Os homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de João Pessoa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NOGUEIRA, Christina Gladys de Mingareli
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000g1n0
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27492
Resumo: Nome completo do orientador: Antonio Carlos Mota de Lima
id UFPE_fb9c55ed5135e03d9e06a454d7f0d39b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/27492
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling NOGUEIRA, Christina Gladys de Mingarelihttp://lattes.cnpq.br/1278375635746927http://lattes.cnpq.br/0000915103413742MOTTA, Antonio2018-11-14T18:33:54Z2018-11-14T18:33:54Z2008-07-29https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27492ark:/64986/001300000g1n0Nome completo do orientador: Antonio Carlos Mota de LimaEste trabalho apresenta um estudo das relações de gênero tendo como enfoque as construções de masculinidades a partir da perspectiva do consumo em grupos populares, o qual é concebido como um demarcador de relações sociais, cujas questões simbólicas são produzidas, negociadas e ratificadas. Neste sentido, reflito sobre o significado que assume, em especial para os homens, alguns objetos consumidos e em que medida eles repercutem em representações de gênero e masculinidades. As questões norteadoras desse estudo dizem respeito ao entendimento, por meio dos objetos consumidos, das relações de gênero e masculinidades; como tais objetos são adquiridos e quais as motivações simbólicas desse consumo. Os interlocutores dessa pesquisa são homens e mulheres residentes nas comunidades Padre Hildon Bandeira e São Rafael, na cidade de João Pessoa, Paraíba. A abordagem metodológica qualitativa consistiu em conversas informais, observações etnográficas e entrevistas semi-estruturadas. Foi observada a ocorrência de distinções/prestígios através da aquisição de certos objetos (celular, televisão, aparelho de som). Os modelos de gênero e de geração são percebidos no momento das compras, efetuadas por homens e mulheres, ocasionando consensos e divergências em relação às escolhas dos produtos direcionados à família. Por fim, constatei como as aquisições, realizadas por homens, de determinados bens de consumo (produtos estéticos, bebida alcoólicas) e a prática de determinadas atividades, a exemplo das partidas de dominó expressam e engendram masculinidades.CAPESThis paper presents a genre relation’s survey having as its goal the male constructions regarding popular (low income) groups’ consumption perspectives, in which it is conceived as a social relation boundary, which symbolic arguments are produced, negotiated and reassured. Following this plot, I reflect over the meaning that takes part, especially for men, some consumed objects and how they echoed in genre representations and manhood. The questions in this paper relate to understanding, through consumed objects, through genre relationships and manhood; how these objects are acquired and what are the symbolic motivations in this consume. The interlocutors of this research are men and women that live in Padre Hilton Bandeira and São Rafael communities, at the city of João Pessoa, Paraíba. The methodological qualitative approach consisted in informal chats, ethnographic observations and semi-structured interviews. It was observed some distinction/prestige over some objects acquisition (mobile phones, televisions, sound systems). The genre and generation templates are noticed at the moment of shopping, performed by men and women, causing consent and deviation related to the products choices for the family. Lastly, I found that the acquisition, made by men, of certain consume goods (beauty products, liquor) and the practice of some activities, domino plays for example, express and engenders manhood.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AntropologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAntropologiaConsumo (Economia)Consumidores - AtitudeMasculinidadeGêneroOs homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de João Pessoainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Christina Gladys de Mingareli Nogueira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Christina Gladys de Mingareli Nogueira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1801https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27492/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Christina%20Gladys%20de%20Mingareli%20Nogueira.pdf.jpg2ea182bec90768a3bc275b51aca90067MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Christina Gladys de Mingareli Nogueira.pdfDISSERTAÇÃO Christina Gladys de Mingareli Nogueira.pdfapplication/pdf2086655https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27492/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Christina%20Gladys%20de%20Mingareli%20Nogueira.pdf1f5615038d5669dcaf2811cc835599d5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27492/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27492/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDISSERTAÇÃO Christina Gladys de Mingareli Nogueira.pdf.txtDISSERTAÇÃO Christina Gladys de Mingareli Nogueira.pdf.txtExtracted texttext/plain257027https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27492/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Christina%20Gladys%20de%20Mingareli%20Nogueira.pdf.txtbe75b2413dc05149dfba03e93ea48cc9MD54123456789/274922019-10-26 00:49:39.403oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T03:49:39Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de João Pessoa
title Os homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de João Pessoa
spellingShingle Os homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de João Pessoa
NOGUEIRA, Christina Gladys de Mingareli
Antropologia
Consumo (Economia)
Consumidores - Atitude
Masculinidade
Gênero
title_short Os homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de João Pessoa
title_full Os homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de João Pessoa
title_fullStr Os homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de João Pessoa
title_full_unstemmed Os homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de João Pessoa
title_sort Os homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de João Pessoa
author NOGUEIRA, Christina Gladys de Mingareli
author_facet NOGUEIRA, Christina Gladys de Mingareli
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1278375635746927
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0000915103413742
dc.contributor.author.fl_str_mv NOGUEIRA, Christina Gladys de Mingareli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MOTTA, Antonio
contributor_str_mv MOTTA, Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia
Consumo (Economia)
Consumidores - Atitude
Masculinidade
Gênero
topic Antropologia
Consumo (Economia)
Consumidores - Atitude
Masculinidade
Gênero
description Nome completo do orientador: Antonio Carlos Mota de Lima
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-07-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-14T18:33:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-11-14T18:33:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27492
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/001300000g1n0
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27492
identifier_str_mv ark:/64986/001300000g1n0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Antropologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27492/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Christina%20Gladys%20de%20Mingareli%20Nogueira.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27492/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Christina%20Gladys%20de%20Mingareli%20Nogueira.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27492/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27492/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27492/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Christina%20Gladys%20de%20Mingareli%20Nogueira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2ea182bec90768a3bc275b51aca90067
1f5615038d5669dcaf2811cc835599d5
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
be75b2413dc05149dfba03e93ea48cc9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172813988823040