Análise térmica do bloco do motor etorq evo 1.6 l flex fuel turboalimentado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAES, Flávio Souza de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32500
Resumo: HENRÍQUEZ GUERRERO, Jorge Recarte, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: HENRIQUEZ, JORGE RECARTE ; LIRA JUNIOR, José Claudino de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LIRA, JOSÉ CLAUDINO DE
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Nesse desenvolvimento, ferramentas computacionais são de grande importância, pois sua utilização diminui o custo com experimentação e tempo de projeto. O presente trabalho tem como objetivo estudar os impactos de modificações no escoamento da camisa d’água nos canais de um motor turbo alimentado sobre o campo de temperaturas deste dispositivo. Tais impactos foram avaliados através de uma simulação CHT (“Conjugate Heat Transfer”) do motor e seu fluido de arrefecimento. O estudo é parte de um projeto desenvolvido em parceria com a Fiat Chrysler Brasil Ltda. (FCA), a qual forneceu a geometria do motor e suporte nas análises realizadas. Os resultados alcançados após as simulações mostram o grande potencial dessas ferramentas no processo de desenvolvimento de motores; em relação as temperaturas, as mudanças no circuito de arrefecimento conseguiram diminuir em 32,12 K os picos de temperaturas dos domos do motor, porém estas ainda se apresentaram bastante altas. Contudo nas paredes do cilindro tais mudanças se mostraram efetivas na diminuição da temperatura dessa região, com redução máxima de 39,12 K no pico de temperaturas dessa região.CAPESInternal combustion engines are present in the society since the XXI century, been since then present in our lives. However, its use brings environmental impacts, such facts are the main reason that motivate the study of these equipments by both industry and universities in order to mitigate this problem. In this process, computational tools are very important decreasing the costs expended with experimentation and the time in the design. The objective of the present work is to study the impacts of modifications on the water jacket boundary conditions and its flow inside of a turbo compressed internal combustion engine. Such impacts were evaluated through a CHT (Conjugate Heat Transfer) simulation of the engine and its coolant. This study is part of a project developed in partnership with the company Fiat Chrysler Brazil Ltda. (FCA), who provided the engine geometry and support on the analysis done. The results of such studies show the great importance of simulation tools in the process of development of internal combustion engines; in relation to the temperatures, changes in the cooling circuit were able to decrease in 32,12 K the temperatures peaks along de domes of the engines, but they were still very high. However, in the cylinders wall such changes were effective in the reduction of temperatures in this region, with a maximum reduction of 39,12 K in the temperature peaks.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia MecanicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia MecânicaMecânica dos fluidos computacionalMotores de combustão internaMapa térmicoTransmissão de calorCircuito de arrefecimentoAnálise térmica do bloco do motor etorq evo 1.6 l flex fuel turboalimentadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Flavio Souza.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Flavio Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1275https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32500/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Flavio%20Souza.pdf.jpg80eff8ff8ce1c8bf155689577386858dMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Flavio Souza.pdfDISSERTAÇÃO Flavio Souza.pdfapplication/pdf5569422https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32500/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Flavio%20Souza.pdf437ee1393ad95009ae20df3159a34735MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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