O bom aluno nas representações sociais de professoras da rede municipal de ensino do Recife.
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4282 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi analisar as representações sociais do bom aluno construídas por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal da cidade do Recife/PE. Partimos do pressuposto de que novas práticas sociais educacionais estariam interferindo nessas representações. Auxiliaram-nos na leitura do nosso objeto de pesquisa autores como Freire (1988; 2006), Libâneo (2006), Saviani (2005; 2005a) e Patto (1993). O referencial teórico-metodológico da investigação foi a Teoria das Representações Sociais originada por Serge Moscovici e a Teoria do Núcleo Central iniciada por Jean-Claude Abric. A metodologia adotada circunscreve-se na abordagem de natureza qualitativa. Segundo Abric, o conteúdo das representações sociais se estrutura internamente em um sistema central, de caráter estável, rígido e consensual e um periférico, de caráter mutável, flexível e individual. Por isso, a análise das representações sociais exige que sejam conhecidos seus três componentes: conteúdo, estrutura interna e núcleo central. Para conhecê-los realizamos dois estudos, sendo que o segundo foi desenvolvido em duas fases. Participaram do primeiro estudo duzentas professoras. Deste grupo foram selecionadas vinte para participar do segundo. No primeiro estudo utilizamos como procedimento de coleta a Associação Livre de Palavras e, para a análise, o quadro de quatro casas com o auxílio do EVOC. Na primeira fase do segundo estudo, utilizamos como procedimento a entrevista semi-estruturada e tratamos o material com o suporte da Análise de Conteúdo Categorial. Na segunda fase, aplicamos um Teste do Núcleo Central, cuja análise se fez com o cálculo de freqüências e Análise de Conteúdo. Os nossos resultados mostraram que o conteúdo das representações sociais do bom aluno das professoras são mistas, porém a estrutura interna desse conteúdo tem no elemento interessado sua centralidade. Este componente determina a significação e a organização dessas representações. Os elementos periféricos respondem por uma extensa variabilidade de relacionamentos das participantes com o objeto, em função principalmente das práticas concretas em que estão envolvidas. Depreendemos que na configuração dessas representações sociais elementos de origens diversas estão implicados. Por isso, constatamos o fenômeno de polifasia cognitiva , ou seja, um estado em que registros lógicos inseridos em modalidades diferentes de saber coexistem no mesmo grupo. Embora reconhecendo que para a construção das representações sociais do bom aluno concorreram saberes de origens diversas, confirmamos nosso pressuposto inicial, isto é, as mudanças ocorridas nas práticas educacionais nas quais as professoras estão imersas interferem na configuração de suas representações, entretanto, elas não atingiram o núcleo central. Especulamos a possibilidade de estar ocorrendo uma transformação progressiva nessas representações, que ocorre quando as práticas novas não são totalmente contraditórias com o núcleo central. Embora cientes de que as representações sociais do bom aluno das docentes são autônomas, os nossos resultados sinalizam, dentre outras coisas, que uma mudança no sistema central dessas representações seria possível se as políticas públicas educacionais e as práticas formadoras articulassem a teoria com o fazer e pensar pedagógico das professoras |
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O referencial teórico-metodológico da investigação foi a Teoria das Representações Sociais originada por Serge Moscovici e a Teoria do Núcleo Central iniciada por Jean-Claude Abric. A metodologia adotada circunscreve-se na abordagem de natureza qualitativa. Segundo Abric, o conteúdo das representações sociais se estrutura internamente em um sistema central, de caráter estável, rígido e consensual e um periférico, de caráter mutável, flexível e individual. Por isso, a análise das representações sociais exige que sejam conhecidos seus três componentes: conteúdo, estrutura interna e núcleo central. Para conhecê-los realizamos dois estudos, sendo que o segundo foi desenvolvido em duas fases. Participaram do primeiro estudo duzentas professoras. Deste grupo foram selecionadas vinte para participar do segundo. No primeiro estudo utilizamos como procedimento de coleta a Associação Livre de Palavras e, para a análise, o quadro de quatro casas com o auxílio do EVOC. Na primeira fase do segundo estudo, utilizamos como procedimento a entrevista semi-estruturada e tratamos o material com o suporte da Análise de Conteúdo Categorial. Na segunda fase, aplicamos um Teste do Núcleo Central, cuja análise se fez com o cálculo de freqüências e Análise de Conteúdo. Os nossos resultados mostraram que o conteúdo das representações sociais do bom aluno das professoras são mistas, porém a estrutura interna desse conteúdo tem no elemento interessado sua centralidade. Este componente determina a significação e a organização dessas representações. Os elementos periféricos respondem por uma extensa variabilidade de relacionamentos das participantes com o objeto, em função principalmente das práticas concretas em que estão envolvidas. Depreendemos que na configuração dessas representações sociais elementos de origens diversas estão implicados. Por isso, constatamos o fenômeno de polifasia cognitiva , ou seja, um estado em que registros lógicos inseridos em modalidades diferentes de saber coexistem no mesmo grupo. Embora reconhecendo que para a construção das representações sociais do bom aluno concorreram saberes de origens diversas, confirmamos nosso pressuposto inicial, isto é, as mudanças ocorridas nas práticas educacionais nas quais as professoras estão imersas interferem na configuração de suas representações, entretanto, elas não atingiram o núcleo central. Especulamos a possibilidade de estar ocorrendo uma transformação progressiva nessas representações, que ocorre quando as práticas novas não são totalmente contraditórias com o núcleo central. 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