Tipos de inovação em micro e pequenas empresas vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VALOIS, Reyza Reis Lira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000hz95
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40235
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar os esforços geradores de premiação na edição 2018/2019 do Prêmio Nacional de Inovação (PNI), a partir dos tipos de inovação em Micro e Pequenas Empresas. O apoio das políticas públicas para os negócios brasileiros impulsiona as premiações no que tange à busca de novas soluções, a fim de tornar os negócios mais sustentáveis por meio da inovação. Metodologicamente classificada como de natureza aplicada, esta pesquisa tem abordagem qualitativa descritiva-explicativa, tendo como objeto de análise um grupo de empresas com caraterísticas inovadoras validadas pela direção do PNI. Tais empresas foram selecionadas entre as vencedoras da edição mais recente do PNI e que estivessem participando do Programa Agente Local de Inovação (ALI) do SEBRAE/CNPq. Os dados deste estudo foram obtidos por meio de entrevistas individuais estruturadas com os representantes das empresas, aplicação de questionários e pesquisa documental. Após realização do estudo, foram observadas semelhanças entre as empresas pesquisadas que, em sua totalidade, atuam no mercado entre 7 e 26 anos e utilizaram o questionário da premiação como ferramenta de autoavaliação. Verificou se que seus representantes também participam de outros tipos de empreendimentos. É importante ressaltar a presença de algumas dessas empresas no mercado internacional e no investimento em startups. Os resultados obtidos se apresentam como o conjunto de implementação dos tipos de inovação nas empresas estudadas, que, através de seus esforços e ações, tornam-se sujeitos que viabilizam mecanismos estimuladores de competitividade nos pequenos negócios. Com o apoio da literatura, embasada por pesquisadores e autores, seguida da utilização dos métodos estudo de caso múltiplo e análise documental, foi realizada uma associação da relevância do estudo com as empresas vencedoras do PNI, promovido pelo SEBRAE/CNI, incorporando-as a um contexto de modelos de práticas inovadoras e permitindo-lhes contribuir para a sustentabilidade dos negócios.
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spelling VALOIS, Reyza Reis Lirahttp://lattes.cnpq.br/6476153339114519http://lattes.cnpq.br/3745582117653135PAULA, Silvio Luiz de2021-05-31T17:52:19Z2021-05-31T17:52:19Z2020-12-09VALOIS, Reyza Reis Lira. Tipos de inovação em micro e pequenas empresas vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação. 2020. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40235ark:/64986/001300000hz95Este estudo tem por objetivo analisar os esforços geradores de premiação na edição 2018/2019 do Prêmio Nacional de Inovação (PNI), a partir dos tipos de inovação em Micro e Pequenas Empresas. O apoio das políticas públicas para os negócios brasileiros impulsiona as premiações no que tange à busca de novas soluções, a fim de tornar os negócios mais sustentáveis por meio da inovação. Metodologicamente classificada como de natureza aplicada, esta pesquisa tem abordagem qualitativa descritiva-explicativa, tendo como objeto de análise um grupo de empresas com caraterísticas inovadoras validadas pela direção do PNI. Tais empresas foram selecionadas entre as vencedoras da edição mais recente do PNI e que estivessem participando do Programa Agente Local de Inovação (ALI) do SEBRAE/CNPq. Os dados deste estudo foram obtidos por meio de entrevistas individuais estruturadas com os representantes das empresas, aplicação de questionários e pesquisa documental. Após realização do estudo, foram observadas semelhanças entre as empresas pesquisadas que, em sua totalidade, atuam no mercado entre 7 e 26 anos e utilizaram o questionário da premiação como ferramenta de autoavaliação. Verificou se que seus representantes também participam de outros tipos de empreendimentos. É importante ressaltar a presença de algumas dessas empresas no mercado internacional e no investimento em startups. Os resultados obtidos se apresentam como o conjunto de implementação dos tipos de inovação nas empresas estudadas, que, através de seus esforços e ações, tornam-se sujeitos que viabilizam mecanismos estimuladores de competitividade nos pequenos negócios. Com o apoio da literatura, embasada por pesquisadores e autores, seguida da utilização dos métodos estudo de caso múltiplo e análise documental, foi realizada uma associação da relevância do estudo com as empresas vencedoras do PNI, promovido pelo SEBRAE/CNI, incorporando-as a um contexto de modelos de práticas inovadoras e permitindo-lhes contribuir para a sustentabilidade dos negócios.This study aims to analyze the award-winning efforts from the 2019/2019 edition of the National Innovation Award (Prêmio Nacional de Inovação – PNI), based on the different types of innovation in Micro and Small Enterprises (MSEs). The support of public policies for Brazilian businesses, boost awards in terms of recognition for the search for new solutions in order to make businesses more sustainable through innovation. Methodologically classified as of an applied nature, this research has a qualitative descriptive-explanatory approach. Its object of analysis is a group of companies with innovative characteristics, validated by PNI awards. Such companies were selected among the winners of PNI’s most recent edition that were also participating in SEBRAE’s and CNPq’s Local Innovation Agent Program (Agente Local de Inovação – ALI). Data has been obtained through structured individual interviews with the companies’ representatives, questionnaire application and documentary research. After conducting the study, similarities were observed between the surveyed companies. They have been in the market for at least 7 and at most 26 years, and they have used the award’s questionnaire as a self-assessment tool. It was observed that their representatives are also involved in different types of ventures. It is important to highlight the presence of some of these in the international market and in startup investments. The results obtained are presented as the set of implementations of the types of innovation in the companies studied, which, through their efforts and actions, become subjects that enable mechanisms to stimulate competitiveness in small businesses. With the aid of literature, supported by researchers and authors, followed by the use of multiple case studies and document analysis, this study’s relevance has been associated with PNI’s award-winning companies, incorporating them into a context of innovative practice models and allowing them to contribute to business sustainabilityporUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para InovaçãoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessInovaçãoPolíticas públicasPequenas e médias empresasTipos de inovação em micro e pequenas empresas vencedoras do Prêmio Nacional de Inovaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Reyza Reis Lira Valois.pdfDISSERTAÇÃO Reyza Reis Lira Valois.pdfapplication/pdf723335https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40235/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Reyza%20Reis%20Lira%20Valois.pdfb036e4410d6de5cf471025ff6438804aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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