O produtor da cultura popular de Pernambuco frente às transformações das políticas culturais em 2003: uma abordagem relacional e disposicional
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Data de Publicação: | 2013 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10873 |
Resumo: | O campo da cultura brasileiro passou por uma importante transformação no âmbito das políticas culturais a partir de 2003, com a posse do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e a gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura. Tais transformações se deram no sentido de promover a democracia cultural, a gestão compartilhada, e o desenvolvimento da cultura popular, historicamente marginalizada pelas políticas de governo. Para tanto, a política de editais tornou-se o principal método utilizado. O presente trabalho tem como objetivo analisar, a partir da perspectiva relacional e disposicional de Pierre Bourdieu, como as transformações nas políticas culturais a partir de 2003 se relacionaram com a atuação do produtor da cultura popular de Pernambuco. Assim, foram utilizadas pesquisa bibliográfica, entrevistas parcialmente estruturadas, e observação participante em cursos e oficinas de formação de produtores, bem como em fóruns promovidos pela Fundarpe. Os achados foram analisados a partir da hermenêutica, constatando-se que a necessidade de desenvolver projetos que atendam os requisitos técnicos impostos pelos editais aumentou a participação dos produtores culturais independentes no subcampo da cultura popular, redefinindo algumas relações, principalmente a existente entre produtor e artistas/ coletivos culturais. Concluiu-se também que artistas e membros de grupos da cultura popular tem buscado cada vez mais deter os capitais necessários ao desempenho de atividades de produção, e que essa busca é dificultada pela não detenção de disposições comuns aos produtores independentes. |
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