Ética e linguagem em Ricoeur: Uma introdução à noção de reconhecimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensando |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/12336 |
Resumo: | Neste artigo objetiva-se discutir algumas questões apresentadas por Paul Ricoeur sobre o “reconhecimento”, especialmente em sua obra Parcours de la reconnaissance: trois études (2004). Para tanto, faz-se uma análise da linguagem com implicações não apenas epistêmicas, mas sobretudo éticas. O reconhecimento, em Ricoeur, requer um percurso que constitui a polissemia proposta como um meio termo entre a homonímia, por um lado, e a univocidade, por outro. Como todo percurso, o percurso do reconhecimento implica temporalidade: uma memória que transforma o passado e o futuro em presente que recorda e projeta. Trata-se de uma concepção de reconhecimento-mútuo que, diferentemente da reciprocidade simétrica e equivalente requeridas na concepção de justiça, parte da noção de ágape em uma assimetria originária entre um e outro. Há que, para tanto, ultrapassar as noções cerne das discussões filosóficas sobre “reconhecimento”, tais como a noção de Luta, em Hegel; de violência, em Hobbes, e de desprezo, em Honneth. |
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Ética e linguagem em Ricoeur: Uma introdução à noção de reconhecimentoFilosofia; Ética e linguagemRicoeur, Linguagem, Ética, Reconhecimento, Mutualidade, ReciprocidadeNeste artigo objetiva-se discutir algumas questões apresentadas por Paul Ricoeur sobre o “reconhecimento”, especialmente em sua obra Parcours de la reconnaissance: trois études (2004). Para tanto, faz-se uma análise da linguagem com implicações não apenas epistêmicas, mas sobretudo éticas. O reconhecimento, em Ricoeur, requer um percurso que constitui a polissemia proposta como um meio termo entre a homonímia, por um lado, e a univocidade, por outro. Como todo percurso, o percurso do reconhecimento implica temporalidade: uma memória que transforma o passado e o futuro em presente que recorda e projeta. Trata-se de uma concepção de reconhecimento-mútuo que, diferentemente da reciprocidade simétrica e equivalente requeridas na concepção de justiça, parte da noção de ágape em uma assimetria originária entre um e outro. Há que, para tanto, ultrapassar as noções cerne das discussões filosóficas sobre “reconhecimento”, tais como a noção de Luta, em Hegel; de violência, em Hobbes, e de desprezo, em Honneth.Editora da Universidade Federal do Piauí - EDUFPICoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de financiamento 001Stefani, JaquelineBernardi, Mariana Rocha2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/1233610.26694/pensando.v12i27.12336Pensando - Revista de Filosofia; v. 12, n. 27 (2021): VARIA; 56-662178-843X10.26694/pensando.v12i27reponame:Pensandoinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/12336/8024Direitos autorais 2021 Pensando - Revista de Filosofiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-07T03:24:15Zoai:ojs.10.22.15.19:article/12336Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/pensando/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/oai||revista.pensando@gmail.com2178-843X2178-843Xopendoar:2023-04-07T03:24:15Pensando - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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