes. Os coeficientes de alfa de Cronbach indicaram alta consistência interna entre as respostas dos juízes em 19 dos 24 itens. A análise qualitativa demonstrou a necessidade de novos ajustes que resultaram na segunda versão do instrumento. Na parte empírica, verificou-se que a média geral da duração das entrevistas foi de 17 minutos. O modelo WoE evidenciou que os itens de maior força preditiva para o risco da gagueira foram a reação social à fala, os concomitantes físicos e a compreensão da fala da criança. A Análise de Agrupamento forneceu a estratificação dos sujeitos em três zonas de risco: “Fora de Risco”, “Em atenção” e “Em Risco”, com base nos valores mínimos e máximos de cada grupo. O instrumento proposto mostrou evidências de validade baseada no conteúdo e na confiabilidade interna que permitiram, até o momento, ajustá-lo em relação ao seu construto. Além disso, o instrumento mostrou as primeiras evidências de sensibilidade e medidas de acurácia, viabilizando, assim, a identificação do risco para a gagueira do desenvolvimento em crianças pré-escolares. |
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Entretanto, os instrumentos utilizados para identificação precoce da gagueira estão mais voltados para o manejo clínico de diagnóstico que de rastreamento. Assim, torna-se importante a construção e validação psicométrica de instrumentos que possibilitem o rastreio do risco para a gagueira do desenvolvimento em crianças pré-escolares, visando a sua identificação precoce. O presente estudo teve como objetivo geral investigar evidências de validade de conteúdo e sensibilidade de um instrumento de rastreio para identificação de risco para a gagueira do desenvolvimento em crianças pré-escolares. A elaboração do instrumento foi dividida em duas etapas: A Primeira etapa – teórica, contou com a revisão da literatura, a construção dos itens que compõe o instrumento e a avaliação destes itens por um comitê de juízes, composto por 10 fonoaudiólogas atuantes na área da Fluência. A Segunda etapa – empírica, consistiu na aplicação do instrumento elaborado com 30 pais/responsáveis de crianças de 2 a 5 anos e 11 meses. Para análise dos dados obtidos na primeira etapa, foi verificado o nível de concordância entre os juízes, bem como realizada uma análise da confiabilidade dos itens. Também foi realizada uma análise qualitativa das observações realizadas pelos juízes. Para a análise da segunda etapa, utilizou-se o modelo de classificação binária Weight of Evidence (WoE) e Análise de Agrupamento na sensibilidade dos itens e definição das medidas de acurácia, respectivamente. Na parte teórica, os índices IVC-I e IVC-T evidenciaram alto índice de concordância entre os juízes. Os coeficientes de alfa de Cronbach indicaram alta consistência interna entre as respostas dos juízes em 19 dos 24 itens. A análise qualitativa demonstrou a necessidade de novos ajustes que resultaram na segunda versão do instrumento. Na parte empírica, verificou-se que a média geral da duração das entrevistas foi de 17 minutos. O modelo WoE evidenciou que os itens de maior força preditiva para o risco da gagueira foram a reação social à fala, os concomitantes físicos e a compreensão da fala da criança. A Análise de Agrupamento forneceu a estratificação dos sujeitos em três zonas de risco: “Fora de Risco”, “Em atenção” e “Em Risco”, com base nos valores mínimos e máximos de cada grupo. O instrumento proposto mostrou evidências de validade baseada no conteúdo e na confiabilidade interna que permitiram, até o momento, ajustá-lo em relação ao seu construto. Além disso, o instrumento mostrou as primeiras evidências de sensibilidade e medidas de acurácia, viabilizando, assim, a identificação do risco para a gagueira do desenvolvimento em crianças pré-escolares.FACEPEChildhood-onset fluency disorder (stuttering) is among the most prevalent developmental disorders. For an early diagnosis of stuttering to occur, health and education professionals must monitor child development, including the development of communication. This monitoring can be facilitated by means of a mass screening instrument. However, the instruments used for the early identification of stuttering are more focused on the clinical management of diagnosis than on screening. Thus, the construction and psychometric validation of instruments that make it possible to track the risk for developmental stuttering in pre-school children becomes important, characterizing its early identification. The present study had as objective the investigation of evidence of content validation and sensitivity of a screening instrument for the identification of risk for developmental stuttering in preschool children. The preparation of the instrument was divided into two stages: The first stage - theoretical, included a review of the literature, the construction of the items that make up the instrument and the evaluation of these items by a committee of judges, composed of 10 speech-language therapists working in the field of Fluency. The second stage - empirical, consisted of the application of an instrument developed with 30 parents/guardians of children from 2 to 5 years and 11 months. To analyze the data obtained in the first stage, the level of agreement between the judges was verified, as well as an analysis of the items' confidence. A qualitative analysis of the practices was also carried out by the judges. For an analysis of the second stage, we used the binary classification model Weight of Evidence (WoE) and Cluster Analysis on item sensitivity and definition of accuracy measures, respectively. In the theoretical part, the IVC-I and IVC-T indices showed the high level of agreement between the judges. Cronbach's alpha coefficients indicate high internal consistency between the judges' responses in 19 of the 24 items. Qualitative analysis required the need for new adjustments that resulted in the second version of the instrument. In the empirical part, it was found that the general average of the information duration was 17 minutes. The WoE model showed that the items with the greatest predictive strength for the risk of stuttering were the social reaction to speech, the broad concomitants and the child's speech understanding. The Cluster Analysis provided the stratification of the subjects in three risk zones: “Out of Risk”, “In Attention” and “In Risk”, based on the relative and maximum values of each group. The instrument established by the evidence of validity based on the content and internal reliability that allowed, until now, to adjust it in relation to its construct. In addition, the instrument first as evidence of sensitivity and measures of accuracy, thus enabling the identification of the risk for developmental stuttering in preschool children.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Saude da Comunicacao HumanaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFonoaudiologiaGagueiraProgramas de rastreamentoEstudos de validaçãoIdentificação de risco para a gagueira do desenvolvimento : elaboração e validação de um instrumento de rastreioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39058/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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