Design Gráfico e Fotografia: Enxame Fotográfico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/001300000tq8d |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3234 |
Resumo: | Este trabalho aborda o fenômeno provocado pela fotografia digital na sociedade de consumo e as conseqüências deste novo cenário fotográfico. Desde a trajetória histórica da câmera até os dias atuais, com a massificação deste objeto tecnológico. Foi realizado um paralelo dos hábitos da massa fotográfica com as características da sociedade dependente dos objetos tecnológicos e com a teoria da sabedoria das multidões, para conseguir um ponto de vista diferenciado, e, através dos experimentos feitos com os bancos de imagem digitais foram detectados novos e antigos problemas. Também foram sugeridas soluções para os problemas que atingem o acesso do design gráfico ao novo cenário fotográfico, como o analfabetismo visual. Através destes experimentos foi possível ter idéia do gigantesco tamanho do enxame de fotos vindas de fotógrafos profissionais e amadores, gerando poderosos bancos de imagem, com possibilidades mais eficientes e inovadoras do que os bancos de imagens que existem hoje. Porém, o processo de recuperação de fotografias nestes sites não está favorecendo os interesses das áreas que lidam com as questões gráficas da imagem, em usufruir destas grandes possibilidades inovadoras, devido ao problema do analfabetismo visual. Dessa maneira, o trabalho tem o objetivo de construir um método para solucionar os problemas em torno da ferramenta de recuperação de fotografias, nos bancos de imagem. Utilizando os conceitos de linguagem visual, como proposta para criar um método que possibilite a ferramenta de busca de fotografia, disponibilizar um maior número de fotos, e que também sejam orientadas às necessidades específicas da comunicação visual. O método utilizado para verificar o grau de eficiência da ferramenta de busca para o atendimento dos interesses do designer gráfico foi à utilização de palavras que definam características visuais das imagens e que são pertencentes ao vocabulário do planejamento gráfico. Estes termos foram usados nas ferramentas de busca dos sites, através da filtragem por palavraschave ou TAG . E a partir dos resultados e análises deste primeiro experimento, foram encontrados problemas, que motivaram a realização de outro experimento para testar a solução proposta neste trabalho |
id |
UFPE_fecf3471f495493c10c329ffc5b39300 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/3234 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
Maria Mendes de Medeiros Campos, MárciaMenezes Marques das Neves, André 2014-06-12T16:29:12Z2014-06-12T16:29:12Z2009-01-31Maria Mendes de Medeiros Campos, Márcia; Menezes Marques das Neves, André. Design Gráfico e Fotografia: Enxame Fotográfico. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3234ark:/64986/001300000tq8dEste trabalho aborda o fenômeno provocado pela fotografia digital na sociedade de consumo e as conseqüências deste novo cenário fotográfico. Desde a trajetória histórica da câmera até os dias atuais, com a massificação deste objeto tecnológico. Foi realizado um paralelo dos hábitos da massa fotográfica com as características da sociedade dependente dos objetos tecnológicos e com a teoria da sabedoria das multidões, para conseguir um ponto de vista diferenciado, e, através dos experimentos feitos com os bancos de imagem digitais foram detectados novos e antigos problemas. Também foram sugeridas soluções para os problemas que atingem o acesso do design gráfico ao novo cenário fotográfico, como o analfabetismo visual. Através destes experimentos foi possível ter idéia do gigantesco tamanho do enxame de fotos vindas de fotógrafos profissionais e amadores, gerando poderosos bancos de imagem, com possibilidades mais eficientes e inovadoras do que os bancos de imagens que existem hoje. Porém, o processo de recuperação de fotografias nestes sites não está favorecendo os interesses das áreas que lidam com as questões gráficas da imagem, em usufruir destas grandes possibilidades inovadoras, devido ao problema do analfabetismo visual. Dessa maneira, o trabalho tem o objetivo de construir um método para solucionar os problemas em torno da ferramenta de recuperação de fotografias, nos bancos de imagem. Utilizando os conceitos de linguagem visual, como proposta para criar um método que possibilite a ferramenta de busca de fotografia, disponibilizar um maior número de fotos, e que também sejam orientadas às necessidades específicas da comunicação visual. O método utilizado para verificar o grau de eficiência da ferramenta de busca para o atendimento dos interesses do designer gráfico foi à utilização de palavras que definam características visuais das imagens e que são pertencentes ao vocabulário do planejamento gráfico. Estes termos foram usados nas ferramentas de busca dos sites, através da filtragem por palavraschave ou TAG . E a partir dos resultados e análises deste primeiro experimento, foram encontrados problemas, que motivaram a realização de outro experimento para testar a solução proposta neste trabalhoporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicação VisualFotografia-InternetGlobalizaçãoSociedade de ConsumoDesign Gráfico e Fotografia: Enxame Fotográficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALarquivo2201_1.pdfapplication/pdf9182634https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3234/1/arquivo2201_1.pdf186154e310f1f741c5cb4e667beb43e9MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3234/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo2201_1.pdf.txtarquivo2201_1.pdf.txtExtracted texttext/plain224727https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3234/3/arquivo2201_1.pdf.txtffc5b5a9f371032633cf3547388d0bfdMD53THUMBNAILarquivo2201_1.pdf.jpgarquivo2201_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1424https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3234/4/arquivo2201_1.pdf.jpgde55f33d34f30bcfb711150ad63e97c2MD54123456789/32342019-10-25 02:12:56.965oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T05:12:56Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Design Gráfico e Fotografia: Enxame Fotográfico |
title |
Design Gráfico e Fotografia: Enxame Fotográfico |
spellingShingle |
Design Gráfico e Fotografia: Enxame Fotográfico Maria Mendes de Medeiros Campos, Márcia Comunicação Visual Fotografia-Internet Globalização Sociedade de Consumo |
title_short |
Design Gráfico e Fotografia: Enxame Fotográfico |
title_full |
Design Gráfico e Fotografia: Enxame Fotográfico |
title_fullStr |
Design Gráfico e Fotografia: Enxame Fotográfico |
title_full_unstemmed |
Design Gráfico e Fotografia: Enxame Fotográfico |
title_sort |
Design Gráfico e Fotografia: Enxame Fotográfico |
author |
Maria Mendes de Medeiros Campos, Márcia |
author_facet |
Maria Mendes de Medeiros Campos, Márcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Mendes de Medeiros Campos, Márcia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Menezes Marques das Neves, André |
contributor_str_mv |
Menezes Marques das Neves, André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Visual Fotografia-Internet Globalização Sociedade de Consumo |
topic |
Comunicação Visual Fotografia-Internet Globalização Sociedade de Consumo |
description |
Este trabalho aborda o fenômeno provocado pela fotografia digital na sociedade de consumo e as conseqüências deste novo cenário fotográfico. Desde a trajetória histórica da câmera até os dias atuais, com a massificação deste objeto tecnológico. Foi realizado um paralelo dos hábitos da massa fotográfica com as características da sociedade dependente dos objetos tecnológicos e com a teoria da sabedoria das multidões, para conseguir um ponto de vista diferenciado, e, através dos experimentos feitos com os bancos de imagem digitais foram detectados novos e antigos problemas. Também foram sugeridas soluções para os problemas que atingem o acesso do design gráfico ao novo cenário fotográfico, como o analfabetismo visual. Através destes experimentos foi possível ter idéia do gigantesco tamanho do enxame de fotos vindas de fotógrafos profissionais e amadores, gerando poderosos bancos de imagem, com possibilidades mais eficientes e inovadoras do que os bancos de imagens que existem hoje. Porém, o processo de recuperação de fotografias nestes sites não está favorecendo os interesses das áreas que lidam com as questões gráficas da imagem, em usufruir destas grandes possibilidades inovadoras, devido ao problema do analfabetismo visual. Dessa maneira, o trabalho tem o objetivo de construir um método para solucionar os problemas em torno da ferramenta de recuperação de fotografias, nos bancos de imagem. Utilizando os conceitos de linguagem visual, como proposta para criar um método que possibilite a ferramenta de busca de fotografia, disponibilizar um maior número de fotos, e que também sejam orientadas às necessidades específicas da comunicação visual. O método utilizado para verificar o grau de eficiência da ferramenta de busca para o atendimento dos interesses do designer gráfico foi à utilização de palavras que definam características visuais das imagens e que são pertencentes ao vocabulário do planejamento gráfico. Estes termos foram usados nas ferramentas de busca dos sites, através da filtragem por palavraschave ou TAG . E a partir dos resultados e análises deste primeiro experimento, foram encontrados problemas, que motivaram a realização de outro experimento para testar a solução proposta neste trabalho |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-01-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-12T16:29:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-12T16:29:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Maria Mendes de Medeiros Campos, Márcia; Menezes Marques das Neves, André. Design Gráfico e Fotografia: Enxame Fotográfico. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3234 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/001300000tq8d |
identifier_str_mv |
Maria Mendes de Medeiros Campos, Márcia; Menezes Marques das Neves, André. Design Gráfico e Fotografia: Enxame Fotográfico. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. ark:/64986/001300000tq8d |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3234/1/arquivo2201_1.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3234/2/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3234/3/arquivo2201_1.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3234/4/arquivo2201_1.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
186154e310f1f741c5cb4e667beb43e9 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 ffc5b5a9f371032633cf3547388d0bfd de55f33d34f30bcfb711150ad63e97c2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815172917849227264 |