A representação social do “bom professor” no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cândido,Cássia Marques
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Assis,Monique Ribeiro de, Ferreira,Nilda Teves, Souza,Marcos Aguiar de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia & Sociedade (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822014000200012
Resumo: O estudo investiga as Representações Sociais de alunos de uma Universidade Federal do Rio de Janeiro sobre o "bom professor". O interesse pelo fenômeno surgiu pela constatação de urgência na promoção de ações que contribuam para melhoria do Ensino Superior, assim como pela escassez de estudos que tratem do processo ensino aprendizagem no contexto do Ensino Superior, sobretudo com a utilização da Teoria das Representações Sociais. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de um questionário, abrangendo 294 estudantes de variados cursos de graduação. As categorias que emergiram do discurso dos participantes puderam ser classificadas em dois grupos: um relacionado aos aspectos técnicos da profissão docente; outro relacionado ao professor em seu processo de interação com o aluno. Os resultados permitiram refletir sobre a necessidade de atenção às especificidades inerentes à formação docente para o Ensino Superior, destacando a relevância do papel docente na formação do futuro profissional.
id ABRAPSO-1_2d238327a2c788acd558bc5197d186a1
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-71822014000200012
network_acronym_str ABRAPSO-1
network_name_str Psicologia & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A representação social do “bom professor” no ensino superiorbom professorrepresentações sociaisensino superiorO estudo investiga as Representações Sociais de alunos de uma Universidade Federal do Rio de Janeiro sobre o "bom professor". O interesse pelo fenômeno surgiu pela constatação de urgência na promoção de ações que contribuam para melhoria do Ensino Superior, assim como pela escassez de estudos que tratem do processo ensino aprendizagem no contexto do Ensino Superior, sobretudo com a utilização da Teoria das Representações Sociais. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de um questionário, abrangendo 294 estudantes de variados cursos de graduação. As categorias que emergiram do discurso dos participantes puderam ser classificadas em dois grupos: um relacionado aos aspectos técnicos da profissão docente; outro relacionado ao professor em seu processo de interação com o aluno. Os resultados permitiram refletir sobre a necessidade de atenção às especificidades inerentes à formação docente para o Ensino Superior, destacando a relevância do papel docente na formação do futuro profissional.Associação Brasileira de Psicologia Social2014-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822014000200012Psicologia & Sociedade v.26 n.2 2014reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/S0102-71822014000200012info:eu-repo/semantics/openAccessCândido,Cássia MarquesAssis,Monique Ribeiro deFerreira,Nilda TevesSouza,Marcos Aguiar depor2014-08-29T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822014000200012Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2014-08-29T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false
dc.title.none.fl_str_mv A representação social do “bom professor” no ensino superior
title A representação social do “bom professor” no ensino superior
spellingShingle A representação social do “bom professor” no ensino superior
Cândido,Cássia Marques
bom professor
representações sociais
ensino superior
title_short A representação social do “bom professor” no ensino superior
title_full A representação social do “bom professor” no ensino superior
title_fullStr A representação social do “bom professor” no ensino superior
title_full_unstemmed A representação social do “bom professor” no ensino superior
title_sort A representação social do “bom professor” no ensino superior
author Cândido,Cássia Marques
author_facet Cândido,Cássia Marques
Assis,Monique Ribeiro de
Ferreira,Nilda Teves
Souza,Marcos Aguiar de
author_role author
author2 Assis,Monique Ribeiro de
Ferreira,Nilda Teves
Souza,Marcos Aguiar de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cândido,Cássia Marques
Assis,Monique Ribeiro de
Ferreira,Nilda Teves
Souza,Marcos Aguiar de
dc.subject.por.fl_str_mv bom professor
representações sociais
ensino superior
topic bom professor
representações sociais
ensino superior
description O estudo investiga as Representações Sociais de alunos de uma Universidade Federal do Rio de Janeiro sobre o "bom professor". O interesse pelo fenômeno surgiu pela constatação de urgência na promoção de ações que contribuam para melhoria do Ensino Superior, assim como pela escassez de estudos que tratem do processo ensino aprendizagem no contexto do Ensino Superior, sobretudo com a utilização da Teoria das Representações Sociais. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de um questionário, abrangendo 294 estudantes de variados cursos de graduação. As categorias que emergiram do discurso dos participantes puderam ser classificadas em dois grupos: um relacionado aos aspectos técnicos da profissão docente; outro relacionado ao professor em seu processo de interação com o aluno. Os resultados permitiram refletir sobre a necessidade de atenção às especificidades inerentes à formação docente para o Ensino Superior, destacando a relevância do papel docente na formação do futuro profissional.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822014000200012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822014000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-71822014000200012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia & Sociedade v.26 n.2 2014
reponame:Psicologia & Sociedade (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron:ABRAPSO
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron_str ABRAPSO
institution ABRAPSO
reponame_str Psicologia & Sociedade (Online)
collection Psicologia & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
repository.mail.fl_str_mv revistapsisoc@gmail.com
_version_ 1754212534014967808