O DESVELAMENTO DA VERDADE: HEIDEGGER E A ONTOLOGIA DA OBRA DE ARTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos Costa, Solange Aparecida de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensando
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3330
Resumo: Este trabalho examina o texto heideggeriano A origem da obra de arte para sustentar a noção da verdade como desvelamento. A investigação segue o fio condutor da ontologia da obra de arte, enquanto encaminha o pensar para a busca do lugar e da importância da arte, que se revela originariamente como habitação poética do próprio homem. O desenvolvimento do trabalho se concentra, principalmente, em três pontos: analisa a diferença da ontologia heideggeriana em relação à estética tradicional; entende o círculo hermenêutico como o modo mais apropriado de pensar a arte e discute as definições de coisa que conduzem a um novo horizonte para abordar a arte a partir do pensamento apropriador. A investigação assegura como resultado a concepção de que o homem está lançado no processo de desvelamento da verdade que, pela ontologia, via obra de arte lhe garante um acesso privilegiado ao ser.
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