Taxonomia para avaliação pluridimensional de recursos digitais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITO JÚNIOR, Ozonias de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000012h35
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49604
Resumo: Recursos Digitais de Aprendizagem (RDAs) são uma nova forma de ensino e aprendizagem baseadas no uso do computador e contribuem para auxiliar o educador em sua prática educativa. Diante da importância de garantir a qualidade desses recursos, a proposição de abordagens para sua avaliação é abundante na literatura nacional e internacional. A diversidade de abordagens para avaliação de RDAs e sua caracterização heterogênea dificultam a verificação da qualidade destes recursos. A inexistência de um consenso sobre os critérios a serem adotados, assim como da relação explícita entre estes e os arcabouços de qualidade, são barreiras para o processo de avaliação em si. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo favorecer a avaliação de Recursos Digitais de Aprendizagem a partir de uma metaorganização de dimensões, categorias e critérios em uma taxonomia que contempla a qualidade de software, de uso, pedagógica e híbrida. O processo de desenvolvimento da Taxonomia para Avaliação de Recursos Digitais de Aprendizagem (TaRDa) pautou-se no estudo e caracterização de 26 abordagens para avaliação de RDAs, selecionadas a partir de uma Revisão Exploratória e Sistemática da Literatura. Foram extraídos e analisados um total de 724 critérios a partir do corpus de 194 publicações nacionais e internacionais contempladas no estudo. TaRDa foi concebida a partir de um processo iterativo e incremental, com validações cíclicas conduzidas com especialistas das áreas de qualidade de software, de usabilidade e educadores. A verificação da adequação da TaRDa considerou a opinião de um total de 102 especialistas com a aplicação de surveys on-line e grupos focais. Como resultado, TaRDa consiste em um instrumento para facilitar a avaliação de RDAs, sendo composta por 49 critérios e suas respectivas descrições, alocados em 17 categorias em consonância com 4 dimensões de qualidade (de uso, de software, pedagógica e híbrida).
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A diversidade de abordagens para avaliação de RDAs e sua caracterização heterogênea dificultam a verificação da qualidade destes recursos. A inexistência de um consenso sobre os critérios a serem adotados, assim como da relação explícita entre estes e os arcabouços de qualidade, são barreiras para o processo de avaliação em si. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo favorecer a avaliação de Recursos Digitais de Aprendizagem a partir de uma metaorganização de dimensões, categorias e critérios em uma taxonomia que contempla a qualidade de software, de uso, pedagógica e híbrida. O processo de desenvolvimento da Taxonomia para Avaliação de Recursos Digitais de Aprendizagem (TaRDa) pautou-se no estudo e caracterização de 26 abordagens para avaliação de RDAs, selecionadas a partir de uma Revisão Exploratória e Sistemática da Literatura. Foram extraídos e analisados um total de 724 critérios a partir do corpus de 194 publicações nacionais e internacionais contempladas no estudo. TaRDa foi concebida a partir de um processo iterativo e incremental, com validações cíclicas conduzidas com especialistas das áreas de qualidade de software, de usabilidade e educadores. A verificação da adequação da TaRDa considerou a opinião de um total de 102 especialistas com a aplicação de surveys on-line e grupos focais. Como resultado, TaRDa consiste em um instrumento para facilitar a avaliação de RDAs, sendo composta por 49 critérios e suas respectivas descrições, alocados em 17 categorias em consonância com 4 dimensões de qualidade (de uso, de software, pedagógica e híbrida).CNPqDigital Learning Resources (DLRs) are a new form of teaching and learning based on computer use, and to contribute to assist educators in their educational practice. Given the importance of ensuring the quality of these resources, the proposition of approaches for their evaluation is abundant in national and international literature. The diversity of approaches for evaluating DLRs and their heterogeneous characterization make it difficult to verify the quality of these resources. The lack of consensus on the criteria to be adopted, as well as of an explicit relationship between them and the quality frameworks, are barriers to the evaluation process itself. Therefore, the present work aims to favor the evaluation of Digital Learning Resources from a meta-organization of dimensions, categories and criteria in a taxonomy that contemplates the quality of software, of use, pedagogical and hybrid qualities. The development process of the Taxonomy for the Evaluation of Digital Learning Resources (TEDLR) was based on the study and characterization of 26 approaches to the assessment of DLRs, selected from an Exploratory and Systematic Review of Literature. A total of 724 criteria were extracted and analyzed from the corpus of 194 national and international publications included in the study. TEDLR was conceived from an iterative and incremental process, with cyclical validations conducted with experts in Software Quality, Usability and Educators. The verification of TEDLR adequacy considered the opinion of a total of 102 experts, with the application of online surveys and focus groups. As a result, TEDLR consists of an instrument to facilitate the evaluation of DLRs, consisting of 49 criteria and their respective descriptions, allocated into 17 categories in line with 4 quality dimensions (usage, software, pedagogical and hybrid).porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia de softwareTaxonomiaTaxonomia para avaliação pluridimensional de recursos digitais de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Ozonias de Oliveira Brito Junior.pdf.txtTESE Ozonias de Oliveira Brito Junior.pdf.txtExtracted texttext/plain281391https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49604/4/TESE%20Ozonias%20de%20Oliveira%20Brito%20Junior.pdf.txt8b2a40118d12ba0cb24dcd70a7125431MD54THUMBNAILTESE Ozonias de Oliveira Brito Junior.pdf.jpgTESE Ozonias de Oliveira Brito Junior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49604/5/TESE%20Ozonias%20de%20Oliveira%20Brito%20Junior.pdf.jpg50debe80caa4f1ed0da19616981f3265MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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