Análise térmica do bloco do motor etorq evo 1.6 l flex fuel turboalimentado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32500 |
Resumo: | HENRÍQUEZ GUERRERO, Jorge Recarte, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: HENRIQUEZ, JORGE RECARTE ; LIRA JUNIOR, José Claudino de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LIRA, JOSÉ CLAUDINO DE |
id |
UFPE_fab19e52bd4a2032140ee64f11eb2f8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/32500 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
MORAES, Flávio Souza dehttp://lattes.cnpq.br/3171765896099399http://lattes.cnpq.br/5940127221480832HENRÍQUEZ GUERRERO, Jorge RecarteLIRA JUNIOR, José Claudino de2019-09-10T22:23:36Z2019-09-10T22:23:36Z2018-10-26https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32500HENRÍQUEZ GUERRERO, Jorge Recarte, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: HENRIQUEZ, JORGE RECARTE ; LIRA JUNIOR, José Claudino de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LIRA, JOSÉ CLAUDINO DEMotores de combustão interna são dispositivos presentes na sociedade desde o século XIX estando, desde então, presentes em nosso dia-a-dia. Porém sua utilização traz impacto ao meio ambiente, um dos fatos principais que motivam o estudo desses equipamentos por parte tanto da indústria quanto das universidades na busca de alternativas para mitigar tal problema. Nesse desenvolvimento, ferramentas computacionais são de grande importância, pois sua utilização diminui o custo com experimentação e tempo de projeto. O presente trabalho tem como objetivo estudar os impactos de modificações no escoamento da camisa d’água nos canais de um motor turbo alimentado sobre o campo de temperaturas deste dispositivo. Tais impactos foram avaliados através de uma simulação CHT (“Conjugate Heat Transfer”) do motor e seu fluido de arrefecimento. O estudo é parte de um projeto desenvolvido em parceria com a Fiat Chrysler Brasil Ltda. (FCA), a qual forneceu a geometria do motor e suporte nas análises realizadas. Os resultados alcançados após as simulações mostram o grande potencial dessas ferramentas no processo de desenvolvimento de motores; em relação as temperaturas, as mudanças no circuito de arrefecimento conseguiram diminuir em 32,12 K os picos de temperaturas dos domos do motor, porém estas ainda se apresentaram bastante altas. Contudo nas paredes do cilindro tais mudanças se mostraram efetivas na diminuição da temperatura dessa região, com redução máxima de 39,12 K no pico de temperaturas dessa região.CAPESInternal combustion engines are present in the society since the XXI century, been since then present in our lives. However, its use brings environmental impacts, such facts are the main reason that motivate the study of these equipments by both industry and universities in order to mitigate this problem. In this process, computational tools are very important decreasing the costs expended with experimentation and the time in the design. The objective of the present work is to study the impacts of modifications on the water jacket boundary conditions and its flow inside of a turbo compressed internal combustion engine. Such impacts were evaluated through a CHT (Conjugate Heat Transfer) simulation of the engine and its coolant. This study is part of a project developed in partnership with the company Fiat Chrysler Brazil Ltda. (FCA), who provided the engine geometry and support on the analysis done. The results of such studies show the great importance of simulation tools in the process of development of internal combustion engines; in relation to the temperatures, changes in the cooling circuit were able to decrease in 32,12 K the temperatures peaks along de domes of the engines, but they were still very high. However, in the cylinders wall such changes were effective in the reduction of temperatures in this region, with a maximum reduction of 39,12 K in the temperature peaks.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia MecanicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia MecânicaMecânica dos fluidos computacionalMotores de combustão internaMapa térmicoTransmissão de calorCircuito de arrefecimentoAnálise térmica do bloco do motor etorq evo 1.6 l flex fuel turboalimentadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Flavio Souza.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Flavio Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1275https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32500/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Flavio%20Souza.pdf.jpg80eff8ff8ce1c8bf155689577386858dMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Flavio Souza.pdfDISSERTAÇÃO Flavio Souza.pdfapplication/pdf5569422https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32500/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Flavio%20Souza.pdf437ee1393ad95009ae20df3159a34735MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32500/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32500/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Flavio Souza.pdf.txtDISSERTAÇÃO Flavio Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain205173https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32500/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Flavio%20Souza.pdf.txt3afff006a75c23f543ab0558aadd800aMD54123456789/325002019-10-25 09:16:07.876oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T12:16:07Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise térmica do bloco do motor etorq evo 1.6 l flex fuel turboalimentado |
title |
Análise térmica do bloco do motor etorq evo 1.6 l flex fuel turboalimentado |
spellingShingle |
Análise térmica do bloco do motor etorq evo 1.6 l flex fuel turboalimentado MORAES, Flávio Souza de Engenharia Mecânica Mecânica dos fluidos computacional Motores de combustão interna Mapa térmico Transmissão de calor Circuito de arrefecimento |
title_short |
Análise térmica do bloco do motor etorq evo 1.6 l flex fuel turboalimentado |
title_full |
Análise térmica do bloco do motor etorq evo 1.6 l flex fuel turboalimentado |
title_fullStr |
Análise térmica do bloco do motor etorq evo 1.6 l flex fuel turboalimentado |
title_full_unstemmed |
Análise térmica do bloco do motor etorq evo 1.6 l flex fuel turboalimentado |
title_sort |
Análise térmica do bloco do motor etorq evo 1.6 l flex fuel turboalimentado |
author |
MORAES, Flávio Souza de |
author_facet |
MORAES, Flávio Souza de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3171765896099399 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5940127221480832 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MORAES, Flávio Souza de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
HENRÍQUEZ GUERRERO, Jorge Recarte |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
LIRA JUNIOR, José Claudino de |
contributor_str_mv |
HENRÍQUEZ GUERRERO, Jorge Recarte LIRA JUNIOR, José Claudino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia Mecânica Mecânica dos fluidos computacional Motores de combustão interna Mapa térmico Transmissão de calor Circuito de arrefecimento |
topic |
Engenharia Mecânica Mecânica dos fluidos computacional Motores de combustão interna Mapa térmico Transmissão de calor Circuito de arrefecimento |
description |
HENRÍQUEZ GUERRERO, Jorge Recarte, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: HENRIQUEZ, JORGE RECARTE ; LIRA JUNIOR, José Claudino de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LIRA, JOSÉ CLAUDINO DE |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-10-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-10T22:23:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-10T22:23:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32500 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Engenharia Mecanica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32500/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Flavio%20Souza.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32500/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Flavio%20Souza.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32500/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32500/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32500/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Flavio%20Souza.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
80eff8ff8ce1c8bf155689577386858d 437ee1393ad95009ae20df3159a34735 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 bd573a5ca8288eb7272482765f819534 3afff006a75c23f543ab0558aadd800a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310678202023936 |