Os homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de João Pessoa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/001300000g1n0 |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27492 |
Resumo: | Nome completo do orientador: Antonio Carlos Mota de Lima |
id |
UFPE_fb9c55ed5135e03d9e06a454d7f0d39b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/27492 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
NOGUEIRA, Christina Gladys de Mingarelihttp://lattes.cnpq.br/1278375635746927http://lattes.cnpq.br/0000915103413742MOTTA, Antonio2018-11-14T18:33:54Z2018-11-14T18:33:54Z2008-07-29https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27492ark:/64986/001300000g1n0Nome completo do orientador: Antonio Carlos Mota de LimaEste trabalho apresenta um estudo das relações de gênero tendo como enfoque as construções de masculinidades a partir da perspectiva do consumo em grupos populares, o qual é concebido como um demarcador de relações sociais, cujas questões simbólicas são produzidas, negociadas e ratificadas. Neste sentido, reflito sobre o significado que assume, em especial para os homens, alguns objetos consumidos e em que medida eles repercutem em representações de gênero e masculinidades. As questões norteadoras desse estudo dizem respeito ao entendimento, por meio dos objetos consumidos, das relações de gênero e masculinidades; como tais objetos são adquiridos e quais as motivações simbólicas desse consumo. Os interlocutores dessa pesquisa são homens e mulheres residentes nas comunidades Padre Hildon Bandeira e São Rafael, na cidade de João Pessoa, Paraíba. A abordagem metodológica qualitativa consistiu em conversas informais, observações etnográficas e entrevistas semi-estruturadas. Foi observada a ocorrência de distinções/prestígios através da aquisição de certos objetos (celular, televisão, aparelho de som). Os modelos de gênero e de geração são percebidos no momento das compras, efetuadas por homens e mulheres, ocasionando consensos e divergências em relação às escolhas dos produtos direcionados à família. Por fim, constatei como as aquisições, realizadas por homens, de determinados bens de consumo (produtos estéticos, bebida alcoólicas) e a prática de determinadas atividades, a exemplo das partidas de dominó expressam e engendram masculinidades.CAPESThis paper presents a genre relation’s survey having as its goal the male constructions regarding popular (low income) groups’ consumption perspectives, in which it is conceived as a social relation boundary, which symbolic arguments are produced, negotiated and reassured. Following this plot, I reflect over the meaning that takes part, especially for men, some consumed objects and how they echoed in genre representations and manhood. The questions in this paper relate to understanding, through consumed objects, through genre relationships and manhood; how these objects are acquired and what are the symbolic motivations in this consume. The interlocutors of this research are men and women that live in Padre Hilton Bandeira and São Rafael communities, at the city of João Pessoa, Paraíba. The methodological qualitative approach consisted in informal chats, ethnographic observations and semi-structured interviews. It was observed some distinction/prestige over some objects acquisition (mobile phones, televisions, sound systems). The genre and generation templates are noticed at the moment of shopping, performed by men and women, causing consent and deviation related to the products choices for the family. Lastly, I found that the acquisition, made by men, of certain consume goods (beauty products, liquor) and the practice of some activities, domino plays for example, express and engenders manhood.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AntropologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAntropologiaConsumo (Economia)Consumidores - AtitudeMasculinidadeGêneroOs homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de João Pessoainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Christina Gladys de Mingareli Nogueira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Christina Gladys de Mingareli Nogueira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1801https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27492/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Christina%20Gladys%20de%20Mingareli%20Nogueira.pdf.jpg2ea182bec90768a3bc275b51aca90067MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Christina Gladys de Mingareli Nogueira.pdfDISSERTAÇÃO Christina Gladys de Mingareli Nogueira.pdfapplication/pdf2086655https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27492/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Christina%20Gladys%20de%20Mingareli%20Nogueira.pdf1f5615038d5669dcaf2811cc835599d5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27492/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27492/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDISSERTAÇÃO Christina Gladys de Mingareli Nogueira.pdf.txtDISSERTAÇÃO Christina Gladys de Mingareli Nogueira.pdf.txtExtracted texttext/plain257027https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27492/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Christina%20Gladys%20de%20Mingareli%20Nogueira.pdf.txtbe75b2413dc05149dfba03e93ea48cc9MD54123456789/274922019-10-26 00:49:39.403oai:repositorio.ufpe.br:123456789/27492TGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKClRvZG8gZGVwb3NpdGFudGUgZGUgbWF0ZXJpYWwgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgKFJJKSBkZXZlIGNvbmNlZGVyLCDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBQZXJuYW1idWNvIChVRlBFKSwgdW1hIExpY2Vuw6dhIGRlIERpc3RyaWJ1acOnw6NvIE7Do28gRXhjbHVzaXZhIHBhcmEgbWFudGVyIGUgdG9ybmFyIGFjZXNzw612ZWlzIG9zIHNldXMgZG9jdW1lbnRvcywgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsLCBuZXN0ZSByZXBvc2l0w7NyaW8uCgpDb20gYSBjb25jZXNzw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhIG7Do28gZXhjbHVzaXZhLCBvIGRlcG9zaXRhbnRlIG1hbnTDqW0gdG9kb3Mgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IuCl9fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fXwoKTGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKCkFvIGNvbmNvcmRhciBjb20gZXN0YSBsaWNlbsOnYSBlIGFjZWl0w6EtbGEsIHZvY8OqIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMpOgoKYSkgRGVjbGFyYSBxdWUgY29uaGVjZSBhIHBvbMOtdGljYSBkZSBjb3B5cmlnaHQgZGEgZWRpdG9yYSBkbyBzZXUgZG9jdW1lbnRvOwpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGUgYWNlaXRhIGFzIERpcmV0cml6ZXMgcGFyYSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGUEU7CmMpIENvbmNlZGUgw6AgVUZQRSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZGUgYXJxdWl2YXIsIHJlcHJvZHV6aXIsIGNvbnZlcnRlciAoY29tbyBkZWZpbmlkbyBhIHNlZ3VpciksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIsIG5vIFJJLCBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vL2Fic3RyYWN0KSBlbSBmb3JtYXRvIGRpZ2l0YWwgb3UgcG9yIG91dHJvIG1laW87CmQpIERlY2xhcmEgcXVlIGF1dG9yaXphIGEgVUZQRSBhIGFycXVpdmFyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXN0ZSBkb2N1bWVudG8gZSBjb252ZXJ0w6otbG8sIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gc2V1IGNvbnRlw7pkbywgcGFyYSBxdWFscXVlciBmb3JtYXRvIGRlIGZpY2hlaXJvLCBtZWlvIG91IHN1cG9ydGUsIHBhcmEgZWZlaXRvcyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBwcmVzZXJ2YcOnw6NvIChiYWNrdXApIGUgYWNlc3NvOwplKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBzdWJtZXRpZG8gw6kgbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBhIHRlcmNlaXJvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2Ugb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlOwpmKSBEZWNsYXJhIHF1ZSwgbm8gY2FzbyBkbyBkb2N1bWVudG8gc3VibWV0aWRvIGNvbnRlciBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlCmF1dG9yLCBvYnRldmUgYSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gcmVzcGVjdGl2byBkZXRlbnRvciBkZXNzZXMgZGlyZWl0b3MgcGFyYSBjZWRlciDDoApVRlBFIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgTGljZW7Dp2EgZSBhdXRvcml6YXIgYSB1bml2ZXJzaWRhZGUgYSB1dGlsaXrDoS1sb3MgbGVnYWxtZW50ZS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGN1am9zIGRpcmVpdG9zIHPDo28gZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZTsKZykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVRlBFLMKgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUEUgaWRlbnRpZmljYXLDoSBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBhdXRvciAoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRvIHByZXZpc3RvIG5hIGFsw61uZWEgYykuCg==Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T03:49:39Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de João Pessoa |
title |
Os homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de João Pessoa |
spellingShingle |
Os homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de João Pessoa NOGUEIRA, Christina Gladys de Mingareli Antropologia Consumo (Economia) Consumidores - Atitude Masculinidade Gênero |
title_short |
Os homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de João Pessoa |
title_full |
Os homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de João Pessoa |
title_fullStr |
Os homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de João Pessoa |
title_full_unstemmed |
Os homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de João Pessoa |
title_sort |
Os homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de João Pessoa |
author |
NOGUEIRA, Christina Gladys de Mingareli |
author_facet |
NOGUEIRA, Christina Gladys de Mingareli |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1278375635746927 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0000915103413742 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NOGUEIRA, Christina Gladys de Mingareli |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MOTTA, Antonio |
contributor_str_mv |
MOTTA, Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antropologia Consumo (Economia) Consumidores - Atitude Masculinidade Gênero |
topic |
Antropologia Consumo (Economia) Consumidores - Atitude Masculinidade Gênero |
description |
Nome completo do orientador: Antonio Carlos Mota de Lima |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-07-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-11-14T18:33:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-11-14T18:33:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27492 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/001300000g1n0 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27492 |
identifier_str_mv |
ark:/64986/001300000g1n0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Antropologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27492/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Christina%20Gladys%20de%20Mingareli%20Nogueira.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27492/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Christina%20Gladys%20de%20Mingareli%20Nogueira.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27492/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27492/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27492/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Christina%20Gladys%20de%20Mingareli%20Nogueira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2ea182bec90768a3bc275b51aca90067 1f5615038d5669dcaf2811cc835599d5 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 be75b2413dc05149dfba03e93ea48cc9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815172813988823040 |