Atividades de educação financeira em livro didático de matemática: como professores colocam em prática?
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32841 |
Resumo: | Nessa pesquisa analisamos, na perspectiva da Educação Matemática Crítica, como professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental colocam em prática atividades de Educação Financeira propostas em livros didáticos de Matemática. Para tanto, dentre as atividades analisadas no estudo de Santos (2017) e classificadas conforme os ambientes de aprendizagem da teoria da Educação Matemática Crítica (SKOVSMOSE, 2014) selecionamos duas: uma com maior potencial para o trabalho com a temática e para criar cenários para investigação e outra com menor potencial. Para a investigação contamos com a colaboração de oito professores do 2º ano do Ensino Fundamental de três escolas municipais da cidade de Garanhuns/PE. Inicialmente os professores foram entrevistados individualmente para identificarmos o perfil, formação acadêmica, formação profissional e conhecimentos prévios sobre o tema. Ao final das entrevistas solicitamos aos professores que eles elaborassem um plano de aula a partir das atividades selecionadas do estudo de Santos (2017). A distribuição das atividades foi controlada de modo que solicitamos a quatro professores que elaborassem um plano de aula a partir da atividade com maior potencial para criar cenários para investigação, sendo que dois receberam o manual do livro e os outros não. Os outros professores elaboraram o plano de aula a partir da atividade com menor potencial, sendo que apenas dois receberam o manual do livro. Identificamos que a maioria dos professores participantes da pesquisa apresenta escasso conhecimento sobre o que é Educação Financeira, reduzindo o seu significado, sobretudo ao trabalho com o sistema monetário. Eles também não costumam fazer uso do manual do livro didático em suas práticas docentes cotidianas, não sendo observadas diferenças nos seus planos de aulas em relação ao uso desse recurso. Nos planos de aula elaborados pelos docentes foi possível identificar evidências de abordagens voltadas à criação de cenários para investigação. Por exemplo, em algumas práticas de sala de aula observadas, os docentes utilizaram abordagens e criaram situações dialógicas que colocaram em risco suas zonas de conforto. Movimentar-se mais vezes pela zona de risco, conforme sugere Skovsmose (2014), é crucial para criar possibilidades de gerar cenários para investigação. Concluímos ser possível criar cenários para investigação em aulas de Educação Financeira, mesmo que os professores tenham pouco conhecimento sobre o tema. Contudo, reforçamos a necessidade de serem desenvolvidas ações de formação continuada nessa área. |
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SILVA, Arlam Dielcio Pontes dahttp://lattes.cnpq.br/0189029061892610http://lattes.cnpq.br/3021252548409195PESSOA, Cristiane Azevêdo dos SantosCARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de2019-09-13T19:12:00Z2019-09-13T19:12:00Z2018-02-23https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32841ark:/64986/001300000h83qNessa pesquisa analisamos, na perspectiva da Educação Matemática Crítica, como professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental colocam em prática atividades de Educação Financeira propostas em livros didáticos de Matemática. Para tanto, dentre as atividades analisadas no estudo de Santos (2017) e classificadas conforme os ambientes de aprendizagem da teoria da Educação Matemática Crítica (SKOVSMOSE, 2014) selecionamos duas: uma com maior potencial para o trabalho com a temática e para criar cenários para investigação e outra com menor potencial. Para a investigação contamos com a colaboração de oito professores do 2º ano do Ensino Fundamental de três escolas municipais da cidade de Garanhuns/PE. Inicialmente os professores foram entrevistados individualmente para identificarmos o perfil, formação acadêmica, formação profissional e conhecimentos prévios sobre o tema. Ao final das entrevistas solicitamos aos professores que eles elaborassem um plano de aula a partir das atividades selecionadas do estudo de Santos (2017). A distribuição das atividades foi controlada de modo que solicitamos a quatro professores que elaborassem um plano de aula a partir da atividade com maior potencial para criar cenários para investigação, sendo que dois receberam o manual do livro e os outros não. Os outros professores elaboraram o plano de aula a partir da atividade com menor potencial, sendo que apenas dois receberam o manual do livro. Identificamos que a maioria dos professores participantes da pesquisa apresenta escasso conhecimento sobre o que é Educação Financeira, reduzindo o seu significado, sobretudo ao trabalho com o sistema monetário. Eles também não costumam fazer uso do manual do livro didático em suas práticas docentes cotidianas, não sendo observadas diferenças nos seus planos de aulas em relação ao uso desse recurso. Nos planos de aula elaborados pelos docentes foi possível identificar evidências de abordagens voltadas à criação de cenários para investigação. Por exemplo, em algumas práticas de sala de aula observadas, os docentes utilizaram abordagens e criaram situações dialógicas que colocaram em risco suas zonas de conforto. Movimentar-se mais vezes pela zona de risco, conforme sugere Skovsmose (2014), é crucial para criar possibilidades de gerar cenários para investigação. Concluímos ser possível criar cenários para investigação em aulas de Educação Financeira, mesmo que os professores tenham pouco conhecimento sobre o tema. Contudo, reforçamos a necessidade de serem desenvolvidas ações de formação continuada nessa área.CAPESIn this research we analyze, from the perspective of Critical Mathematics Education, as teachers of the initial years of Elementary Education put into practice Financial Education activities proposed in textbooks of Mathematics. In order to do that, among the activities analyzed in the study of Santos (2017) and classified according to the learning environments of Critical Mathematics Education theory (SKOVSMOSE, 2014) we selected two: one with greater potential to work with the theme and to create scenarios for research and another with less potential. For the investigation, we have the collaboration of eight teachers from the 2nd year of Elementary School from three municipal schools in the city of Garanhuns / PE. Initially the teachers were interviewed individually to identify the profile, academic background, professional training and previous knowledge about the theme. At the end of the interviews, we asked the teachers to prepare a lesson plan based on the selected activities of the Santos study (2017). The distribution of activities was controlled so that we asked four teachers to prepare a lesson plan from the activity with the greatest potential to create scenarios for research, two of which received the book manual and the others did not. The other teachers prepared the lesson plan from the activity with the lowest potential, and only two received the book manual. We identified that most of the teachers participating in the research have little knowledge about what Financial Education is, reducing its meaning, especially when working with the monetary system. They also do not usually make use of the textbook manual in their daily teaching practices, not being observed differences in their lesson plans in relation to the use of this resource. In the lesson plans elaborated by the teachers it was possible to identify evidences of approaches aimed at the creation of scenarios for investigation. For example, in some classroom practices observed, teachers used approaches and created dialogic situations that jeopardized their comfort zones. Moving more often through the risk zone, as suggested by Skovsmose (2014), is crucial to creating possibilities for generating scenarios for research. We conclude that it is possible to create scenarios for research in Financial Education classes, even if teachers have little knowledge about the subject. However, we reinforce the need to develop continuing education actions in this area.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação financeiraLivros didáticosMatemática – Estudo e ensinoUFPE - Pós-graduaçãoAtividades de educação financeira em livro didático de matemática: como professores colocam em prática?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Arlam Dielcio Pontes da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Arlam Dielcio Pontes da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32841/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Arlam%20Dielcio%20Pontes%20da%20Silva.pdf.jpgd9432ee2bff61ca9acf275b71e6842cbMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Arlam Dielcio Pontes da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Arlam Dielcio Pontes da Silva.pdfapplication/pdf2235688https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32841/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Arlam%20Dielcio%20Pontes%20da%20Silva.pdf19b3bf86b4e97755bc066c33165dd6b8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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