Educação financeira na educação de jovens e adultos : o livro didático, as concepções de professores e o planejamento de suas práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Maria Manuela Figuerêdo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40619
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar livros didáticos, concepções e o planejamento de práticas pedagógicas de professores de Matemática do Ensino Médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre Educação Financeira (EF). A fundamentação teórica apoia-se na Teoria da Educação Matemática Crítica de Skovsmose. O percurso metodológico foi desenvolvido em três etapas: análise da abordagem da Educação Financeira no livro didático de Ciências da Natureza e Matemática do Ensino Médio da EJA, único aprovado no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD/2014; entrevistas com 10 docentes de Matemática do Ensino Médio da EJA para investigar as concepções de professores acerca do tema; análise dos planejamentos de dois professores entrevistados referentes a uma aula de Educação Financeira. Todos os professores entrevistados eram integrantes de escolas localizadas na Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco. Em relação aos resultados, no livro didático foram identificadas doze atividades com potencial para discutir a Educação Financeira, sendo nove nos capítulos de Matemática e três nos capítulos das outras áreas de conhecimento (Biologia, Química e Física). Nos capítulos de matemática, observou-se uma estreita relação com os conteúdos matemáticos, uma vez que a maioria das atividades com potencial para EF solicitava o uso do cálculo numérico. Sobre as orientações para as atividades no manual do professor, percebe-se que não trazem subsídios necessários ao docente para desenvolver uma discussão reflexiva sobre a temática. Sobre os Ambientes de Aprendizagem de Skovsmose, nos capítulos de Matemática, notou-se uma forte presença do tipo semirrealidade na perspectiva do exercício, enquanto que nos capítulos das outras áreas do conhecimento, as três atividades encontradas apresentavam potencial para o desenvolvimento de um ambiente crítico e investigativo. No que se refere às concepções dos professores, os dados obtidos nas entrevistas evidenciaram uma compreensão de Educação Financeira fortemente voltada para a abordagem de situações financeiras, envolvendo cálculos numéricos, embora já incluíssem, em alguns momentos, uma análise mais reflexiva sobre as questões relativas às finanças. Sobre o trabalho com a temática em sala de aula, a análise das atividades realizadas pelos professores na entrevista e a análise dos planejamentos de aula entregues por dois deles, parecem sugerir um ensino direcionado a assuntos pertencentes à Matemática Financeira, com uma metodologia voltada à prática de exercícios, ainda que já demonstrem perceber a abrangência da Educação Financeira em relação à Matemática Financeira, apresentando reflexões pertinentes à formação cidadã no campo da EF na EJA. Diante de tais resultados, defende-se a necessidade de um investimento maior na formação dos profissionais que tratam a temática nas escolas, especialmente na EJA, bem como em materiais de apoio didático que possam subsidiar os professores no desenvolvimento de uma proposta mais reflexiva e interdisciplinar sobre a Educação Financeira, contribuindo para a formação integral, cidadã e crítica dos estudantes.
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O percurso metodológico foi desenvolvido em três etapas: análise da abordagem da Educação Financeira no livro didático de Ciências da Natureza e Matemática do Ensino Médio da EJA, único aprovado no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD/2014; entrevistas com 10 docentes de Matemática do Ensino Médio da EJA para investigar as concepções de professores acerca do tema; análise dos planejamentos de dois professores entrevistados referentes a uma aula de Educação Financeira. Todos os professores entrevistados eram integrantes de escolas localizadas na Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco. Em relação aos resultados, no livro didático foram identificadas doze atividades com potencial para discutir a Educação Financeira, sendo nove nos capítulos de Matemática e três nos capítulos das outras áreas de conhecimento (Biologia, Química e Física). Nos capítulos de matemática, observou-se uma estreita relação com os conteúdos matemáticos, uma vez que a maioria das atividades com potencial para EF solicitava o uso do cálculo numérico. Sobre as orientações para as atividades no manual do professor, percebe-se que não trazem subsídios necessários ao docente para desenvolver uma discussão reflexiva sobre a temática. Sobre os Ambientes de Aprendizagem de Skovsmose, nos capítulos de Matemática, notou-se uma forte presença do tipo semirrealidade na perspectiva do exercício, enquanto que nos capítulos das outras áreas do conhecimento, as três atividades encontradas apresentavam potencial para o desenvolvimento de um ambiente crítico e investigativo. No que se refere às concepções dos professores, os dados obtidos nas entrevistas evidenciaram uma compreensão de Educação Financeira fortemente voltada para a abordagem de situações financeiras, envolvendo cálculos numéricos, embora já incluíssem, em alguns momentos, uma análise mais reflexiva sobre as questões relativas às finanças. Sobre o trabalho com a temática em sala de aula, a análise das atividades realizadas pelos professores na entrevista e a análise dos planejamentos de aula entregues por dois deles, parecem sugerir um ensino direcionado a assuntos pertencentes à Matemática Financeira, com uma metodologia voltada à prática de exercícios, ainda que já demonstrem perceber a abrangência da Educação Financeira em relação à Matemática Financeira, apresentando reflexões pertinentes à formação cidadã no campo da EF na EJA. Diante de tais resultados, defende-se a necessidade de um investimento maior na formação dos profissionais que tratam a temática nas escolas, especialmente na EJA, bem como em materiais de apoio didático que possam subsidiar os professores no desenvolvimento de uma proposta mais reflexiva e interdisciplinar sobre a Educação Financeira, contribuindo para a formação integral, cidadã e crítica dos estudantes.CAPESThe present study aims to analyze textbooks, conceptions and the planning of pedagogical practices of Mathematics teachers of High School in the Youth and Adult Education (YAE) modality, about Financial Education (FE). The theoretical framework is based on Skovsmose's Critical Mathematics Education Theory. The methodological path was developed in three stages: analysis of approach to Financial Education in the textbook of Nature and Mathematics Sciences for EJA High School, the only one approved in the National Textbook Program - PNLD/2014; interviews with 10 YAE High School Mathematics teachers to investigate their conceptions about the topic; analysis of the plans of two interviewed teachers regarding a Financial Education lesson. All the interviewed teachers belonged to schools located in Zona da Mata Norte from the state of Pernambuco. Regarding the results, in the textbook twelve activities with potential to discuss Financial Education were identified, nine of them in the Mathematics chapters and three in the chapters of the other knowledge areas (Biology, Chemistry and Physics). In mathematics chapters, a close relationship with mathematical content was observed, since most of the activities with potential for FE requested the use of numerical calculation. Regarding the guidelines for activities in the teacher's manual, it can be seen that they do not provide the necessary subsidies for them to develop a reflective discussion about the theme. Regarding Skovsmose's Learning Environments, in mathematics chapters, a strong presence of the semi-reality type was noticed from the exercise perspective, while in the chapters of other knowledge areas, the three activities found presented potential for the development of a critical and investigative environment. Regarding the teachers' conceptions, the data obtained in interviews showed an understanding of Financial Education strongly focused on the approach of financial situations, involving numerical calculations, although they already included, in some moments, a more reflective analysis on issues related to finance. Regarding the work with the theme in the classroom, the analysis of the activities performed by the teachers in the interview and the analysis of the lesson plans delivered by two of them, seem to suggest a teaching directed to subjects pertaining to Financial Mathematics, with a methodology focused on the practice of exercises, although they already demonstrate to perceive the scope of Financial Education in relation to Financial Mathematics, presenting relevant reflections to the formation of citizenship in the field of Financial Education in YAE. In view of these results, we advocate the need for greater investment in training of professionals who deal with the subject in schools, especially in YAE, as well as in teaching support materials that can subsidize teachers in the development of a more reflective and interdisciplinary proposal on Financial Education, contributing to the comprehensive, citizen and critical education of students.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação - FinançasEducação de Jovens e AdultosLivro Didático - MatemáticaMatemática – Estudo e EnsinoUFPE - Pós-graduaçãoEducação financeira na educação de jovens e adultos : o livro didático, as concepções de professores e o planejamento de suas práticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Maria Manuela Figuerêdo Silva.pdfDISSERTAÇÃO Maria Manuela Figuerêdo Silva.pdfapplication/pdf3041867https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40619/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Maria%20Manuela%20Figuer%c3%aado%20Silva.pdf5f5869ea8b55299fdd8f7050d8a372eaMD51TEXTDISSERTAÇÃO Maria Manuela Figuerêdo Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO Maria Manuela Figuerêdo Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain584448https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40619/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Maria%20Manuela%20Figuer%c3%aado%20Silva.pdf.txt616cd1e82990c12f11d01f7242fbbdc8MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Maria Manuela Figuerêdo Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Maria Manuela Figuerêdo Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1249https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40619/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Maria%20Manuela%20Figuer%c3%aado%20Silva.pdf.jpg21d4cd10d499d2f6c380ccb6729b9091MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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