Validação do instrumento de rastreio da comunicação de crianças de 0 a 36 meses (IRC-36) : evidências de validade de critério concorrente e preditiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Dayanne Priscila Rodrigues de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45012
Resumo: Observar o desenvolvimento da linguagem é considerado ―padrão-ouro‖ para o acompanhamento do desenvolvimento integral da criança, pois a linguagem é uma importante habilidade para o processo de socialização e aprendizagem. Atualmente existem alguns instrumentos de avaliação da linguagem infantil, em sua maioria indicados para fonoaudiólogos, entretanto, outros profissionais que também atuam no desenvolvimento infantil precisam estar atentos a esta habilidade. Para tanto, o Instrumento de Rastreio da Comunicação de Crianças de 0 a 36 meses (IRC-36) foi elaborado para verificação da comunicação de crianças podendo ser aplicado por qualquer profissional que acompanha o desenvolvimento Infantil, e passou inicialmente pela etapa de validade de conteúdo. Entretanto, é necessário dar continuidade ao seu processo de validação. O objetivo do estudo foi determinar evidências de validade de critério do Instrumento de Rastreio da Comunicação de crianças de 0 a 36 meses (IRC-36). A amostra do estudo foi composta por 78 pais/responsáveis de crianças que frequentam o serviço de puericultura das Unidades de Saúde da Família, além de 33 crianças com idades entre 0 e 36 meses, convidadas para segunda e tapa do estudo. Na primeira etapa do estudo, 13 profissionais de saúde (enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde) receberam um treinamento para realizar a aplicação do IRC-36 com os pais/responsáveis das crianças, nos atendimentos de puericultura ou na visita domiciliar. Na segunda fase, a fonoaudióloga pesquisadora aplicou novamente o IRC-36 com os pais/responsáveis e avaliou as crianças com o Denver II. As aplicações ocorreram uma após a outra. O instrumento possibilitou a identificação de crianças em risco, em atenção e com o desenvolvimento normal, tanto na primeira aplicação realizada por outros profissionais de saúde, quanto na segunda, realizada pela pesquisadora. Contudo, quando se comparou os escores obtidos no IRC-36 com o teste de Denver II, observou-se correlações significativas apenas entre este e a segunda aplicação do IRC-36. O valor de ponto de corte do instrumento foi 12, sendo este o valor de referência entre crianças em risco e sem risco para alteração da comunicação. O instrumento apresentou valor de acurária dentro dos níveis preconizados e alta sensibilidade. A ocorrência de risco para alteração da comunicação foi de 13% na primeira aplicação do IRC-36 e de 15,2% na segunda. O IRC-36 e o Denver II apresentaram uma forte correlação, confirmando a validade de critério concorrente e indicando que o instrumento em validação pode ser utilizado para o rastreio de comunicação de crianças de 0 a 36 meses, pois é útil na identificação de crianças em risco para as alterações da comunicação.
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Atualmente existem alguns instrumentos de avaliação da linguagem infantil, em sua maioria indicados para fonoaudiólogos, entretanto, outros profissionais que também atuam no desenvolvimento infantil precisam estar atentos a esta habilidade. Para tanto, o Instrumento de Rastreio da Comunicação de Crianças de 0 a 36 meses (IRC-36) foi elaborado para verificação da comunicação de crianças podendo ser aplicado por qualquer profissional que acompanha o desenvolvimento Infantil, e passou inicialmente pela etapa de validade de conteúdo. Entretanto, é necessário dar continuidade ao seu processo de validação. O objetivo do estudo foi determinar evidências de validade de critério do Instrumento de Rastreio da Comunicação de crianças de 0 a 36 meses (IRC-36). A amostra do estudo foi composta por 78 pais/responsáveis de crianças que frequentam o serviço de puericultura das Unidades de Saúde da Família, além de 33 crianças com idades entre 0 e 36 meses, convidadas para segunda e tapa do estudo. Na primeira etapa do estudo, 13 profissionais de saúde (enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde) receberam um treinamento para realizar a aplicação do IRC-36 com os pais/responsáveis das crianças, nos atendimentos de puericultura ou na visita domiciliar. Na segunda fase, a fonoaudióloga pesquisadora aplicou novamente o IRC-36 com os pais/responsáveis e avaliou as crianças com o Denver II. As aplicações ocorreram uma após a outra. O instrumento possibilitou a identificação de crianças em risco, em atenção e com o desenvolvimento normal, tanto na primeira aplicação realizada por outros profissionais de saúde, quanto na segunda, realizada pela pesquisadora. Contudo, quando se comparou os escores obtidos no IRC-36 com o teste de Denver II, observou-se correlações significativas apenas entre este e a segunda aplicação do IRC-36. O valor de ponto de corte do instrumento foi 12, sendo este o valor de referência entre crianças em risco e sem risco para alteração da comunicação. O instrumento apresentou valor de acurária dentro dos níveis preconizados e alta sensibilidade. A ocorrência de risco para alteração da comunicação foi de 13% na primeira aplicação do IRC-36 e de 15,2% na segunda. O IRC-36 e o Denver II apresentaram uma forte correlação, confirmando a validade de critério concorrente e indicando que o instrumento em validação pode ser utilizado para o rastreio de comunicação de crianças de 0 a 36 meses, pois é útil na identificação de crianças em risco para as alterações da comunicação.CAPESObserving language development is considered the ―gold standard‖ for monitoring the integral development of the child, as language is an important skill for the socialization and learning process. Currently, there are some instruments for assessing children's language, mostly indicated for speech therapists, however, other professionals who also work in child development need to be aware of this skill. Therefore, the Communication Screening Instrument for Children from 0 to 36 months (IRC-36) was designed to verify the communication of children and can be applied by any professional who monitors Child development, and initially went through the content validity stage. . However, it is necessary to continue its validation process. The aim of the study was to determine evidence of criterion validity of the Communication Screening Instrument for children aged 0 to 36 months (IRC-36). The study sample consisted of 78 parents/guardians of children who attend the childcare service of the Family Health Units, in addition to 33 children aged between 0 and 36 months, invited to the second stage of the study. In the first stage of the study, 13 health professionals (nurses and Community Health Agents) received training to carry out the application of the IRC-36 with the children's parents/guardians, during childcare or home visits. In the second phase, the research speech therapist applied the IRC-36 again with the parents/guardians and evaluated the children with the Denver II. The applications took place one after the other. The instrument made it possible to identify children at risk, in attention and with normal development, both in the first application performed by other health professionals, and in the second, performed by the researcher. However, when the scores obtained in the IRC-36 were compared with the Denver II test, significant correlations were observed only between this and the second application of the IRC-36. The instrument's cut-off value was 12, which is the reference value between children at risk and without risk for communication disorders. The instrument presented an accuracy value within the recommended levels and high sensitivity. The occurrence of risk for communication alteration was 13% in the first application of the IRC-36 and 15.2% in the second. The IRC-36 and Denver II showed a strong correlation, confirming the validity of concurrent criteria and indicating that the instrument being validated can be used for screening communication in children aged 0 to 36 months, as it is useful in identifying children at risk for communication disorders.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Saude da Comunicacao HumanaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccesslinguagem infantilDesenvolvimento infantilPrograma de rastreamentoEstudo de validaçãoFonoaudiologiaValidação do instrumento de rastreio da comunicação de crianças de 0 a 36 meses (IRC-36) : evidências de validade de critério concorrente e preditivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Dayanne Priscila Rodrigues de Almeida.pdfDISSERTAÇÃO Dayanne Priscila Rodrigues de Almeida.pdfapplication/pdf1623385https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45012/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Dayanne%20Priscila%20Rodrigues%20de%20Almeida.pdf276b13a723687177ad5ae76b23be886eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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