Incentivos à Inovação: O caso do Prêmio FINEP de Inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Erica da Cruz Novaes Gonçalves
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Blumetti Facó, Júlio Francisco, Serra, Neusa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2604
Resumo: Os prêmios constituem uma política pública que desperta, de forma crescente, a atenção dos policy makers e tornou-se ao longo dos últimos anos uma ferramenta de incentivo à inovação de destaque em diferentes países.No caso brasileiro, há algumas premiações deste tipo, como o Prêmio FINEP de Inovação. Criado em 1998 na região sul e posteriormente expandido à participação de empresas de todas as partes do país, o prêmio atualmente configura-se como o de maior relevância na esfera nacional. Este destaque provém tanto da quantidade de participantes, como de sua abrangência aos diferentes setores e portes de empresas, assim como dos montantes monetários atualmente oferecidos aos ganhadores.Desta maneira, o estudo das características do Prêmio FINEP de Inovação representa uma rica possibilidade para as discussões inerentes tanto aos incentivos à inovação do país quanto para uma compreensão mais detalhada sobre as características das ações inovativas que vêm sendo desenvolvidas por agentes privados, entidades de ensino e pesquisa e “inventores inovadores”. O conhecimento amplo destes aspectos certamente poderá contribuir para a elaboração de uma agenda propositiva de inovação ao país, em busca de soluções que propiciem avanços nas mais diversas áreas e que contribuam para o seu desenvolvimento econômico e sustentável.O presente trabalho, portanto, pretende percorrer a trajetória histórica do Prêmio FINEP de Inovação, compreender a sua atual estrutura e demonstrar como ocorre o processo de inscrição e avaliação das propostas, enfatizando os benefícios tanto monetários como os não-monetários aos ganhadores
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