A representação social do bom professor no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822014000200012 |
Resumo: | O estudo investiga as Representações Sociais de alunos de uma Universidade Federal do Rio de Janeiro sobre o "bom professor". O interesse pelo fenômeno surgiu pela constatação de urgência na promoção de ações que contribuam para melhoria do Ensino Superior, assim como pela escassez de estudos que tratem do processo ensino aprendizagem no contexto do Ensino Superior, sobretudo com a utilização da Teoria das Representações Sociais. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de um questionário, abrangendo 294 estudantes de variados cursos de graduação. As categorias que emergiram do discurso dos participantes puderam ser classificadas em dois grupos: um relacionado aos aspectos técnicos da profissão docente; outro relacionado ao professor em seu processo de interação com o aluno. Os resultados permitiram refletir sobre a necessidade de atenção às especificidades inerentes à formação docente para o Ensino Superior, destacando a relevância do papel docente na formação do futuro profissional. |
id |
ABRAPSO-1_2d238327a2c788acd558bc5197d186a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-71822014000200012 |
network_acronym_str |
ABRAPSO-1 |
network_name_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A representação social do bom professor no ensino superiorbom professorrepresentações sociaisensino superiorO estudo investiga as Representações Sociais de alunos de uma Universidade Federal do Rio de Janeiro sobre o "bom professor". O interesse pelo fenômeno surgiu pela constatação de urgência na promoção de ações que contribuam para melhoria do Ensino Superior, assim como pela escassez de estudos que tratem do processo ensino aprendizagem no contexto do Ensino Superior, sobretudo com a utilização da Teoria das Representações Sociais. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de um questionário, abrangendo 294 estudantes de variados cursos de graduação. As categorias que emergiram do discurso dos participantes puderam ser classificadas em dois grupos: um relacionado aos aspectos técnicos da profissão docente; outro relacionado ao professor em seu processo de interação com o aluno. Os resultados permitiram refletir sobre a necessidade de atenção às especificidades inerentes à formação docente para o Ensino Superior, destacando a relevância do papel docente na formação do futuro profissional.Associação Brasileira de Psicologia Social2014-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822014000200012Psicologia & Sociedade v.26 n.2 2014reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/S0102-71822014000200012info:eu-repo/semantics/openAccessCândido,Cássia MarquesAssis,Monique Ribeiro deFerreira,Nilda TevesSouza,Marcos Aguiar depor2014-08-29T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822014000200012Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2014-08-29T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A representação social do bom professor no ensino superior |
title |
A representação social do bom professor no ensino superior |
spellingShingle |
A representação social do bom professor no ensino superior Cândido,Cássia Marques bom professor representações sociais ensino superior |
title_short |
A representação social do bom professor no ensino superior |
title_full |
A representação social do bom professor no ensino superior |
title_fullStr |
A representação social do bom professor no ensino superior |
title_full_unstemmed |
A representação social do bom professor no ensino superior |
title_sort |
A representação social do bom professor no ensino superior |
author |
Cândido,Cássia Marques |
author_facet |
Cândido,Cássia Marques Assis,Monique Ribeiro de Ferreira,Nilda Teves Souza,Marcos Aguiar de |
author_role |
author |
author2 |
Assis,Monique Ribeiro de Ferreira,Nilda Teves Souza,Marcos Aguiar de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cândido,Cássia Marques Assis,Monique Ribeiro de Ferreira,Nilda Teves Souza,Marcos Aguiar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
bom professor representações sociais ensino superior |
topic |
bom professor representações sociais ensino superior |
description |
O estudo investiga as Representações Sociais de alunos de uma Universidade Federal do Rio de Janeiro sobre o "bom professor". O interesse pelo fenômeno surgiu pela constatação de urgência na promoção de ações que contribuam para melhoria do Ensino Superior, assim como pela escassez de estudos que tratem do processo ensino aprendizagem no contexto do Ensino Superior, sobretudo com a utilização da Teoria das Representações Sociais. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de um questionário, abrangendo 294 estudantes de variados cursos de graduação. As categorias que emergiram do discurso dos participantes puderam ser classificadas em dois grupos: um relacionado aos aspectos técnicos da profissão docente; outro relacionado ao professor em seu processo de interação com o aluno. Os resultados permitiram refletir sobre a necessidade de atenção às especificidades inerentes à formação docente para o Ensino Superior, destacando a relevância do papel docente na formação do futuro profissional. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822014000200012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822014000200012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-71822014000200012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade v.26 n.2 2014 reponame:Psicologia & Sociedade (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) instacron:ABRAPSO |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
instacron_str |
ABRAPSO |
institution |
ABRAPSO |
reponame_str |
Psicologia & Sociedade (Online) |
collection |
Psicologia & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapsisoc@gmail.com |
_version_ |
1754212534014967808 |