Pragmatismo e Epistemologia: A perspectiva naturalista-instrumentalista de Dewey
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensando |
Texto Completo: | https://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/8686 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo analisar o problema epistemológico na obra de Dewey. Abordaremos a crítica aos pressupostos da epistemologia tradicional e sua tentativa de reconstruir uma posição distinta por meio da lógica da investigação. O estudo de caráter filosófico, qualitativo na análise de conceito envolvendo o campo do conhecimento, mostra que este pensador tomou posição crítica diante do que chamou de epistemologia, termo que designa o conjunto de filosofias construídas sobre dualismos como sujeito e objeto, teoria e prática, mente e corpo, espírito e matéria. Tais dualismos surgem da divisão social de classes e servem para a sustentação delas, impedindo a liberdade de criação e comunicação da experiência. Contrapondo-se a este entendimento de epistemologia, Dewey argumenta pela necessidade da lógica como investigação da investigação, ou conhecimento do conhecimento. A contribuição da lógica filosófica da investigação, sua versão da epistemologia, é a de analisar os processos de investigação para abstrair as leis da experiência reflexiva e reorientar o trabalho da filosofia em todas as áreas, inclusive nessa mesma, a lógica. Dewey depreende uma lógica da investigação como processo voltado para a continuidade da vida. O pensamento parte de uma situação indeterminada e culmina na transformação dessa situação por meio de etapas intermediárias de observação, reflexão e ação inteligentemente orientada. A lógica da investigação tem por base a matriz biológica-cultural. Assim, Dewey desenvolve a lógica da experiência que atinge as mais diversas dimensões como a moral, a política e a educação. |
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Pragmatismo e Epistemologia: A perspectiva naturalista-instrumentalista de DeweyFilosofia da EducaçãoEpistemologia. Lógica. Experiência. Dewey. Naturalismo. Instrumentalismo.O presente artigo tem por objetivo analisar o problema epistemológico na obra de Dewey. Abordaremos a crítica aos pressupostos da epistemologia tradicional e sua tentativa de reconstruir uma posição distinta por meio da lógica da investigação. O estudo de caráter filosófico, qualitativo na análise de conceito envolvendo o campo do conhecimento, mostra que este pensador tomou posição crítica diante do que chamou de epistemologia, termo que designa o conjunto de filosofias construídas sobre dualismos como sujeito e objeto, teoria e prática, mente e corpo, espírito e matéria. Tais dualismos surgem da divisão social de classes e servem para a sustentação delas, impedindo a liberdade de criação e comunicação da experiência. Contrapondo-se a este entendimento de epistemologia, Dewey argumenta pela necessidade da lógica como investigação da investigação, ou conhecimento do conhecimento. A contribuição da lógica filosófica da investigação, sua versão da epistemologia, é a de analisar os processos de investigação para abstrair as leis da experiência reflexiva e reorientar o trabalho da filosofia em todas as áreas, inclusive nessa mesma, a lógica. Dewey depreende uma lógica da investigação como processo voltado para a continuidade da vida. O pensamento parte de uma situação indeterminada e culmina na transformação dessa situação por meio de etapas intermediárias de observação, reflexão e ação inteligentemente orientada. A lógica da investigação tem por base a matriz biológica-cultural. Assim, Dewey desenvolve a lógica da experiência que atinge as mais diversas dimensões como a moral, a política e a educação.Editora da Universidade Federal do Piauí - EDUFPIUniversidade Estadual de LondrinaMuraro, Darcisio Natal2019-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/868610.26694/pensando.v10i20.8686Pensando - Revista de Filosofia; v. 10, n. 20 (2019): VARIA; 42-572178-843X10.26694/pensando.v10i20reponame:Pensandoinstname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/8686/569210.26694/pensando.v10i20.8686.g5692Direitos autorais 2019 Pensando - Revista de Filosofiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-03T03:38:41Zoai:ojs.10.22.15.19:article/8686Revistahttp://www.ojs.ufpi.br/index.php/pensando/indexPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/oai||revista.pensando@gmail.com2178-843X2178-843Xopendoar:2021-09-03T03:38:41Pensando - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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