AGAMBEN E O CASTELO KAFKIANO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda Nascimento, Daniel
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensando
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3181
Resumo: As linhas que se seguem são dedicadas à análise de um dos romances mais conhecidos de Franz Kafka: O castelo (Das Schloss). Nosso fio condutor será o esforço de interpretação que Giorgio Agamben tributa ao romance em seu Nudità, publicado em 2009. Serão três os momentos do texto: antes de escutarmos o filósofo italiano, um capítulo introduz a discussão pelo viés da questão dos símbolos e dos gestos. O segundo explora então a tese de Agamben confrontando-a com outras leituras. O terceiro enfrenta o inevitável tema da burocracia, presente como um coração pulsante em toda a obra. As considerações finais querem não só recuperar parte do que foi dito mas oferecer os contornos de uma concepção de mundo que arrisca ainda, contra todas as previsões, confiar na ação humana. Em um âmbito mais geral, pretendemos contribuir para a compreensão do modo de recepção da obra do autor checo na recente produção do filósofo italiano, expondo o grau de relevância e a particularidade de sua interpretação, bem como investigar em que medida a obra do primeiro pode ser utilizada como campo de experimentações para as hipóteses filosóficas do segundo.
id UFPI-1_d974ad0520e69ff2df9a6e5604190f9b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/3181
network_acronym_str UFPI-1
network_name_str Pensando
repository_id_str
spelling AGAMBEN E O CASTELO KAFKIANOFilosofia políticaGiorgio AgambenFranz KafkaAs linhas que se seguem são dedicadas à análise de um dos romances mais conhecidos de Franz Kafka: O castelo (Das Schloss). Nosso fio condutor será o esforço de interpretação que Giorgio Agamben tributa ao romance em seu Nudità, publicado em 2009. Serão três os momentos do texto: antes de escutarmos o filósofo italiano, um capítulo introduz a discussão pelo viés da questão dos símbolos e dos gestos. O segundo explora então a tese de Agamben confrontando-a com outras leituras. O terceiro enfrenta o inevitável tema da burocracia, presente como um coração pulsante em toda a obra. As considerações finais querem não só recuperar parte do que foi dito mas oferecer os contornos de uma concepção de mundo que arrisca ainda, contra todas as previsões, confiar na ação humana. Em um âmbito mais geral, pretendemos contribuir para a compreensão do modo de recepção da obra do autor checo na recente produção do filósofo italiano, expondo o grau de relevância e a particularidade de sua interpretação, bem como investigar em que medida a obra do primeiro pode ser utilizada como campo de experimentações para as hipóteses filosóficas do segundo.EDUFPI2013-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/318110.26694/pensando.v3i6.853PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; Vol. 3 No. 6 (2012): VARIA; 1-15PENSANDO - REVUE DE PHILOSOPHIE; Vol. 3 No 6 (2012): VARIA; 1-15PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; v. 3 n. 6 (2012): VARIA; 1-152178-843Xreponame:Pensandoinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3181/2769Copyright (c) 2022 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessArruda Nascimento, Daniel 2022-10-19T01:09:39Zoai:periodicos.ufpi.br:article/3181Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/pensando/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/oai||revista.pensando@gmail.com2178-843X2178-843Xopendoar:2022-10-19T01:09:39Pensando - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv AGAMBEN E O CASTELO KAFKIANO
title AGAMBEN E O CASTELO KAFKIANO
spellingShingle AGAMBEN E O CASTELO KAFKIANO
Arruda Nascimento, Daniel
Filosofia política
Giorgio Agamben
Franz Kafka
title_short AGAMBEN E O CASTELO KAFKIANO
title_full AGAMBEN E O CASTELO KAFKIANO
title_fullStr AGAMBEN E O CASTELO KAFKIANO
title_full_unstemmed AGAMBEN E O CASTELO KAFKIANO
title_sort AGAMBEN E O CASTELO KAFKIANO
author Arruda Nascimento, Daniel
author_facet Arruda Nascimento, Daniel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda Nascimento, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia política
Giorgio Agamben
Franz Kafka
topic Filosofia política
Giorgio Agamben
Franz Kafka
description As linhas que se seguem são dedicadas à análise de um dos romances mais conhecidos de Franz Kafka: O castelo (Das Schloss). Nosso fio condutor será o esforço de interpretação que Giorgio Agamben tributa ao romance em seu Nudità, publicado em 2009. Serão três os momentos do texto: antes de escutarmos o filósofo italiano, um capítulo introduz a discussão pelo viés da questão dos símbolos e dos gestos. O segundo explora então a tese de Agamben confrontando-a com outras leituras. O terceiro enfrenta o inevitável tema da burocracia, presente como um coração pulsante em toda a obra. As considerações finais querem não só recuperar parte do que foi dito mas oferecer os contornos de uma concepção de mundo que arrisca ainda, contra todas as previsões, confiar na ação humana. Em um âmbito mais geral, pretendemos contribuir para a compreensão do modo de recepção da obra do autor checo na recente produção do filósofo italiano, expondo o grau de relevância e a particularidade de sua interpretação, bem como investigar em que medida a obra do primeiro pode ser utilizada como campo de experimentações para as hipóteses filosóficas do segundo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3181
10.26694/pensando.v3i6.853
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3181
identifier_str_mv 10.26694/pensando.v3i6.853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3181/2769
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; Vol. 3 No. 6 (2012): VARIA; 1-15
PENSANDO - REVUE DE PHILOSOPHIE; Vol. 3 No 6 (2012): VARIA; 1-15
PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA; v. 3 n. 6 (2012): VARIA; 1-15
2178-843X
reponame:Pensando
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Pensando
collection Pensando
repository.name.fl_str_mv Pensando - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.pensando@gmail.com
_version_ 1799755924580073473