Pragmatismo e Epistemologia: A perspectiva naturalista-instrumentalista de Dewey

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muraro, Darcisio Natal
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensando
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/8686
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar o problema epistemológico na obra de Dewey. Abordaremos a crítica aos pressupostos da epistemologia tradicional e sua tentativa de reconstruir uma posição distinta por meio da lógica da investigação. O estudo de caráter filosófico, qualitativo na análise de conceito envolvendo o campo do conhecimento, mostra que este pensador tomou posição crítica diante do que chamou de epistemologia, termo que designa o conjunto de filosofias construídas sobre dualismos como sujeito e objeto, teoria e prática, mente e corpo, espírito e matéria. Tais dualismos surgem da divisão social de classes e servem para a sustentação delas, impedindo a liberdade de criação e comunicação da experiência. Contrapondo-se a este entendimento de epistemologia, Dewey argumenta pela necessidade da lógica como investigação da investigação, ou conhecimento do conhecimento. A contribuição da lógica filosófica da investigação, sua versão da epistemologia, é a de analisar os processos de investigação para abstrair as leis da experiência reflexiva e reorientar o trabalho da filosofia em todas as áreas, inclusive nessa mesma, a lógica. Dewey depreende uma lógica da investigação como processo voltado para a continuidade da vida. O pensamento parte de uma situação indeterminada e culmina na transformação dessa situação por meio de etapas intermediárias de observação, reflexão e ação inteligentemente orientada. A lógica da investigação tem por base a matriz biológica-cultural. Assim, Dewey desenvolve a lógica da experiência que atinge as mais diversas dimensões como a moral, a política e a educação.
id UFPI-1_f4c6484e9b35cef9e332f1b59848451c
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/8686
network_acronym_str UFPI-1
network_name_str Pensando
repository_id_str
spelling Pragmatismo e Epistemologia: A perspectiva naturalista-instrumentalista de DeweyFilosofia da EducaçãoEpistemologia. Lógica. Experiência. Dewey. Naturalismo. Instrumentalismo.O presente artigo tem por objetivo analisar o problema epistemológico na obra de Dewey. Abordaremos a crítica aos pressupostos da epistemologia tradicional e sua tentativa de reconstruir uma posição distinta por meio da lógica da investigação. O estudo de caráter filosófico, qualitativo na análise de conceito envolvendo o campo do conhecimento, mostra que este pensador tomou posição crítica diante do que chamou de epistemologia, termo que designa o conjunto de filosofias construídas sobre dualismos como sujeito e objeto, teoria e prática, mente e corpo, espírito e matéria. Tais dualismos surgem da divisão social de classes e servem para a sustentação delas, impedindo a liberdade de criação e comunicação da experiência. Contrapondo-se a este entendimento de epistemologia, Dewey argumenta pela necessidade da lógica como investigação da investigação, ou conhecimento do conhecimento. A contribuição da lógica filosófica da investigação, sua versão da epistemologia, é a de analisar os processos de investigação para abstrair as leis da experiência reflexiva e reorientar o trabalho da filosofia em todas as áreas, inclusive nessa mesma, a lógica. Dewey depreende uma lógica da investigação como processo voltado para a continuidade da vida. O pensamento parte de uma situação indeterminada e culmina na transformação dessa situação por meio de etapas intermediárias de observação, reflexão e ação inteligentemente orientada. A lógica da investigação tem por base a matriz biológica-cultural. Assim, Dewey desenvolve a lógica da experiência que atinge as mais diversas dimensões como a moral, a política e a educação.Editora da Universidade Federal do Piauí - EDUFPIUniversidade Estadual de LondrinaMuraro, Darcisio Natal2019-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/868610.26694/pensando.v10i20.8686Pensando - Revista de Filosofia; v. 10, n. 20 (2019): VARIA; 42-572178-843X10.26694/pensando.v10i20reponame:Pensandoinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/8686/569210.26694/pensando.v10i20.8686.g5692Direitos autorais 2019 Pensando - Revista de Filosofiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-03T03:38:41Zoai:ojs.10.22.15.19:article/8686Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/pensando/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/oai||revista.pensando@gmail.com2178-843X2178-843Xopendoar:2021-09-03T03:38:41Pensando - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Pragmatismo e Epistemologia: A perspectiva naturalista-instrumentalista de Dewey
title Pragmatismo e Epistemologia: A perspectiva naturalista-instrumentalista de Dewey
spellingShingle Pragmatismo e Epistemologia: A perspectiva naturalista-instrumentalista de Dewey
Muraro, Darcisio Natal
Filosofia da Educação
Epistemologia. Lógica. Experiência. Dewey. Naturalismo. Instrumentalismo.
title_short Pragmatismo e Epistemologia: A perspectiva naturalista-instrumentalista de Dewey
title_full Pragmatismo e Epistemologia: A perspectiva naturalista-instrumentalista de Dewey
title_fullStr Pragmatismo e Epistemologia: A perspectiva naturalista-instrumentalista de Dewey
title_full_unstemmed Pragmatismo e Epistemologia: A perspectiva naturalista-instrumentalista de Dewey
title_sort Pragmatismo e Epistemologia: A perspectiva naturalista-instrumentalista de Dewey
author Muraro, Darcisio Natal
author_facet Muraro, Darcisio Natal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.contributor.author.fl_str_mv Muraro, Darcisio Natal
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia da Educação
Epistemologia. Lógica. Experiência. Dewey. Naturalismo. Instrumentalismo.
topic Filosofia da Educação
Epistemologia. Lógica. Experiência. Dewey. Naturalismo. Instrumentalismo.
description O presente artigo tem por objetivo analisar o problema epistemológico na obra de Dewey. Abordaremos a crítica aos pressupostos da epistemologia tradicional e sua tentativa de reconstruir uma posição distinta por meio da lógica da investigação. O estudo de caráter filosófico, qualitativo na análise de conceito envolvendo o campo do conhecimento, mostra que este pensador tomou posição crítica diante do que chamou de epistemologia, termo que designa o conjunto de filosofias construídas sobre dualismos como sujeito e objeto, teoria e prática, mente e corpo, espírito e matéria. Tais dualismos surgem da divisão social de classes e servem para a sustentação delas, impedindo a liberdade de criação e comunicação da experiência. Contrapondo-se a este entendimento de epistemologia, Dewey argumenta pela necessidade da lógica como investigação da investigação, ou conhecimento do conhecimento. A contribuição da lógica filosófica da investigação, sua versão da epistemologia, é a de analisar os processos de investigação para abstrair as leis da experiência reflexiva e reorientar o trabalho da filosofia em todas as áreas, inclusive nessa mesma, a lógica. Dewey depreende uma lógica da investigação como processo voltado para a continuidade da vida. O pensamento parte de uma situação indeterminada e culmina na transformação dessa situação por meio de etapas intermediárias de observação, reflexão e ação inteligentemente orientada. A lógica da investigação tem por base a matriz biológica-cultural. Assim, Dewey desenvolve a lógica da experiência que atinge as mais diversas dimensões como a moral, a política e a educação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/8686
10.26694/pensando.v10i20.8686
url https://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/8686
identifier_str_mv 10.26694/pensando.v10i20.8686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/8686/5692
10.26694/pensando.v10i20.8686.g5692
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Pensando - Revista de Filosofia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Pensando - Revista de Filosofia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Piauí - EDUFPI
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Piauí - EDUFPI
dc.source.none.fl_str_mv Pensando - Revista de Filosofia; v. 10, n. 20 (2019): VARIA; 42-57
2178-843X
10.26694/pensando.v10i20
reponame:Pensando
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Pensando
collection Pensando
repository.name.fl_str_mv Pensando - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.pensando@gmail.com
_version_ 1788990165585231872