FUNDAMENTOS DE UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA HERMENÊUTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda Zabeu, Gabriela
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensando
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3534
Resumo: Esse artigo propõe uma reflexão ontológica não-essencialista e não-naturalista acerca do humano, a partir de alguns conceitos próprios a hermenêutica filosófica de Gadamer, de modo a fundamentar o desenvolvimento de uma filosofia da educação hermenêutica que, por sua vez, avança preocupada com o papel da filosofia nas escolas. Enquanto parte de um trabalho maior, que vem sendo desenvolvido enquanto tese de doutorado, o objetivo desse texto é apresentar, de um modo geral e introdutório, os principais argumentos que sustentam a proposta de uma educação filosófica e hermenêutica, a qual se insere no processo de formação existencial dos educandos.
id UFPI-1_14c583e58f590129ac27b6d9b5d7814a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/3534
network_acronym_str UFPI-1
network_name_str Pensando
repository_id_str
spelling FUNDAMENTOS DE UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA HERMENÊUTICAhistoricidaderacionalidade hermenêuticaeducaçãodiálogofilosofiaEsse artigo propõe uma reflexão ontológica não-essencialista e não-naturalista acerca do humano, a partir de alguns conceitos próprios a hermenêutica filosófica de Gadamer, de modo a fundamentar o desenvolvimento de uma filosofia da educação hermenêutica que, por sua vez, avança preocupada com o papel da filosofia nas escolas. Enquanto parte de um trabalho maior, que vem sendo desenvolvido enquanto tese de doutorado, o objetivo desse texto é apresentar, de um modo geral e introdutório, os principais argumentos que sustentam a proposta de uma educação filosófica e hermenêutica, a qual se insere no processo de formação existencial dos educandos.EDUFPI2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/353410.26694/pensando.v11i24.4893PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; Vol. 11 No. 24 (2020): DOSSIÊ HANS JONAS/VARIA; 183-201PENSANDO - REVUE DE PHILOSOPHIE; Vol. 11 No 24 (2020): DOSSIÊ HANS JONAS/VARIA; 183-201PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; v. 11 n. 24 (2020): DOSSIÊ HANS JONAS/VARIA; 183-2012178-843Xreponame:Pensandoinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3534/3107Copyright (c) 2022 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIAinfo:eu-repo/semantics/openAccess Miranda Zabeu, Gabriela2022-11-06T14:22:28Zoai:periodicos.ufpi.br:article/3534Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/pensando/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/oai||revista.pensando@gmail.com2178-843X2178-843Xopendoar:2022-11-06T14:22:28Pensando - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv FUNDAMENTOS DE UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA HERMENÊUTICA
title FUNDAMENTOS DE UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA HERMENÊUTICA
spellingShingle FUNDAMENTOS DE UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA HERMENÊUTICA
Miranda Zabeu, Gabriela
historicidade
racionalidade hermenêutica
educação
diálogo
filosofia
title_short FUNDAMENTOS DE UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA HERMENÊUTICA
title_full FUNDAMENTOS DE UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA HERMENÊUTICA
title_fullStr FUNDAMENTOS DE UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA HERMENÊUTICA
title_full_unstemmed FUNDAMENTOS DE UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA HERMENÊUTICA
title_sort FUNDAMENTOS DE UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA HERMENÊUTICA
author Miranda Zabeu, Gabriela
author_facet Miranda Zabeu, Gabriela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda Zabeu, Gabriela
dc.subject.por.fl_str_mv historicidade
racionalidade hermenêutica
educação
diálogo
filosofia
topic historicidade
racionalidade hermenêutica
educação
diálogo
filosofia
description Esse artigo propõe uma reflexão ontológica não-essencialista e não-naturalista acerca do humano, a partir de alguns conceitos próprios a hermenêutica filosófica de Gadamer, de modo a fundamentar o desenvolvimento de uma filosofia da educação hermenêutica que, por sua vez, avança preocupada com o papel da filosofia nas escolas. Enquanto parte de um trabalho maior, que vem sendo desenvolvido enquanto tese de doutorado, o objetivo desse texto é apresentar, de um modo geral e introdutório, os principais argumentos que sustentam a proposta de uma educação filosófica e hermenêutica, a qual se insere no processo de formação existencial dos educandos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3534
10.26694/pensando.v11i24.4893
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3534
identifier_str_mv 10.26694/pensando.v11i24.4893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3534/3107
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; Vol. 11 No. 24 (2020): DOSSIÊ HANS JONAS/VARIA; 183-201
PENSANDO - REVUE DE PHILOSOPHIE; Vol. 11 No 24 (2020): DOSSIÊ HANS JONAS/VARIA; 183-201
PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; v. 11 n. 24 (2020): DOSSIÊ HANS JONAS/VARIA; 183-201
2178-843X
reponame:Pensando
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Pensando
collection Pensando
repository.name.fl_str_mv Pensando - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.pensando@gmail.com
_version_ 1799755926515744768