INTERPRETAÇÃO MUSICAL: UMA LEITURA HERMENÊUTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais e Silva, Luciano Cesar
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensando
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3329
Resumo: Este artigo busca um diálogo entre a filosofia e a música, esta tratada maiscomo área do conhecimento do que como fenômeno estético ou social. Procurando uma superação da classificação de Boécio, que colocava o teórico comoo terceiro e mais elevado tipo de músico – acima do instrumentista e do poeta (TOMÁS, 1998) –, notamos que a hermenêutica gadameriana impõe uma reunião do aspecto prático e teórico no âmbito da interpretação (que pressupõe uma teoria e acontece através de uma técnica) que acredito oferecerfundamento parauma epistemologia da interpretação musical. O que a classificação boeciana perde de vista é que a música – como toda a proposição artística– é uma forma de pensamento. Gadamer vem aqui em nosso encontro através de seu livro Verdade e Método, um dos mais sólidos trabalhos em epistemologia do século XX, na medida em que determina a obra de arte “(...) ao lado da experiência da filosofia (...)”, como “a mais peremptória advertência à consciência científica, no sentido de reconhecer seus limites” (GADAMER, 2008, p. 33).É nesta chave que desenvolvemos um modelo preliminar de constituição interpretativa, partindo do caráter universal da hermenêutica, proposto por Gadamer a partir do fenômeno da compreensão em sua concepção mais geral, Esse modelo precisaria ser, ao mesmo tempo, sistemático (para manter sob controle os aspectos problemáticos dos pré-conceitos sem abrir mão deles enquanto estruturantes da pesquisa) e aberto (para manter a possibilidade de reconhecimento de fundamentos diversos de compreensão sem um desvio do objeto central da pesquisa). E tem, ao mesmo tempo, implicações filosóficas sobre a atuação histórico-social do músico pesquisador. Em uma abordagem assim, justifica-se não só a presença da música enquanto disciplina da Universidade, mas também o fato – incômodo para alguns, especialmente ligados à tradição da musikwissenschaft – de essa presença assumir a herança do modelo conservatorial do aprendizado de ofício, não mais como uma tradição antiga e aceita, mas como um ponto de partida para novas (e críticas) proposições artísticas. Além, é claro, de uma forma sólida de conhecimento.
id UFPI-1_5f356508d801f4329bb3e5a4a3e8d5d0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/3329
network_acronym_str UFPI-1
network_name_str Pensando
repository_id_str
spelling INTERPRETAÇÃO MUSICAL: UMA LEITURA HERMENÊUTICAGadamerHermenêuticaMúsicaInterpretaçãoEste artigo busca um diálogo entre a filosofia e a música, esta tratada maiscomo área do conhecimento do que como fenômeno estético ou social. Procurando uma superação da classificação de Boécio, que colocava o teórico comoo terceiro e mais elevado tipo de músico – acima do instrumentista e do poeta (TOMÁS, 1998) –, notamos que a hermenêutica gadameriana impõe uma reunião do aspecto prático e teórico no âmbito da interpretação (que pressupõe uma teoria e acontece através de uma técnica) que acredito oferecerfundamento parauma epistemologia da interpretação musical. O que a classificação boeciana perde de vista é que a música – como toda a proposição artística– é uma forma de pensamento. Gadamer vem aqui em nosso encontro através de seu livro Verdade e Método, um dos mais sólidos trabalhos em epistemologia do século XX, na medida em que determina a obra de arte “(...) ao lado da experiência da filosofia (...)”, como “a mais peremptória advertência à consciência científica, no sentido de reconhecer seus limites” (GADAMER, 2008, p. 33).É nesta chave que desenvolvemos um modelo preliminar de constituição interpretativa, partindo do caráter universal da hermenêutica, proposto por Gadamer a partir do fenômeno da compreensão em sua concepção mais geral, Esse modelo precisaria ser, ao mesmo tempo, sistemático (para manter sob controle os aspectos problemáticos dos pré-conceitos sem abrir mão deles enquanto estruturantes da pesquisa) e aberto (para manter a possibilidade de reconhecimento de fundamentos diversos de compreensão sem um desvio do objeto central da pesquisa). E tem, ao mesmo tempo, implicações filosóficas sobre a atuação histórico-social do músico pesquisador. Em uma abordagem assim, justifica-se não só a presença da música enquanto disciplina da Universidade, mas também o fato – incômodo para alguns, especialmente ligados à tradição da musikwissenschaft – de essa presença assumir a herança do modelo conservatorial do aprendizado de ofício, não mais como uma tradição antiga e aceita, mas como um ponto de partida para novas (e críticas) proposições artísticas. Além, é claro, de uma forma sólida de conhecimento.EDUFPI2016-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/332910.26694/pensando.v7i13.5296PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; Vol. 7 No. 13 (2016): DOSSIÊ FILOSOFIA HERMENÊUTICA/VARIA; 172-192PENSANDO - REVUE DE PHILOSOPHIE; Vol. 7 No 13 (2016): DOSSIÊ FILOSOFIA HERMENÊUTICA/VARIA; 172-192PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; v. 7 n. 13 (2016): DOSSIÊ FILOSOFIA HERMENÊUTICA/VARIA; 172-1922178-843Xreponame:Pensandoinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3329/2911Copyright (c) 2022 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais e Silva, Luciano Cesar 2022-10-28T02:26:09Zoai:periodicos.ufpi.br:article/3329Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/pensando/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/oai||revista.pensando@gmail.com2178-843X2178-843Xopendoar:2022-10-28T02:26:09Pensando - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERPRETAÇÃO MUSICAL: UMA LEITURA HERMENÊUTICA
title INTERPRETAÇÃO MUSICAL: UMA LEITURA HERMENÊUTICA
spellingShingle INTERPRETAÇÃO MUSICAL: UMA LEITURA HERMENÊUTICA
Morais e Silva, Luciano Cesar
Gadamer
Hermenêutica
Música
Interpretação
title_short INTERPRETAÇÃO MUSICAL: UMA LEITURA HERMENÊUTICA
title_full INTERPRETAÇÃO MUSICAL: UMA LEITURA HERMENÊUTICA
title_fullStr INTERPRETAÇÃO MUSICAL: UMA LEITURA HERMENÊUTICA
title_full_unstemmed INTERPRETAÇÃO MUSICAL: UMA LEITURA HERMENÊUTICA
title_sort INTERPRETAÇÃO MUSICAL: UMA LEITURA HERMENÊUTICA
author Morais e Silva, Luciano Cesar
author_facet Morais e Silva, Luciano Cesar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais e Silva, Luciano Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Gadamer
Hermenêutica
Música
Interpretação
topic Gadamer
Hermenêutica
Música
Interpretação
description Este artigo busca um diálogo entre a filosofia e a música, esta tratada maiscomo área do conhecimento do que como fenômeno estético ou social. Procurando uma superação da classificação de Boécio, que colocava o teórico comoo terceiro e mais elevado tipo de músico – acima do instrumentista e do poeta (TOMÁS, 1998) –, notamos que a hermenêutica gadameriana impõe uma reunião do aspecto prático e teórico no âmbito da interpretação (que pressupõe uma teoria e acontece através de uma técnica) que acredito oferecerfundamento parauma epistemologia da interpretação musical. O que a classificação boeciana perde de vista é que a música – como toda a proposição artística– é uma forma de pensamento. Gadamer vem aqui em nosso encontro através de seu livro Verdade e Método, um dos mais sólidos trabalhos em epistemologia do século XX, na medida em que determina a obra de arte “(...) ao lado da experiência da filosofia (...)”, como “a mais peremptória advertência à consciência científica, no sentido de reconhecer seus limites” (GADAMER, 2008, p. 33).É nesta chave que desenvolvemos um modelo preliminar de constituição interpretativa, partindo do caráter universal da hermenêutica, proposto por Gadamer a partir do fenômeno da compreensão em sua concepção mais geral, Esse modelo precisaria ser, ao mesmo tempo, sistemático (para manter sob controle os aspectos problemáticos dos pré-conceitos sem abrir mão deles enquanto estruturantes da pesquisa) e aberto (para manter a possibilidade de reconhecimento de fundamentos diversos de compreensão sem um desvio do objeto central da pesquisa). E tem, ao mesmo tempo, implicações filosóficas sobre a atuação histórico-social do músico pesquisador. Em uma abordagem assim, justifica-se não só a presença da música enquanto disciplina da Universidade, mas também o fato – incômodo para alguns, especialmente ligados à tradição da musikwissenschaft – de essa presença assumir a herança do modelo conservatorial do aprendizado de ofício, não mais como uma tradição antiga e aceita, mas como um ponto de partida para novas (e críticas) proposições artísticas. Além, é claro, de uma forma sólida de conhecimento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3329
10.26694/pensando.v7i13.5296
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3329
identifier_str_mv 10.26694/pensando.v7i13.5296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3329/2911
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; Vol. 7 No. 13 (2016): DOSSIÊ FILOSOFIA HERMENÊUTICA/VARIA; 172-192
PENSANDO - REVUE DE PHILOSOPHIE; Vol. 7 No 13 (2016): DOSSIÊ FILOSOFIA HERMENÊUTICA/VARIA; 172-192
PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; v. 7 n. 13 (2016): DOSSIÊ FILOSOFIA HERMENÊUTICA/VARIA; 172-192
2178-843X
reponame:Pensando
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Pensando
collection Pensando
repository.name.fl_str_mv Pensando - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.pensando@gmail.com
_version_ 1799755925682126848